.

.

.

.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

OPINIÃO: DIVIDIR PARA REINAR E DERROTAR A CDU DAQUI POR 4 ANOS

Por: L.D.I
Gozem e chamem zandingas, mas este texto sobre o PS não andará muito longe da realidade. Quem acompanha a vida do PS alpiarcense, sabe perfeitamente bem que quem mandou e manda neste partido cá é o Rosa do Céu, isto é uma verdade insofismável.
Os novos corpos gerentes do PS e a mudança de sede, aliados ao facto do desprezo incondicional que tem sido dado ao Pedro Gaspar, anunciam uma mudança de estratégia ou a continuação dela, embora ninguém tenha percebido a verdadeira estratégia nestas autárquicas para Alpiarça. Para quê e em nome de quê queimar a Regina Ferreira, para quê e em nome de quê lançar o Pedro Gaspar e tirar-lhe o tapete a seguir?
Claro que logo na noite das eleições o culparam do pior resultado do PS das últimas 5 ou 6 eleições locais, mas o que esperavam? Não seria isso mesmo? A Dr.ª Regina até poderia não ganhar contra uma CDU a jogar em casa, mas teria tido ao menos o condão de manter um PS forte, organizado e indiviso. Ou a estratégia foi mesmo dividir para reinar?
Então e as hostilidades contra o Pedro Gaspar? É para o jovem se demitir ou pedir a suspensão? 
Só não vê quem não quer ver que desta vez e já sem esconder a família do Casalinho assumiu de vez a continuidade de patrões do PS e da Fundação Relvas. Já se viu que o Pedro Gaspar assumiu a ruptura e já não pôs os pés na ultima Assembleia Municipal e se como dizem o Fernando Ramalho é para excluir então é para deitar o resto do PS abaixo.
Então deixem-me dar largas à minha imaginação e dizer que sim, que nas próximas autárquicas vamos ter um PS aliado ao TPA para derrotar a CDU.
Claro que o candidato não é o Francisco Cunha, vai ser uma pessoa a contento das duas partes.
Vamo-nos pôr um bocadinho a pensar num militante do PS, ao agrado do Cunha e do Santiago. Eu não estou a ver quem é, mas pode ser que os caros leitores estejam. 

15 comentários:

Anónimo disse...

Ò despois a gente é que inventa.
Que medo!

Anónimo disse...

Briguem briguem que daqui a 4 anos a Cdu volta a "limpar o rabo aos meninos". Realmente ninguém percebeu a estratégia do PS nas últimas eleições, teria sido lutar para não ficar em ultimo? é que realmente somente estiveram preocupados com os vizinhos, nunca os vi preocupados em fazer oposição a sério - afinal lutavam para que lugar? O jovem Pedro Gaspar estará a ser queimado? Realmente a desculpa que tinha obrigações profissionais e não podia ir à Assembleia não engana ninguém - afinal até é gerente da empresa e certamente saberá controlar o seu tempo, entre a sua empresa e os compromissos políticos - foi uma muito má desculpa (pelo menos para mim que em tantos anos não me lembro de uma igual de nenhum eleito). Será que não o proibiram de ir, afinal mesmo estando calado poderia ser incomodativo para os seus camaradas.... Se nas próximas eleições vamos ter um TPA aliado ao PS não sei, mas julgo que os TPA´s somente se afastaram devido ao gaspar, que com qualquer outro candidato continuariam a apoiar o PS - julgo que não quiseram mesmo foi apoiar o gaspar por ele ter feito questão de afastar alguns deles - o porque de eles os ter afastado é que gostava de saber

Anónimo disse...

Olha o TPA/PSD a piscar o olho ao PS! Que grande filme eu estou a assistir, embora já lhe previsse estes desenvolvimentos. E não contam com o Cunha, como também já se previa.
E agora, Francisco Cunha, já acredita que é uma carta fora do baralho? O melhor é mesmo pôr as barbas de molho, que Sardinheiros, Santiagos, Moreiras e afins já têm ideias bem definidas sobre como vai ser a próxima batalha. É vê-los no facebook a promoverem-se a toda a hora, parece que não trabalham. Só que se esquecem que não existe nenhuma figura da área do PS ou do TPA/PSD com prestígio e credibilidade suficiente que possa fazer frente ao actual presidente da câmara. Aliás, como se viu nas eleições deste ano, nem com a soma dos votos dos dois iam lá.

Anónimo disse...

O comentador das 11:00 esquece-se que o actual presidente durante quatro anos não teve oposição.
O PS, como é costume só aparece nos meses antes das eleições.
As vereadoras eleitas nas reuniões de câmara limitavam-se a votar contra ou absterem-se, sem nunca obrigarem o presidente a expôr-se politicamente.
É bom de ver que nestes poucos meses a gestão CDU já foi mais confrontada do que nos quatro anos anteriores.
Observando à distância, e embora com estilos diferentes, nota-se que tanto o Pedro Gaspar como o Francisco Cunha são a oposição que não houve anteriormente.

Anónimo disse...

Acho que mais que tirar o lugar ao manelito, estamos é perante verdadeiros ataques esquizofrénicos tais são as realidades criadas! ainda o executivo cdu mal tomou posse deste novo mandato e já andam com alucinações acerca do que vai acontecer nas próximas eleições. Falta de que fazer meus caros, talvez uma maior ocupação em arrumar a própria casa e não tivessem tamanhos ataques. O cunha será candidato, o carioca teve que ficar a trabalhar ponto final, mas que raio de necessidade de criar confusão

Anónimo disse...

Realmente esse tal director financeiro que "trabalha" numa empresa de combustíveis no Oeste deve ser o homem mais desocupado da idade dele ou então já está reformado, é que com tantas postagens e likes no Face não deve ter tempo para fazer mais nada.
Será que os patrões deste país não estão atentos quem perde tanto tempo nas redes sociais?
Olhem na CM de Alpiarça disseram-me que a tal fulana que foi extrapolada para a Biblioteca foi "apanhada" porque passava os dias no Face e e depois dizem que não há bruxas e que os camaradas são moles e palermas.

Anónimo disse...

Mas agora a culpa é do árbitro? Sem falar em mais nada, mas um candidato que a duas semanas das eleições vem dizer que vai ficar a viver a mais de 100km de Alpiarça, esperava um resultado diferente?

Hermimio Geada disse...

O tempo que estão a inventar para o futuro longínquo, falem no dia de amanhã, para quando a apresentação nas reuniões da Câmara , da Freguesia e da Municipal da vossa promessa ( TPA) sobre o LOTE 10? Fica para o próximo mandato, ou já se esqueceram? Se estiverem à espera que o Francisco Cunha seja Presidente, tem muito que esperar,pelo dia do São Nunca.

Anónimo disse...

Mais uma vez o que ninguém quer admitir, e agradeço que publique, pois ainda anda muita gente que não quer admitir, o TPA é uma candidatura em coligação do PPD/PSD/MPT, de independente nada tem, é igual em termos de independência à CDU(PCP/PEV)os candidatos poderão ter ou não cartão. Para memória futura de todos passo a citar:
ACÓRDÃO N.º 377/2013
Processo n.º 610/13
1ª Secção
Relatora: Conselheira Maria João Antunes

Acordam na 1.ª secção do Tribunal Constitucional

1. Em 5 de julho de 2013, o Partido Social Democrata PPD/PSD (PPD/PSD) e o Partido da Terra – MPT (MPT) requereram ao Tribunal Constitucional a apreciação e anotação de uma coligação eleitoral, com o objetivo de concorrerem, no dia 29 de setembro de 2013, a todos os órgãos autárquicos do município de Alpiarça, distrito de Santarém, com a denominação “TODOS POR ALPIARÇA”.

2. O requerimento (fls. 2 e 3) encontra-se assinado pelo Secretário-Geral do PPD/PSD e pelo Coordenador Autárquico Nacional do MPT.

3. O requerimento vem instruído com o símbolo e sigla da coligação (fl. 6) e com extratos das atas da reunião da Comissão Política Nacional do PPD/PSD, de 2 de julho de 2013 (fls. 7 a 12), e das reuniões da Comissão Política Nacional do MPT, de 23 de janeiro de 2013 (fl. 19 v.) e de 2 de julho de 2013 (fls. 22 e 23), e do Conselho Nacional do MPT, de 24 de novembro de 2012 (fls. 20 a 21), das quais resulta a decisão de constituição da coligação eleitoral referida.
Foram juntos aos autos as páginas dos jornais diários Correio da Manhã e Jornal de Notícias, de 4 de julho de 2013, com os anúncios da coligação, incluindo o símbolo e a sigla (fls. 24 e 25).
4. Nos termos da alínea b) do n.º 1 do artigo 16.º da Lei que regula a eleição dos titulares dos órgãos das autarquias locais (aprovada pela Lei Orgânica n.º 1/2001, de 14 de Agosto), podem ser apresentadas listas para a eleição dos órgãos das autarquias locais por “coligações de partidos constituídas para fins eleitorais”. A constituição da coligação deve constar de documento subscrito por representantes dos órgãos competentes dos partidos e, pelo menos, até ao 65.º dia anterior ao da realização da eleição, deve ser comunicada ao Tribunal Constitucional, mediante junção do documento referido e com menção das respetivas denominação, sigla e símbolo, para efeitos de apreciação e anotação (n.º 2 do artigo 17.º da Lei que regula a eleição dos titulares dos órgãos das autarquias locais). Estabelece ainda a mesma Lei, no n.º 3 do artigo 17.º, que “a sigla e o símbolo devem reproduzir rigorosamente o conjunto dos símbolos e siglas de cada um dos partidos que as integram”.
5. Nos termos da alínea b) do n.º 2 do artigo 103.º da Lei n.º 28/82, de 15 de Novembro, compete ao Tribunal Constitucional “apreciar a legalidade das denominações, siglas e símbolos das coligações para fins eleitorais bem como a sua identidade ou semelhança com as de outros partidos, coligações ou frentes e proceder à respetiva anotação”.
6. Uma vez que as eleições gerais para os órgãos representativos das autarquias locais foram marcadas para o dia 29 de setembro de 2013 (Decreto n.º 20/2013, publicado no Diário da República, I Série, n.º 120, de 25 de junho), a presente coligação foi comunicada ao Tribunal Constitucional, respeitando o prazo legalmente previsto (artigo 17.º, n.º 2, da Lei que regula a eleição dos titulares dos órgãos das autarquias locais).

Anónimo disse...

2
7. Consultados os registos arquivados neste Tribunal, verifica-se que a deliberação de constituir a coligação foi tomada pelos órgãos estatutariamente competentes de ambos os partidos. Verifica-se também, face às certidões exaradas nos autos (fls. 4 e 5), que os subscritores do requerimento têm poderes para o apresentar.
A denominação, sigla e símbolo da coligação em referência não incorre em qualquer ilegalidade, considerando, nomeadamente, os artigos 51º, n.º 3, da Constituição da República Portuguesa e 12.º, n.ºs 1 a 3, da Lei Orgânica n.º 2/2003.
Não existe identidade ou semelhança com a denominação, sigla ou símbolo de outros partidos, coligações ou frentes, sendo certo que quer a sigla quer o símbolo reproduzem os dos partidos integrantes da coligação (artigo 12.º, n.º 4, da mesma Lei Orgânica n.º 2/2203).
8. Em face do exposto, decide-se:
a) Nada haver que obste a que a coligação entre o Partido Social Democrata PPD/PSD e o Partido da Terra – MPT, constituída com a finalidade de concorrer às próximas eleições gerais para os órgãos representativos das autarquias locais, com a sigla e o símbolo constantes do anexo ao presente acórdão, adote a seguinte denominação: “TODOS POR ALPIARÇA”.
b) Determinar a anotação da coligação referida, procedendo-se à publicação, passagem de certidão e notificação previstas nos n.ºs 2 e 4 do artigo 18.º da Lei que regula a eleição dos titulares dos órgãos das autarquias locais.

Lisboa, 8 de julho de 2013. – Maria João Antunes – Maria de Fátima Mata-Mouros – José da Cunha Barbosa – Maria Lúcia Amaral – Joaquim de Sousa Ribeiro.
ANEXO AO ACÓRDÃO DO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL N.º 377/2013
de 8 de julho de 2013
Denominação:
“TODOS POR ALPIARÇA”.
Sigla:
PPD/PSD.MPT

Anónimo disse...

com esta notícia julgo que vamos ter uma inversão dos cabeças de lista no PSD e no PS, lá irá o gaspar juntar-se ao grupo dos descontentes e o cunha aos do PS

Anónimo disse...

Parece que o Todos por Alpiarça anda mesmo a incomodar. Só assim se justifica a revoada de comentários saídos dos homens da Bernardo Lima e dos seus estrategas.
A quem colocou o ACÓRDÃO N.º 377/2013, deveria dizer o resto.
A eleição por essa coligação não obriga, não obrigou, nem nunca obrigará quem quer que seja do TPA a defender políticas contrárias à sua consciência.
Já outros, em teoria dizem uma coisa, e praticam outra, como na votação dos aumentos da água.
Os escravos do colectivo, que estendem a escravidão aos munícipes sob o seu jugo!
Se o sr. comentador for capaz de apresentar uma única posição do TPA, ou proposta programática que obedeça a interesses que não sejam os de Alpiarça, mostre-a.
Poderá o clube que defende dizer o mesmo, e exercer a plena liberdade de decisão?
A hipocrisia não tem limites e quando a CDU em concelhos servidos pelas AR, vota contra ou se abstém, pergunta-se se os aumentos da fatura da água não serão comuns a todos os concelhos.
A não ser que os alpiarcenses sejam mais ricos, ou porque vivem sob o jugo da república soviética de Alpiarça tenham um estatuto diferente de Coruche, Salvaterra ou Torres Novas,
Depois admiram-se de serem justamente acusados de politicamente serem uns hipócritas.

JA disse...

Pede-se moderação nos comentários

Anónimo disse...

Eu acho que o Cunha e os eleitos pelos PPD / PSD se devem assumir rapidamente como sendo do .....PPD / PSD.

É que a ideia que passa é que foram apenas preguiçosos. Não se deram ao trabalho de recolher assinaturas por que isso de falar com o povo é uma chatisse.

Eu preferia assumir que era do PSD do que me chamarem preguiçoso

Anónimo disse...

Aposto que se houvesse eleições agora mais de metade dos votantes no TPA não votavam nessa gente cuja formação é na exploração dos outros.Lerem com muita atenção os seus comentários de baixa-politica.