A receita do carneiro à moda de Alpiarça é uma receita familiar que é ensinada de geração em geração. Receita esta, que pertenceu a D. Laura das Bodas e que a ensinou a sua filha D. Maria Luísa Louro que se dedicou durante anos a preparar festas de casamentos.
No dia do casamento de manhã os convidados dirigiram-se a uma casa comunitária onde se realizava a boda para comer este delicioso pequeno almoço. Caiu em desuso, mas hoje já se está novamente a recuperar esta tradição. Este é um prato de excepção que tem segredos na confecção para além de cozinhado em lume de lenha. pode ser acompanhado só com pão (como era uso) ou com batata cozida.
Carneiro à moda de Alpiarça:
1,5 Kg carne de carneiro
½ Kg de banha
3 cebolas
5 dentes de alho
1 dl de vinho branco
1 ramo de salsa 1 colher de sopa de pimenta
1 colher de sopa de colorau, sal e pimenta q.b.
Preparação:
Corta-se a carne em pedaços de 30 a 40 gr cada. Num tacho leve ao lume a banha, a cebola, o alho e a salsa tudo picado, deixa-se refogar um pouco e junta-se a carne e todos os temperos. Mexe-se bem e deixa-se refogar mais um pouco. Por último deita-se o vinho.
Tapa-se e deixa-se guisar o tempo necessário até a carne estar cozida.
É acompanhada com batata cozida mas, em separado.
«CMA»
3 comentários:
A historia está mal contada. A Laura das Bodas não inventou o Carneiro à Moda de Alpiarça. Foi quem escreveu a receita e a passou para a filha.
O Carneiro à moda de Alpiarça existia já antes da Laura das Bodas e era muito confecionado nas adiafas .
não é acompanhado com a batata cozida em separado. A batata cozida acompanha no mesmo prato o carneiro
É uma belíssima guaria cá da minha terra.
Devem vir provar este prato tradicional
Enviar um comentário