Por: Nuno Lázaro |
Exmos. Srs. Presidente da Câmara e Presidente do Agrupamento Escolar,
Venho por este meio sugerir, que assim como já acontece em algumas situações na nossa vila, nomeadamente nas reuniões de câmara, que passem também a filmar as reuniões com os pais responsáveis pelos diversos anos escolares do nosso agrupamento.
Porquê?
Para que ninguém coloque palavras na boca de ninguém, para que fique gravado, as barbaridades que aí são proferidas, a fim de todos os pais e população de Alpiarça ficarem a saber com o que contam quer da parte do executivo, quer da parte do agrupamento, para os seus filhos.
Vivemos, neste momento, e uma vez mais, mais um problema gravíssimo, numa das nossas escolas, nomeadamente na EB1/JI (escola primária e pré-escola). No entanto e pese embora a situação que aí se vive já durar há algumas semanas, ninguém parece muito preocupado que os pais e encarregados de educação tenham conhecimento do mesmo. Aliás, convém mesmo é que ninguém saiba, e deixar o tempo passar, pode ser que a coisa se resolva.
Quem está a ler isto deve estar a pensar, este gajo está doido, está aqui a falar a falar mas de quê?
Já lá vamos...
Deixem-me só antes, lembrar que as inúmeras sugestões dadas pelos pais e encarregados de educação para o melhoramento das condições dos espaços escolares, ao longo dos anos, nomeadamente e por conhecimento próprio, nos últimos 5 anos, foram sempre recebidas pelos responsáveis desta terra como ridículas e como algo não essencial para o bem estar dos nossos filhos.
Importante, neste momento, é o parque desportivo do Casalinho, que sem qualquer desprimor pelos seus habitantes, gostariam certamente de outro tipo de melhoramentos ou obras para o seu Lugar.
Pois, vamos lá então, o que vos quero dar a conhecer, porque nem todos o sabem, é que na EB1/JI (escola primária e pré-escola), se encontram há cerca de duas semanas com uma praga de ratos. Ratos esses, encontrados em espaços como:
Local de armazenamento de leite das nossas crianças.
Local onde as nossas crianças fazem ginastica (pavilhão) e ao que parece, algumas ainda continuam a fazer.
Corredores, etc, etc...
SABIAM? PREOCUPA-VOS?
Então, fiquem a saber:
Roedores (Ratos) Os ratos são um factor importante na propagação de doenças. Podem actuar como hospedeiros de pulgas, piolhos e carraças. Têm um papel importante na transmissão da peste bubónica, tifo eleptospirose. Podem contaminar os alimentos de várias maneiras, tais como:transferindo, das fezes humanas, os agentes da desinteria através dos excrementos, podem contaminar os alimentos com Salmonella e Leptospira. Além disso, podem ser hospedeiros intermediários de teníases e, se infestados com Trichinella spiralis são um factor de transmissão desta parasitose aos suínos. A luta contra os ratos deve constituir preocupação de primeiro plano; além de depredadores de alimentos, representam um grande risco para a saúde dos consumidores, devido à transmissão de doenças infecto-contagiosas. A luta contra os roedores faz-se aplicando venenos em iscos. Actualmente, são permitidos três tipos de venenos: anticoagulantes, calciferol e anestésicos.os anticoagulantes impedem a coagulação do sangue. Provocam hemorragias aos roedores no nariz, boca, articulações, ou como resultado de pequenas feridas. São derivados da dicumarina (warfarina e difenocoum)calciferol (vitamina D) quando consumido em excesso torna-se venenoso para os mamíferos, porque interrompe o metabolismo do cálcio. Nos roedores provoca alterações funcionais do sistema nervoso, fígado, rins e ossosos anestésicos provocam o adormecimento dos roedores fora dos ninhos originando a morte por hipotermiaA aplicação de raticidas deve ser feita por equipas especializadas e, de preferência, por empresas credenciadas.
Os ratos parecem realmente um animal inofensivo, mas podem trazer vários problemas.
Trata-se dos nossos filhos, filhos desta terra, que serão os homens de amanhã.
Menos politiquices e mais cuidados com quem realmente os merece.
Digo menos politiquice, porque no tempo do PS, um problema idêntico aconteceu, e a escola das Faias foi fechada para se proceder à resolução do problema.
Agora dizem que as limpezas serão feitas durante as férias, há meninos com aulas até dia 23 Dezembro, até lá mais duas semanas passarão.
Existem caixas espalhadas na escola com pastilhas contra este animal roedor, e as nossas crianças não deveriam frequentar as instalações nestas condições.
Trata-se de um caso de Saúde Pública, em que por ventura vai ser necessário dar conhecimento às entidades competentes a fim de se proceder à rápida e eficaz resolução deste problema
9 comentários:
Acredito plenamente no comentador. O mesmo problema se passa nas abandonadas instalações da Planotejo que são uma fonte de ratos e ratazanas.
À noite é vê-las às dezenas pelos telhados invadindo quintais contíguos.
Sabendo a velocidade a que se multiplicam, qualquer dia asssitiremos a uma verdadeira praga e que dificilmente será controlada.
Enquanto isso, e como diz muito bem o comentador, teima-se na construção de mais campos de futebol.
Eduardo Costa: Será assim tão difícil contratar-se uma firma que de imediato desratize com engodo aquelas infraestruras?
(Facebook)
Toino d'Alpiarça ·
Não há dinheiro para isso. Está reservado para construir MAIS campos de futebol(Facebook)
Fala-se muito sem se conhecer os assuntos de que se fala. A desratização já foi feita, pelo que ouvi dizer. E por aí se vê que se quer fazer aproveitamento político, única e exclusivamente, com esta atitude de escrever para este blog. Ou seja, a acção correta já foi tomada por parte de quem de direito. Qual é o facto?
Ai que parece que o PS quer seguir o caminho do maldizer do PSD...
Já que falamos da escola, então não é que fizeram um centro escolar novo e esqueceram-se de fazer um telheiro para as crianças se abrigarem do sol e da chuva.
Deve Ter sido um lapso, só pode.....
Estas ratos têm olhos vermelhos são do pcp, não fazem mal a ninguém, lol
É VERDADE SIM SENHOR eles querem conquistar o poder local e então vai daí é só inventar aldrabices.
Malditos ratos, .Como não conseguiram destabilizar o poder local com a aldrabice da Água, depois tentaram no Parque do casalinho, agora são os ratos e que é que irão inventar mais? Agora eu digo sem papas na língua se fosse outro Poder Local estes aldrabões deviam provar o que dizem
Os camaradas só têm o que merecem!?!
Durante os primeiros 4 anos aparicaram e deram colo e colinho aos apoiantes, homens e mulheres de mão do Rosa do Céu e da Vanda Nunes, espezinharam e apoucaram os apoiantes, simpatizantes e activistas CDU pois apenas os querem adoram e acarinham na altura das eleições para colarem cartazes e fazerem tabuletas e panfletos e irem para as manifestações e vigilias para Lisboa e outras terras.
Agora aí os têm no seu melhor, ao lado do Cunha, a conspirarem nos faces, twiter's e blogs e telemóveis
Pelo que ouvi dizer os ratos não estavam nos corredores mas sim nas salas de aula a tentarem aprender alguma coisa, pois coitados dos animais, mesmo irracionais ainda procuraram um estabelecimento escolar para se abrigarem e aprenderem um pouco mais. realmente é um bom exemplo para certos comentadores que coitados falam sem saberem de nada.
Na minha opinião a escola deveria ter sido fechada até os roedores terem desaparecido, assim talvez os PAIZINHOS ficassem mais contentes iriam passar mais tempo com os filhos e não faziam da escola um deposito onde deixam as crianças de manha e só as 6h as vão buscar. Sem dúvida que há pais que coitados deveriam ir á escola para aprenderem um pouco mais tal como os ratos fizeram, enfim nem todos tem a capacidade de aprender alguma coisa nem mesmo uma letra do tamanho de um boi. O que é certo e de louvar é que a escola e a câmara resolveram as coisas da melhor forma evitando uns dias de férias extras para os alunos. Contudo há burros que não entendem isso e falam antes de saberem o problema e o que realmente foi feito.
Enviar um comentário