.

.

.

.

domingo, 28 de junho de 2009

Uma forma civilizada de participar no destino colectivo

Como diria Ortega y Gasset: “O Homem é ele próprio e a sua circunstância”.

Nas próprias palavras de Gasset: ” Yo soy yo y mi circunstancia y si no la salvo a ella no me salvo yo”.

Começamos este pequeno texto de opinião, com uma célebre frase desse grande pensador que foi Ortega y Gasset e que espelha bem a atitude aqui tomada pelo cidadão Édio Martins.
O senhor Édio Martins começa por agradecer ao JA na pessoa do seu Administrador o facto de ter publicado dois textos seus para em seguida bater com a porta dizendo que deixará de enviar os seus “escritos” como forma de protesto contra um outro “escrito” de um leitor, com o título:
“As pessoas frontais merecem o maior respeito” cujo autor entendeu não se identificar, dando apenas essas referência ao administrador do Blogue, prerrogativa que lhe assiste e tem toda a legitimidade.
Não esqueça o senhor Édio Martins que desde sempre foram admitidos, através da escrita, pseudónimos, heterónimos, nomes fictícios de personagens a criar ou já criadas, na política, nas artes, nas letras, na sociologia etc.
Assim como saberá que por detrás destas personagens estiveram grandes vultos de quadrantes diversos, hoje de mérito reconhecido, sem que daí, apesar da ocultação do seu bilhete de identidade, tivesse obstado aos grandes debates de ideias, defesa de convicções ou qualquer outro tipo de discussão.
O senhor Édio Martins escreve: “Agradeço a atenção que dispensou ao publicar dois escritos meus, forma civilizada de poder participar no debate e animar as consciências, alertando para a necessidade de todos participarmos no destino colectivo.”
Mas, com a atitude do senhor Édio Martins, deixa transparecer que não admite “a necessidade de todos participarmos no destino colectivo.”
Pois desiste, ao ser confrontado com outras opiniões, tais como a de um leitor que desconheço nem estou muito interessado em saber quem é.
Basta-me saber que é alguém que lê o JA e me merece todo o respeito e consideração pela forma polémica mas educada com que expõe a sua opinião:
O Dr. ÉDIO MARTINS DEVIA PEDIR DESCULPA À Dr.ª SÓNIA ANTES DE APARECER COMO SEU DEFENSOR TARDIO

Sem comentários: