.

.

.

.

sábado, 27 de junho de 2009

"Alerta" de um leitor

Um leitor do "Jornal Alpiarcense" pergunta se «alguém sabe concretamente onde foi o incêndio que deflagrou pouco antes das 14.00H de hoje, numa fazenda entre a Rua Ricardo Durão e a zona da Reserva do Cavalo do Sorraia (perto do Solidó)?

Acontece que há por ali um Depósito de Sucata onde há tempos teria também deflagrado um incêndio onde rebentaram algumas garrafas de gás que poderia ter consequências graves para os moradores contíguos a este Depósito.

Este Depósito de Sucata é do conhecimento dos responsáveis da Câmara Municipal que permitem até ao fulano andar a recolher o material: resíduos sólidos líquidos, trastes velhos e tudo o que lhe convém juntamente com a camioneta da Câmara todas as últimas Quintas-Feiras do mês. Assim como revolve, quando bem lhe apetece, os contentores do lixo para recolher o que ele bem entende.
Parte destes resíduos ao invés de seguirem o seu destino natural que seria o Aterro Sanitário da Raposa ou Ecocentro que é para esse fim que os munícipes pagam a taxa de Resíduos Sólidos, ficam, sabe-se lá por quanto tempo, dentro desta Vila Tranquila com o conhecimento e reconhecimento de alguns responsáveis da própria Câmara Municipal.

O incêndio de hoje envolveu um punhado de homens, bombeiros de Alpiarça e Almeirim.
Será para continuar, ou vai haver mesmo um inquérito sério para apurar responsabilidades?»
NR: Se alguém souber responder, poderá fazê-lo via "comentários"

4 comentários:

Anónimo disse...

Não vale perguntar à Drª Vanda Nunes para ela não ter de dizer outra vez, que não sabe de nada! É que a senhora pode-se começar a chatear por nunca saber de nada ou, como dizia o outro " está um lindo dia" e manda pôr o entulho no seu gabinete, se lá couber, claro!

Zé Munícipe disse...

O Jornal Alpiarcense através dos seus colaboradores e leitores tem realmente uma rede de informação actualizada, sempre em cima do acontecimento local.

Parabéns e, espero que a Câmara Municipal se pronuncie rapidamente, bem como as demais autoridades competentes, até para descanso dos moradores próximos desta "lixeira" de ferro velho e outros materiais inflamáveis, no sentido de apurar responsabilidades, tanto particulares como camarárias a estes desmandos a céu aberto e à vista de toda a gente.

Haja tino e civismo. Não é só apregoar que se está com as populações. Que se quer o melhor para Alpiarça, uma Vila de Qualidade, Tranquila etc.
É preciso demonstrar isso na prática.



Zé Munícipe

Anónimo disse...

Não há dúvida de que pela sua gravidade este caso deve ser investigado urgentemente pela Câmara Municipal. Mas, por favor, não entreguem a investigação àqueles que têm responsabilidade directa no caso, como costumam fazer com os "pareceres" e "ofícios" noutras situações.

Com certeza que (como é habitual) a montanha vai parir um rato e, são muitos os bens e famílias que estão ali em risco.

Como haverá um relatório elaborado pela GNR e bombeiros espera-se que haja também outra investigação paralela, ao sucedido, da parte de outras entidades.


Leitor do JA

Anónimo disse...

Este fogo que deflagrou perto da Mepral e Solidó em Alpiarça, por volta 13:45h da tarde de sábado 27/06/09 e que mobilizou algumas corporações de bombeiros das redondezas teve o seu foco numa fazenda junto ao sucateiro. Devido aos ventos fortes que se faziam sentir, as chamas acabaram por alastrar à fazenda onde está o depósito de ferro-velho tendo queimado material inflamável que ali se encontrava. Daí o fumo negro que se poderia avistar a muitos quilómetros de Alpiarça.

Havia naturalmente muita preocupação nos moradores que têm as suas casas, os seus animais, os seus haveres, junto a este depósito de sucata.

Não há muito tempo atrás, segundo ainda alguns moradores, teria havido ali outro incêndio mas desta vez com origem mesmo no depósito de sucata que fez explodir algumas garrafas de gás ou outro material combustível, causando enormes estrondos e temor na vizinhança.

"Um dia iremos todos pelos ares e ninguém faz nada para acabar com isto"- desabafa um vizinho.

F.Faustino