.

.

.

.

sexta-feira, 22 de março de 2013

REUNIÃO DO NÚCLEO EXECUTIVO C.L.A.S. – ALPIARÇA


O Núcleo Executivo do Conselho Local de Acção Social (CLAS) reuniu, no passado dia 18 de Março, no edifício da Câmara Municipal, exercendo a sua função essencial de articular entre si a intervenção nesta área, contribuindo desta forma para o cumprimento dos princípios pelos quais se orienta a acção da Rede Social do concelho de Alpiarça. 

A Rede Social pretende fomentar as parcerias entre os diversos atores sociais do concelho, incrementando o planeamento estratégico e a optimização dos recursos existentes no território, constituindo-se desta forma como o instrumento que concretizará, ao nível local, o Plano Nacional de Acção para a Inclusão (PNAI). 

O Núcleo Executivo (NE) do CLAS é o órgão operativo da Rede Social sendo, atualmente, constituído por sete entidades:
Câmara Municipal de Alpiarça;
Instituto da Segurança Social;
ARPICA;
Fundação José Relvas;
Unidade de Saúde;
Agrupamento de Escolas José Relvas;
Junta de Freguesia de Alpiarça – GIP (Gabinete de Inserção Profissional)

O Núcleo Executivo reúne mensalmente com o objetivo de concretizar as ações previstas no Plano de Ação do CLAS (Conselho Local de Ação Social).
São competências do Núcleo Executivo:
Elaborar o regulamento interno do CLAS;
Executar as deliberações do CLAS;
Elaborar proposta do plano de atividades anual do CLAS e do respetivo relatório de execução;
Assegurar a coordenação técnica das ações realizadas no âmbito do CLAS;
Elaborar o diagnóstico social, o plano de desenvolvimento social e os respetivos planos de ação anuais;
Proceder à montagem de um sistema de informação que promova a circulação de informação entre os parceiros e a população em geral;
Colaborar na implementação do sistema de informação nacional;
Dinamizar os diferentes grupos de trabalho que o plenário do CLAS delibere constituir;
Promover ações de formação para os parceiros, de acordo com as necessidades existentes;
Acompanhar a execução dos planos de ação anuais;
Elaborar os pareceres e relatórios solicitados pelo CLAS;
Estimular a colaboração ativa de outras entidades, públicas ou privadas, na prossecução dos fins do CLAS;
Emitir pareceres sobre candidaturas a programas nacionais ou comunitários fundamentados no diagnóstico social e no plano de desenvolvimento social;
Emitir pareceres sobre a criação de serviços e equipamentos sociais, tendo em vista a cobertura equitativa e adequada no concelho, assim como o impacto das respostas em matéria de igualdade de género, designadamente na conciliação da vida familiar e da vida profissional.

Em março de 2012 foi constituído o Grupo Técnico-Operativo do concelho de Alpiarça, que integra apenas técnicos das entidades que integram o NE, e que tem como objetivo principal analisar de forma integrada as situações sociais do concelho, definindo estratégias de intervenção junto das famílias o que permite um melhor acompanhamento e menor sobreposição de apoios.
«CMA»

3 comentários:

Anónimo disse...

Entao a Tania Graça já voltou para a Câmara ? Valeu a pena ter ido discursar nas jornadas da CDU eheheh. O que a malta faz por um emprego

Anónimo disse...

Teve que voltar porque não havia nesta térrinha mais ninguém com capacidade intelectual para ocupar o seu lugar. É mais do mesmo !!

Anónimo disse...

A Tânia tem o trabalho a cumprir e tem valor, agora aquela senhora Teresa por amor de Deus alguém me sabe dizer quando é que ela tomou funções? Só pode ter sido uma cunha do PS, ainda pensei que seria a sua amiga de escola Joana Serrano presidente da junta que lhe tinha arranjado este trabalhinho quem sabe? A miúda passa o tempo de trabalho na boa vida, facebook e telefone, a informática da CMA devia-lhe bloquear o facebook, uma vergonha esta funcionaria.
É uma pena ver pessoas com mas perfil estarem desempregadas.