.

.

.

.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Municípios abdicam de 500 mil euros para Águas do Ribatejo reduzir aumentos da água

Os municípios que constituem Águas do Ribatejo decidiram abdicar das rendas dos equipamentos que a empresa intermunicipal lhes tinha que pagar para que os aumentos das tarifas de água e saneamento sejam mais reduzidos.
Ao todo as câmaras prescindiram de mais de 500 mil euros. Estava previsto as taxas aumentarem 6,6 por cento no âmbito do estudo económico da empresa gestora dos sistemas e tendo também em conta a inflação. Com esta decisão os aumentos situaram-se nos 4,6 por cento. E prevê-se que não existam aumentos durante três anos.

11 comentários:

Anónimo disse...

Aqui está a tal operação de "charme" que já esperávamos. Os municípios têm de dar pau e costas, como diz o outro. Se não fosse assim...então como seria?
Será que isto acrescenta alguma coisa àquilo que já sabíamos?
Fica a pergunta.

Anónimo disse...

Obviamente que as Câmaras Municipais andam a reboque dos interesses instalados na empresa "Aguas do Ribatejo"!...

Eduardo Costa disse...

Por favor não enviem areia para os olhos do povo!!!
No nota explicativa das "AR" que acompanhou o novo preçário, que o executivo ratificou "de cruz" na penúltima Reunião de Vereação, com o voto contra do TPA, já lá constava (pag 3 da "Nota Explicativa") essa medida para baixar "supostamente" os aumentos de 6,6% para 4,6%.
Só que os aumentos (e não serão só em 2014) são os seguintes:
-Tarifa Variável de Agua: 4,6%
-Tarifa Fixa de Água: 6%
-Tarifa Variável de Saneamento:21%
-Tarifa Fixa de Saneamento: 6%
-Taxa de Recursos Hídricos de Saneamente: 75%
Será caso para se perguntar: A MANDO DE QUEM SAIEM ESTAS "(DES)INFORMAÇÕES" NA IMPRENSA RIBATEJANA?

Anónimo disse...

AHAHAHHA... Esta das Aguas do Ribatejo é de mijar a rir.
E ainda há quem fale em Publicidade Enganosa. Esmifram o povo num bem essencial e depois ainda vêm com noticias fora de prazo atirarem areia para os olhos dos consumidores.
Ainda o Presidente da nossa Câmara defende esta gente com unhas e dentes. também deve lá ter algum interesse instalado, está visto.

Anónimo disse...

Apenas uma pergunta:
Se o executivo da CDU abdicou das rendas referentes ao seu vasto equipamento do sector das águas, equipamento que pertence à Câmara Municipal de Alpiarça e que lhe custou os olhos da cara ao longo de anos, por que razão o Presidente da Câmara não explicou isso de modo claro e audível nas várias reuniões onde tem participado? A maioria das vezes com bastante afluência de público que naturalmente gosta de saber o que se passa no seu Município. Mais, alguém numa das sessões falou nesse equipamento e rendas devidas às câmaras pela AR e não vimos ninguém explicar que afinal essas rendas já estavam hipotecadas à Águas do Ribatejo para que mantivesse a água mais barata!
Foi necessário um jornal regional dar a notícia para todos sabermos que afinal a nossa Câmara Municipal, já não tem quaisquer contrapartidas do seu equipamento porque foi "dado" à empresa AR em troca de qualquer coisa que ninguém sabe ao certo!
Alguém é capaz de explicar esta coisa bem explicada a esta gente de pouco entendimento sobre a matéria, onde eu me incluo?
Vamos lá ver se todos nos entendemos na mesma língua de Camões.

Anónimo disse...

O comentarista das 19:40 apresenta uma questão que me parece pertinente e de bastante interesse informativo para os munícipes alpiarcenses.
Foi ou não explicado ou comunicado à população de Alpiarça pelo executivo CDU de que a Câmara Municipal de Alpiarça prescindia das rendas das suas estruturas de fornecimento de água já existentes, acordadas com a empresa Águas do Ribatejo, em troca deste novo aumento de apenas (?) 4,6% para 2014?

Eduardo Costa disse...

Impressionante o descaramento da "generosidade" das "Águas do Ribatejo", em conivência com os presidentes dos 7 municípios!
Esfolam os ribatejanos com aumentos que variam de 4,6% até 75% e, ainda por cima, dizem que baixaram (para) esses aumentos, sendo o diferencial compensado com o não pagamento das rendas devidas aos municípios.
Um brilhante "dois em um" que tive oportunidade de denunciar em Assembleia Municipal e que ninguém deu relevância, até se chegar agora a esta campanha de desinformação orquestrada.

Anónimo disse...

A maioria se não quase a totalidade dos leitores do Jornal Alpiarcense é composta de gente honesta e com capacidade bastante para tirar as devidas ilações sobre aquilo que se vai escrevendo por aqui e também dizendo pelas Assembleias Municipais, Reuniões de Câmara etc. sobre a sua terra.
Que cada um faça a sua leitura dos factos que estão à vista de todos e tome a posição que entender.
Parafraseando Ary dos Santos:

"Serei tudo o que disserem
por inveja ou negação:
cabeçudo dromedário
fogueira de exibição
teorema corolário
poema de mão em mão
lãzudo publicitário
malabarista cabrão.
Serei tudo o que disserem:
..."
MUNÍCIPE CASTRADO NÃO!

Anónimo disse...

Obrigado ao comentarista por ter trazido aqui José Ary dos Santos num dos seus gritos contra a castração intelectual e política.
Esperemos bem que cada munícipe assuma o seu papel de modo honesto e consciente, sem subserviências partidárias ou submissões a meros jogos políticos que muitas vezes servem apenas interesses obscuros que não os nossos.
Uma corajosa e oportuna mensagem para começar o ano.
Que não haja munícipes amedrontados e sem voz no concelho de Alpiarça, em memória do seu passado de luta contra o obscurantismo, nas suas mais variadas formas.

Bem-haja.

Anónimo disse...

Depois disto, só me resta agradecer também a quem faz aqui de forma eloquente este elogio merecido a Alpiarça e às suas gentes.

Anónimo disse...

O TEMPO QUE O PESSOAL SE PREOCUPA COM O PREÇO DA ÁGUA, TALVEZ FOSSE MAIS POSITIVO LUTAR PRIMEIRO PELA QUALIDADE DA MESMA E DEPOIS DISCUTIR O PREÇO, UMA COISA É PAGAR CARO OUTRA É CONSUMIR ÁGUA QUE SABE A TUDO MENOS A AGUA.
ESTA VERDADE QUE EXISTE E QUE NINGUÉM SE PREOCUPA EM SABER PORQUÊ? O PESSOAL SÓ SE PREOCUPA MESMO É COM OS EUROS.
DEIXO ESTE COMENTÁRIO COMO UM ALERTA. PREOCUPAÇÃO SIM MAS PRIMEIRO NA QUALIDADE, PORTUGUESES TÁ NA HORA DE APOSTARMOS MAIS NA NOSSA SAÚDE POIS O DINHEIRO QUE POUPARMOS NA IDA AOS MÉDICOS É MUITO MAIS QUE O AUMENTO DA ÁGUA. AGORA PENSEM