Esta é sem dúvida a nossa vida de miséria franciscana....
Miséria franciscana, principalmente nas ideias. A culpa não é das pessoas porque não lhes foi dada a possibilidade de evoluírem na sua formação e nas suas capacidades de se adaptarem a um mundo moderno.
Um povo que se conforma apenas com “cama, mesa e roupa lavada” não está preparado para enfrentar os combates do século XXI. Não basta olhar é, preciso ver mais além.No que diz respeito á cultura do Melão é preciso alterar a sua estratégia. Abandonar o sistema do "vale tudo" e começarem a criar um produto de qualidade que leve os consumidores a preferirem o Melão em primeiro lugar e as outras frutas depois.
O Melão, quando produzido em qualidade noutros tempos, era procurado por muita gente, inclusive, junto das searas onde o compravam para guardar durante bastante tempo (ás vezes até ao natal), agora só dura pouco mais de uma semana.
A produção de Melão era o sustento de muitas famílias de Alpiarça e poderá voltar a sê-lo se a prioridade voltar a ser a qualidade e não um produto que se prova e deita fora. Os agricultores se ficarem á espera dos políticos para resolver os seus problemas vão com certeza continuar com eles, porque o problema de fundo não se resolve pela via governamental, mas sim pela alteração de mentalidades.
"A mente deve ter uma porta de vaivém..."
«Opinião de umleitor sobre a crónica: Esta nossa vida é uma miséria franciscana»
Sem comentários:
Enviar um comentário