.

.

.

.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

GNR: “ OP Natal e OP Comercio Seguro ”


A GNR, nesta quadra festiva leva a cabo, a Operação Natal e Operação Comércio Seguro, por forma a aumentar o sentimento de segurança.
A Guarda Nacional Republicana encontra-se realizar a intensificação do patrulhamento rodoviário no período do Natal e Ano Novo, com o objetivo de combater a sinistralidade rodoviária, garantir a fluidez do tráfego e apoiar todos os utentes das vias. A operação decorrerá em duas fases, ocorrendo a primeira entre as 00:00 horas do dia 20 e as 24:00 horas do dia 26 de dezembro e a segunda entre as 00:00 horas do dia 31 de Dezembro e as 24:00 horas do dia 1 de janeiro de 2013.
Desde do início da operação, e até às 24:00 horas do dia 25, ocorreram no distrito de Santarém 84 acidentes, (mais 31 que em igual período do ano anterior), dos quais resultaram um morto, 3 ferido grave (mais 1 que em igual período do ano anterior) e 25 feridos leves (menos 3 que em igual período do ano anterior).
Foram ainda fiscalizados 1745 condutores, 20 dos quais detidos: 12 por excesso de álcool no sangue superior a 1,20 g/l, sendo o valor mais elevado de 2.89 g/l, mais de cinco vezes superioras à taxa permitida (0,5 g/l); 4 por falta de habilitação legal. Foram ainda elaborados 345 autos de contraordenação, entre outros: 226 por excesso de velocidade; 14 por falta de inspeção periódica obrigatória; 11 por utilização indevida de telemóvel; 5 por falta de seguro; 7 por falta de uso de cinto de segurança.
A fiscalização foi orientada para os locais onde as infrações por excesso de álcool e de velocidade são mais frequentes, especialmente no interior das localidades, e consequentemente dão origem a um risco acrescido de acidentes de viação.
A condução sob o efeito do álcool e o excesso de velocidade são das principais causas dos acidentes de viação. Por essa razão a GNR continuará a realizar ações de fiscalização de carácter preventivo, por forma a diminuir a sinistralidade e proporcionar uma maior segurança nas estradas portuguesas.
A Guarda Nacional Republicana realizou até 24 de dezembro a Operação Comércio Seguro, integrada no policiamento de proximidade/ comunitário, concentrou-se na segurança dos estabelecimentos comerciais e do fluxo de pessoas que se deslocou aos mesmos, tendo empenhado cerca de duas centenas de militares, os quais sensibilizaram mais de 70 condutores e 500 comerciantes.

* Dados fornecidos a este jornal pelo Comando Territorial de Santarém da GNR

Sem comentários: