.

.

.

.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

SÓNIA SANFONA SEMPRE VAI TRAZER MÉDICOS PARA ALPIARÇA E NÃO SÓ?

Os centros de saúde do Alentejo, Algarve e Ribatejo vão ser em breve reforçados com profissionais vindos de Cuba e contratados pelo Ministério da Saúde.
Quarenta médicos cubanos chegaram esta semana a Portugal para no final do mês reforçarem os centros de saúde do Alentejo, Ribatejo e Algarve, adiantou ao DN o porta-voz da Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA), Mário Simões. "Durante os próximos dias decorrerá toda a tramitação burocrática para a inscrição destes profissionais na Ordem dos Médicos", explica o responsável.

Os clínicos da América Latina foram recrutados pelo Governo Português que com eles deverá fazer acordos de um ano renováveis. Fonte Oficial do Ministério da Saúde confirmou ao DN a existência de negociações com diversos países da América Latina, mas diz que ainda não estão fechado nenhum protocolo. Aliás, neste momento, os 40 profissionais estarão em Lisboa a regularizar a situação para obterem o reconhecimento da licenciatura por uma faculdade portuguesa, pois só assim podem realizar acordos com o Estado e exercer no País.

"O mais provável é que no final do mês esses profissionais estejam em condições de reforçar os quadros dos centros de saúde", diz Mário Simões, assegurando que o Litoral Alentejano e o distrito de Beja estão na "primeira linha" das preocupações pois são as regiões "mais carenciadas" de médicos.

O Alentejo é a região com maior decréscimo de clínicos gerais (de Junho de 2006 a Junho de 2008, deu-se uma quebra de 23%), mas o fenómeno é extensível a todo o país, que só tem cinco mil médicos de família. Por isso, há 1,4 milhões de utentes sem esses profissionais. Para além do Alentejo, os cubanos serão colocados no Barlavento algarvio, em municípios dos distritos de Santarém e de Setúbal.

in DN, 14/08/2009

Só posso dizer que realmente a candidata Sonia Sanfona supera todas as expectativas. Chega-se à conclusão que tratou não só do problema da tua terra, como de outras do Distrito de Santarém, do Alentejo e Algarve. Será altruísmo ou o seu dever como deputada da nação a falar mais alto?
Ironias à parte, venham os médicos para onde fazem falta às populações. Quanto à candidata Sónia Sanfona estamos entendidos. Enquanto deputada e membro do Partido Socialista limitou-se a ouvir uma noticia sobre esta contratação de médicos para as zonas mais afectadas com a sua falta, antecipar-se e anunciar a medida como sendo fruto do seu esforço. As populações em geral e a de Alpiarça em particular merecem respeito, sobretudo quando se trata de assunto tão sensivel como a saúde.
«Foto: Arquivo/Jornal Alpiarcense»

5 comentários:

Anónimo disse...

Entao mas afinal foi o Ministerio da Saude a contratar os medicos ? com que entao a menina andou a brincar com informação privilegiada que lhe foi passada via Ministerio da Saude. tsc tsc...

Bem, mas isso pouco interessa. Queremos saber é quantos medicos vêm para Alpiarça e quando começam.

Anónimo disse...

Então não se perguntava num cartaz posto no Centro de Saúde onde andava a Sónia Sanfona.
Estou agora a ver o que andou a fazer.
Vamos assentar ideias.
Interessam ou não virem os médicos para Alpiarça?
A população beneficia ou não?
Fundamentalmente isso é que interessa. Se isso se conseguiu com manifestações, com vigilias, com abaixo assinados, por intermédio de Sónia Sanfona, através do Pc ou do PS, o que interessa à população é ter médicos.
Sónia Sanfona tentou interceder para que Alpiarça fosse contemplada com médicos. Teve sucesso segundo parece, só temos é que nos regozijar por isso acontecer. Ainda bem que temos um politico em Alpiarça que se faz ouvir nos locais apropriados para interceder por nós. Foi uma agradável surpresa. Afinal não é isso que desejamos que os nossos politicos façam, é para isso que lhes pagamos. Mais importante que fazer perguntas nos hemiciclos, é actuar nos momentos adequados e nos locais próprios, sem grandes alardes, mas com eficácia. A minha opinião é que Sonia Sanfona andou muito bem, esteve atenta a esta oportunidade e fez a sua pressão no local certo para que isso acontecesse. Só posso dizer que isso é bom para Alpiarça e basta.

Pedro disse...

OK, tudo bem, já temos médicos a caminho,e agora, a Dra Sónia tambem vai providenciar um curso intensivo da lingua espanhola à população, Português aos médicos, ou temos de nos desenrascar com o tipico espanholês.
Andou pelo parlamento 4 anos, e só agora é que arranjou os tais médicos à tanto tempo necessários à nossa população, e cubanos!!
Não tenho nada contra, são bem vindos mas...não temos médicos em Portugal para ocupar essas lacunas?Ah já me esquecia são as condições que não existem(mas para os de fora já há).
Bom assim como assim já os municipios evitam de gastar dinheiro a enviar para lá os utentes para ser operados...
Vamos lá a vêr se não vão ser emitidos reconhecimentos de licenciaturas aos domingos, é que já vamos no meio de Agosto e para começarem antes do fim do mês a coisa começa a apertar....

Anónimo disse...

como dizia a candidata, a necessidade será 'debelada'. Pois bem, bem a necessidade são 5 medicos. Vamos a ver quantos vêm...

Anónimo disse...

Mas quem poderia contratar os médicos a não ser o Ministério da saúde? O comentador das 15:02 deve pensar que há mais algum aoragnismo com poder para isso. Ou será que achava que foi a candidata? Ela limitou-se a intercedetr para que Alpiarça fosse contemplda! E são estes, que veêm de Cuba porque não há outros! Não há, percebeu?