.

.

.

.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Zeca Pinhão movimentava-se com facilidade nos corredores do poder ou da própria policia politica

Sabe-se que Zeca Pinhão" foi um homem que muito intercedeu e ajudou na libertação de muitos antifascistas, para não dizer que muitas vezes, penso que sem o saber, aquando das suas longas vagueações pela noite fora, distraia os agentes da PIDE, enquanto outras pessoas executavam acções 'mais à vontade'..."

1. Ora como podemos ver Zeca Pinhão muitas vezes ajudou na libertação de muitos antifascistas...Significa portanto que Zeca Pinhão podia e sabia mover-se nos corredores do Poder, ou da própria Polícia Política, para ter alguma influência de peso em decisões dos seus órgãos.

2. Aquando das suas divagações, pela noite fora, Zeca Pinhão chamava a atenção, isto é, fazia com que a PIDE/DGS concentrasse os seus olhares na sua pessoa (e aqui não sabemos se a polícia se limitava a segui-lo simplesmente ou se entrava mesmo em diálogo, fazendo ele o papel de entertainer, o que para o caso não interessa muito) para que os outros executassem a acção...
Bom, o que interessa realçar é que Zeca Pinhão foi um democrata e, o ponto de vista destes dois articulistas é no fim de contas similar no seu propósito e fundamentação.
O Fatal

14 comentários:

Anónimo disse...

Ultimamente muito se escreve sobre Zeca Pinhão que ainda acaba por ser considerado um herói.
Já li aqui algumas opiniões e comentários sobre o Zeca e percebi lindamente o que está escrito nas entrelinhas. Dá muito que pensar.
Mas afinal seria na verdade um democrata como muitos o consideram um simplesmente um boémio e um homem
Mas há uma coisa que aqui ainda não li porque ninguém escreveu.
Explico:
Em Alpiarça quando os opositores do regime então instalado eram presos, estavam presos anos e anos….e Zeca Pinhão e seu irmão Alcides, estavam apenas presos seis meses, acrescentando eu o seguinte:
Quando estava um preso o outro estava em liberdade, quando vinha o que estava preso o irmão era preso e sempre por curtos prazos.
Não acham isto estranho?
Zeca Pinhão e o irmão devem ter sido os opositores que mais vezes foram presos em Alpiarça, mas vinham sempre em liberdade.
Ah algo nesta história de ir/vir que não bate certo.
Já agora, como sou ainda um pouco novo, alguém me explica a duvida que tenho:
Que fez Zeca Pinhão por Alpiarça?
Deixou alguma obra feita?
Quem me sabe responder as questões e duvidas aqui apresentadas?

Anónimo disse...

Zeca Pinhão tem um largo com o seu nome porque quem fez com que tal acontecesse foi Rosa do Céu, na qualidade de presidente.
Fê-lo porque lhe devia favores.
Quanto a democrata…bem….é discutível e…..deixa muito a desejar.
Por mim, não é digno de ter uma praceta com o seu nome porque não fez nada em prol de Alpiarça

Anónimo disse...

Zeca Pinhão apenas gostou de comer bem e do melhor porque tinha posses para tal, pois seu pai tinha uma pensão e seu irmão punha e dispunha. Zeca nunca teve arcaboiço para fazer nada a não ser dormir de dia e andar pela calada da noite. Se o pai e o irmão não defendessem o que tinham o Zeca encarregaria-se de derreter aquilo que seu pai e irmão fizeram.
Nunca trabalhou na vida dele e sempre foi um “parasita” da sociedade que vivia à custa da família. De democrata agora é que lhe querem dar esse titulo por conveniência e bandeira politica.
Acho curioso ser dos poucos opositores de Alpiarça que era preso pelo sargento Pires e passado pouco tempo era solto para depois ser preso o seu irmão.
Os outros opositores alpiarcenses estava lá carradas de tempos.
Não iria Zeca bufar para a policia politica, porque quando saiam da prisão, por norma logo a seguir iam montes de alpiarcenses presos.
Há quem diga que bufar ajudava

Anónimo disse...

Zeca Pinhão nunca deu uma daquelas camisas que ninguém comprava na sua velha loja a um pobre. Tenho duvidas que houvesse um pobre em Alpiarça a quem este senhor desse alguma coisa ou o ajudasse ou o mandasse comer gratuitamente à pensão de sua mãe.
Se ajudava era por conveniência. O que ele queria era que as pessoas se humilhassem a seus pés pedindo encarecidamente o seu contributo para mostrar o ser poder económico cuja grandeza vinha daquilo que seu pai e mãe conseguiu arranjar para seu irmão fazer aumentar.
O que ele gostava era de estar encostado ao pilar da igreja para saber a vida de cada um, mas ajudar….
Conhecem algum desgraçado ajudado por ele?
Não fosse Rosa do Céu a colocar o seu nome numa zona nobre e daqui a vinte anos ninguém se lembrava dele.
Não sejam é hipócritas para fazer de uma pessoa aquilo que ela nunca foi

Anónimo disse...

Calma aí! Então o tema “Zeca Pinhão” começou, se não estou em erro, com o senhor Português Pt a escrever nas entrelinhas, como alguém disse, com um ou dois comentários favoráveis e mais não sei quantos a dizerem cobras e lagartos do homem. Outros que mandaram os tais "vitupérios" e agora, de um momento para o outro cai aqui uma abada destas!
Mau mestre! Temos de ver se isto não é uma manobra reaccionária com o propósito de denegrir a imagem deste Ilustre alpiarcense.
Afinal como é que caem aqui de repente estes comentadores de última hora, quando o tema já aqui anda há uma semana, sem nenhum deles se pronunciar? Mau Maria!
Eh pá, isto promete sim senhor.
Mas atenção. Vamos lá a dizer as coisas seriamente e com bases sustentáveis. Não é só mandar palpites, bocas, bitaites ou lá o que seja!
Há aqui de facto muita gente de Alpiarça e não só, a querer ser esclarecida.
Vamos lá então esclarecer as coisas mas, com rigor.


O olheiro

Anónimo disse...

Isto é tudo malta de bota abaixo. Está na altura do administrador por mãos nos comentários.
Enquanto não o faz vamos sabendo de algumas verdade, como aquela de «bufar»…esta foi boa….

Anónimo disse...

Só mais uma:
O Zeca Pinhão apoiou o General Soares Carneiro candidato da direita às Presidenciais.
Isto foi público na altura.

Anónimo disse...

O Zeca Pinhão com todo o respeito pela pessoa não teve relevância na luta contra o fascismo nem teve importância na vida de Alpiarça após o 25 de Abril.
Como tinha uma relação com o Mário Soares e com o filho deste joão Sores foi apenas o "instrumento" usado pelo J. Rosa do Céu para se aproximar da "família" Soares, com alguns favores de que beneficiou depois, por interesse próprio que é a unica coisa que faz mexer esta personagem.
Acabem lá com esta discussão á volta desta figura sem interesse para Alpiarça.

Anónimo disse...

E aqui temos mais uma opinião,assaz curiosa, do comentador anónimo das 22:09.

Isto não é para acabar já! Que venham mais opiniões.

Anónimo disse...

Gostei muito particularmente do comentário do anónimo das 18:56. Embora goste de todos os comentários aqui colocados, como é evidente.
Mas este chamou-me mais à atenção também, por ser aqui referido pelo autor, o facto de os dois irmãos (Pinhão) nunca estarem presos ao mesmo tempo...É um ponto curioso. Mas, não sei se estará recordado que o mesmo Governo também permitiu a não ida para a guerra do Ultramar do soldado que tivesse lá um irmão em linha recta, em serviço. Este só seria mobilizado quando o irmão regressasse, se assim fosse entendido.


O olheiro

Anónimo disse...

Alguém me disse,agora nas férias que além do Rotundas também havia o Jornal Alpiarcense. Então não é que vim espreitar e fiquei também cliente. Realmente até aprendemos por aqui umas coisas!

Leitor

Anónimo disse...

O Zeca Pinhão foi um Homem com "H" Grande a maior parte desta "gentinha", com letra letra pequena nem o conheceu e se conheceu foi de vista, haja decoro.
Compará-lo com certos"democratas" de agora ou de antigamente é ficção.Mas uma coisa eu tenho a certeza, o Zeca Pinhão tinha-os no sítio e era incapaz de cobardemente, com a bandeira do anonimato falar o que voçês falam, ele, concerteza, dizia-vos na cara aquilo que voçês mereciam ouvir.
E tenho a certeza que o administrador do blogue, facilmente confirma o que escrevi, se quiser claro!

Unknown disse...

O Zeca Pinhão tinha, da PIDE/DGS, o tratamento que muitos tiveram. Por não ser muito importante na luta anti-ditadura e por ser de famílias com alguma influência, a PIDE/DGS tratava-o com alguma benevolência.

Teve também a "ajuda" do Tenente-Coronel Rui Malício, que era um alto quadro da PIDE/DGS, natural de Alpiarça, que o tirou da prisão, parece que mais de uma vez.

JA disse...

Ao anónimo das 12.32, o administrador deste jornal confirma o que escreveu porque na verdade Zeca Pinhão foi um grande homem. Tomara muitos dos que andam por ai que fossem como ele.