Ficamos a saber que as "amplas liberdades CDU" apenas prevêem que o presidente da Câmara fale, embora a maior parte das vezes responda às perguntas em 3% do tempo que utiliza e, os restantes 97% para o habitual comício-cassete.
Ou seja, se o vereador Cunha for questionado por algum munícipe, por exemplo porque votou contra o aumento das tarifas da água, quem deve responder por uma posição individual é o presidente.
Se o Cunha apresentar propostas como as que apresentou para o Casalinho e para as hortas comunitárias, quem deve responder e esclarecer, é o presidente.
Ficamos a conhecer a noção das amplas liberdades CDU, mais conhecidas pela "lei da rolha"
O que todos vimos é que o prof. Fernando Louro tinha ORDENS do presidente da Câmara para impedir o uso da palavra.
Era notório a troca de olhares entre ambos quando o vereador Cunha procurava esclarecer as perguntas que lhes tinham sido colocadas.
O Regimento da Assembleia é o mesmo e nunca nas anteriores sessões da AM as vereadoras da oposição (Drª Sónia e Drª Regina) foram impedidas de falar.
Uma duvida fica. Se algum munícipe quiser colocar alguma questão ao vereador Engº Pedro Gaspar, o tratamento dado será igual ao que foi dado ao Cunha?
Regimentos que impedem eleitos de se expressar serão constitucionais? Duvido.
Noticia relacionada:
"A política às vezes tem destas coisas…":
5 comentários:
Acho inacreditavel que o Fernando Louro tenha que se submeter a vontade do Presidente da Camara.Triste espetaculo
Foi notório para quem teve na Assembleia as orientações dadas pelo responsável da concelhia de Alpiarça do PCP, a todos os seus camaradas da bancada CDU, como também ao presidente Fernando Louro.
É uma questão de estarem formatados pelo dirigente do PCP.
A táctica é - Não estou na bancada da CDU, para não acumular os dois lugares em simultâneo mas sou eu que mando na mesma.
Pormenores da democracia!...
Mas quem fez perguntas directamente ao Francisco Cunha ou ao Pedro Gaspar? O TPA tem uma tática pôr peões do público a fazer perguntas às bancadas, ora isso é ilegal não está previsto em lado nenhum da Lei. O TPA quer usar o Xicoespertismo.
Digam-me cá são estes os debates democráticos? Escrever sobre os seus adversários na luta por uma sociedade diferente da vossa ´que é sempre a mesma?
Enviar um comentário