No ano de 2012 as exportações / expedições de vinho (incluindo os vinhos
licorosos), atingiram o valor de 704,8 milhões euros (+7,1 por cento)
correspondentes a um volume de 3,35 milhões hl (+8,8 por cento).
Com estes dados, o comércio externo de vinhos regista três anos consecutivos de crescimento, sendo ultrapassada pela primeira vez a barreira dos 700 milhões euros, com todas as categorias a registar variações positivas em valor.
A Europa Comunitária manteve-se como destino principal em volume (55 por cento do total), mas com um peso significativo de vinhos expedidos na classe acima dos 2 litros.
Em valor, os Países Terceiros já representam 42 por cento (37 por cento no ano de 2010), com 297,7 milhões euros exportados, dos quais 215 milhões euros de vinhos DOP, IGP, Porto e Madeira.
No grupo dos 10 principais mercados, metade deles situam-se fora da Europa Comunitária (Angola, Suíça, Estados Unidos, Canadá e Brasil) e, com exceção do mercado brasileiro, todos fecharam o ano com desempenhos positivos de volume, valor e preço médio.
Dos mercados comunitários, o destaque vai para o desempenho na Alemanha, que foi o mercado de maior crescimento em volume (+10,3 por cento) e o segundo em valor (+11,9 por cento) é para o Reino Unido, devido ao bom crescimento do preço médio (+7,4 por cento).
Com estes dados, o comércio externo de vinhos regista três anos consecutivos de crescimento, sendo ultrapassada pela primeira vez a barreira dos 700 milhões euros, com todas as categorias a registar variações positivas em valor.
A Europa Comunitária manteve-se como destino principal em volume (55 por cento do total), mas com um peso significativo de vinhos expedidos na classe acima dos 2 litros.
Em valor, os Países Terceiros já representam 42 por cento (37 por cento no ano de 2010), com 297,7 milhões euros exportados, dos quais 215 milhões euros de vinhos DOP, IGP, Porto e Madeira.
No grupo dos 10 principais mercados, metade deles situam-se fora da Europa Comunitária (Angola, Suíça, Estados Unidos, Canadá e Brasil) e, com exceção do mercado brasileiro, todos fecharam o ano com desempenhos positivos de volume, valor e preço médio.
Dos mercados comunitários, o destaque vai para o desempenho na Alemanha, que foi o mercado de maior crescimento em volume (+10,3 por cento) e o segundo em valor (+11,9 por cento) é para o Reino Unido, devido ao bom crescimento do preço médio (+7,4 por cento).
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