.

.

.

.

sábado, 20 de junho de 2009

E se o Partido Social Democrata ganhasse as Eleições Autárquicas em Alpiarça?

Artigo de Opinião
Por ADAM

Parte II

Caríssimos leitores quando escrevi o meu artigo á duas semanas atrás tive por base uma realidade que existe no nosso concelho, no entanto essa realidade para ser bem expressa teria de envolver um agente (neste caso o PSD) que pudesse ser de facto interventivo mas também que começasse a ser uma alternativa àquilo que temos em Alpiarça, ou seja um encaminhamento mais à direita o que nalgumas situações não se tem verificado e que se calhar seria o melhor para a defesa dos munícipes.

Como tal e á semelhança do que aconteceu no domingo dia 6 com este resultado das Eleições Europeias, nunca devemos retirar ilações precipitadas, pois não existem vencedores nem vencidos antecipadamente e muito sinceramente parece-me que é isso que muitos dos Alpiarcenses não estão bem conscientes, pois por muitos lados já se houve dizer que “é desta que vamos tirar os Socialistas da CMA”, o que do meu ponto de vista está errado, pois não acredito em bruxas que adivinham o futuro e muito menos nalguns resultados que não podemos comparar com os que se seguirão, pois Europeias não é sinónimo de Autárquicas, ou seja nas Europeias nós Portugueses mostrámos de facto um cartão laranja ao Governo, mas nas Autárquicas a conversa já é outra e muita gente já não vai atrás do Partido em questão mas sim das pessoas que estão em determinada lista.

Volto com isto a afirmar que nem é só a CDU que é alternativa e o tempo dar-me-á um dia razão, pois o PSD tem todas as condições para eleger mais cedo ou mais tarde um Presidente de Câmara, que será de certo diferente na maneira de Governar e de ver as coisas como elas são de facto, ou não nos esqueçamos nós de que as melhores Governações Autárquicas da actualidade são as do PSD (vejamos por ex. o que tem feito Moita Flores em Santarém).

Nesta ultima semana muito se tem falado de toda uma polémica que se tem vindo a arrastar no tempo, polémica essa que envolve mais uma vez a CMA e a Planotejo. Do meu ponto de vista, todos têm razão e ninguém a tem ao mesmo tempo, ou seja o Sr. Pedro Carlos devia era de estar bem calado porque se esta situação chegou onde chegou em grande parte a culpa foi dele, agora mal ou bem, o Dr. Rosa do Céu respondeu e a meu ver não muito bem, pois deveria ter abordado todos os assuntos que foram pronunciados na entrevista do Sr. Pedro Carlos ao Mirante.

Tanto nesta situação como noutras e aí de certeza um bom governante não o fazia, deve-se sempre cumprir o código dos contratos públicos, que na altura em questão mais não eram que:
Decreto-Lei n.º 59/99, de 2 de Março (empreitadas de obras públicas); b) Decreto-Lei n.º 197/99, de 8 de Junho (aquisições de bens e serviços); c) Decreto-Lei n.º 223/2001, de 9 de Agosto (empreitadas e aquisições no âmbito dos sectores-especiais); d) Vários outros diplomas e preceitos avulsos relativos à contratação pública.

Ou seja se a legislação acima mencionada tivesse sido religiosamente cumprida nada disto teria acontecido e certamente a CMA ter-se-ia livrado de todo este “lavar de roupa suja” e certamente a Planotejo estaria na mesma situação em que se encontra actualmente, pois uma empresa com a envergadura da Planotejo não abre falência apenas e só porque a CMA lhe devia dinheiro e se todos bem se recordam foi o Sr. Pedro Carlos que em entrevista a um Jornal Local disse á uns anos atrás que tinha muita pena da empresa que ele dirigia não fazer mais trabalhos para a CMA, ou seja ele é que se ofereceu, e ao concorrer já sabia muito bem para o que ia, pois todos os empresários sabem que as Câmaras Municipais são entidades que demoram a pagar, como tal ele é que se colocou na “Boca do Lobo”e depois já todos sabemos o que aconteceu.

Quero com isto dizer que é neste tipo de situações que se pode ver quem é bom ou mau gestor (stricto sensu), pois se analisarmos bem as coisas como elas aparentam ser, o Sr. Pedro Carlos até é muito bom gestor, mas apenas da sua empresa, que a pouco e pouco foi ficando com o bom trabalho e os bons clientes, o que lhe permitiu crescer e ter uma alternativa de sobrevivência à Planotejo.

É neste tipo de situações que, do meu ponto de vista um governante eleito PSD marcava a diferença, pois muito certamente ele não cometeria o erro não cumprir o seu dever cívico de Presidente de uma Autarquia e certamente que cumpria a legislação em vigor, coisa que a CMA muitas vezes também não fez. Um Autarca eleito pelo PSD é sempre uma pessoa ciente das suas responsabilidades e que não presta vénias a ninguém como fazem alguns representantes da Assembleia Municipal, que foram eleitos por este partido, ou seja para prestarem vénias a quem lá está mais vale lá não estar e dar a vez a outros que tenham mais clareza de pensamento e voz activa nas políticas que se fazem e nas medidas que se tomam.

Uma coisa parece-me certa nesta altura do campeonato, ou seja o PSD não vai apresentar nenhuma candidatura com a mínima credibilidade o que fará que com os seus 500 ou 600 votos a Dr. Sónia seja eleita Presidente da Câmara Municipal, o que no meio de todas estas circunstâncias é o melhor para o Concelho, pois apesar de eu ter de concordar que o Mário é um excelente activo que temos em Alpiarça, só peca por uma coisa, que mais não que é a CDU e tudo o que de negativo essa coligação trás para o desenvolvimento do Concelho.
Atenciosamente e até para a semana
Adam

2 comentários:

Anónimo disse...

Pedro Moca e Rosa do Céu duas moscas para a mesma m..da. Oportunistas, falsos e invejosos têm o mesmo estilo de vida. Uns têm que andar de bicicleta paRA ELES SE MONTAREM EM BOAS BOMBAS.vÂO-SE CATAR!

Anónimo disse...

Concerteza... O Major Valentão, O Isaltino, O Beto João Jardim, são os grandes exemplos de autarcas de excelencia do PSD.
Já agora, também o PS tem uma bela colecção: Fatima Felgueiras, João Soares, Rosa do Ceu, Paulo Pedroso agora como candidato a Almada...

Enfim, só gente séria