.

.

.

.

domingo, 8 de dezembro de 2013

João Céu e Silva vence prémio literário Alves Redol com "Sereia Muçulmana"

João Céu e  Silva
O escritor e jornalista João Céu e Silva venceu o prémio literário Alves Redol - Edição 2013, instituído pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, com o romance "A Sereia Muçulmana". O valor monetário do prémio é de 7.500 euros.
João Céu e Silva nasceu a 13 de Abril de 1959 em Alpiarça, onde viveu até aos seis anos, passando o resto da infância e a adolescência em Lagos. Viveu no Brasil durante cinco anos, tendo-se licenciado em história na Universidade Gama Filho no Rio de Janeiro. A 10 de Outubro de 1989, com 30 anos de idade, João Céu e Silva, inicia um estágio de três meses no Diário de Notícias (DN) onde se mantém até hoje. É um dos grandes repórteres do jornal. Foi considerado personalidade do ano na área da cultura por O MIRANTE em 2009.
Autor de vários livros, entre os quais os da série "Uma Longa Viagem Com" onde revelou facetas menos conhecidas de escritores como José Saramago, António Lobo Antunes, Manuel Alegre, Álvaro Cunhal e Miguel Torga, o único romance publicado até agora foi "28 dias de Agosto", em 2012.
"Sereia Muçulmana " que venceu o prémio Alves Redol, é sobre o que um militar, que estava em coma desde 1969 quando foi ferido em África, encontra quando sai daquela situação em 2001.

Sem comentários: