.

.

.

.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

ESTE PS NÃO É UM PARTIDO SOCIALISTA

Resposta/Opinião

Na minha modesta opinião este texto que estou a comentar contém algumas verdades factuais e várias mistificações. Eis as verdades factuais que o autor identifica, seja em forma de pergunta retórica ou de afirmação destemida (mas logo vemos que inconsequente) do autor: "(...) o que tem havido de socialista na política do governo do Partido Socialista liderado por José Sócrates?"; (...)Temos de reconhecer que muitas medidas e propostas que foram concretizadas pelos socialistas se revelaram muito discutíveis (...) e estavam, ou estão, em contradição com os valores do socialismo democrático." O autor parece não ter dúvidas. Eu também não.

Partindo destas verdades, a "crença" do autor vai imediatamente tentar conduzir-nos para a grande mistificação que faz sobreviver a social-democracia e, em Portugal, o PS; aquela que leva ao engano e ao desespero milhares de portugueses, e que continuará a fazê-lo enquanto não for totalmente compreendida pela grande maioria de nós: "(...) considero que continua a fazer sentido lutar pelo socialismo democrático e ser militante do Partido Socialista (...). Estamos ainda a tempo e existem condições, que todos temos o dever de aproveitar para unir, através do debate, do confronto, do diálogo e da colaboração em torno do Partido Socialista, não apenas todos os seus militantes, mas também todos aqueles para quem este continua a ser um instrumento insubstituível para concretizar os valores do socialismo democrático". Atenção: perceberam todos a intenção do homem?

Esta ideia final do autor parece não se situar no plano da análise racional da realidade e é negada pela verdade histórica do que tem sido, desde 1974, a acção política do PS, claramente comprovada pela prática de poder (com Soares, com Guterres, com Sócrates, com o resto da corte). Essa prática foi sempre contraditória com a tal "Declaração de Princípios" e o tal "socialismo democrático" de que fala o autor do artigo (peço aos que estiverem interessados que dêem uma olhadela por essa Declaração do PS de 1974, para verem bem por onde ficaram os "princípios" lá apregoados. E se o PS não tem, nem nunca teve, a intenção de cumprir estes "princípios", então por que razão eles lá foram colocados e alguns deles continuam a ser apresentados? É tão fácil a resposta...Para concluir: se o autor do texto segue um raciocínio lógico mas utiliza argumentos que a racionalidade e a experiência histórica nega, então qual é o seu objectivo final? Julgo que só pode ser o mesmo de sempre do PS e dos seus "crentes": continuar a mentira e o engano.Em Alpiarça temos a obrigação de perceber estes jogos.
«De um leitor do "Jornal Alpiarcense" em resposta a um artigo publicado neste jornal, denominado: "Ser Socialista hoje" de J. Leitão

1 comentário:

Anónimo disse...

Dá-se um prémio a quem conseguir encontrar a DECLARAÇÃO DE PRINCÍPIOS E PROGRAMA do PS aprovados em congresso em 1974.
Então não é que o PS tenta a todo o custo esconder estes 2 documentos fundadores, documentos que seria natural serem o orgulho dos actuais dirigentes do PS.
No site oficial estão os outros documentos todos mas não há ligação para estes. Mas o mais estranho é que fazendo a busca nunca aparecem estes 2 documentos completos, apenas referências mínimas e "branqueadoras" do pecado original do PS português.
Não querem mesmo que se saiba que eram tão "revolucionários em 74, 75..." nos textos e declarações públicas e tão contra-revolucionários nas práticas. Como hoje. E mentiam tanto aos portugueses!
E ainda hoje continuam a mentir tanto aos portugueses!