.

.

.

.

terça-feira, 12 de março de 2013

João Serrano na Cultura Avieira que esteve em destaque a 07 e 08 Março no Mês da Enguia

Foi no âmbito do projecto de animação sócio-educativa que a Câmara Municipal tem vindo a desenvolver junto das escolas do concelho, dedicado à cultura avieira, que a Escola Profissional de Salvaterra de Magos planeou e desenvolveu um conjunto de projectos, envolvendo os seus alunos e docentes, dos seus diversos cursos, que marcaram a programação destes dois dias do Mês da Enguia.
O Centro de Interpretação do Cais da Vala, em Salvaterra de Magos, registou casa cheia nos dois dias, com uma plateia composta por muitas entidades e associações ligadas à cultura avieira, o Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal, Manuel das Neves, directores, alunos e docentes da Escola Profissional de Salvaterra de Magos e muitos curiosos por saber e conhecer mais desta peculiar cultura.
 No dia 07 de Março os trabalhos iniciaram-se com as mensagens de abertura do Sr. Vice-Presidente, Manuel das Neves, seguido do Director da escola Profissional, Duarte Bernardo, coincidentes no ânimo e no enaltecer do desafio e trabalho desenvolvidos nos últimos tempos em prol da descoberta e valorização da cultura avieira, levada a cabo naquela escola e no concelho.
 João Serrano (foto), representante do Gabinete de Coordenação do Projecto de candidatura da Cultura Avieira a Património Nacional e da Unesco, teceu fortes elogios ao trabalho em prol da cultura avieira que vem sendo desenvolvido no concelho de Salvaterra de Magos, enaltecendo o pioneirismo da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos neste trabalho junto das escolas, ao mesmo tempo que agradeceu e valorizou o precioso trabalho que a Escola Profissional de Salvaterra de Magos desenvolveu no seio deste projecto nos últimos tempos.
 Após um precioso trabalho de investigação e de estudo da comunidade avieira do Escaroupim, a Escola Profissional apresentou naquela tarde um logótipo para a aldeia do Escaroupim, desenvolvido pelos seus alunos de comunicação e marketing, bem como um documentário sobre aquela aldeia avieira, com entrevistas, testemunhos e investigação notáveis, compilados num importante registo que vai passar a fazer parte do conjunto de registos do Escaroupim.
 Ainda na mesma tarde, foi apresentado o concurso de fotografia que a Câmara Municipal promove, dedicado à cultura avieira, com o tema "A objectiva na Cultura Avieira". Um concurso aberto à livre participação e que convida à recolha dos melhores registos desta cultura.
 Os chefs Noélia Costa (Escola Profissional) e Luís Machado (Presidente do júri do Mês da Enguia) brindaram os presentes com um showcooking que teve como ingrediente principal a enguia, trabalhada e apresentada em inovadores moldes, culminando em novos pratos e modos de confecção.
 Já no dia 08 de Março, dia Internacional da mulher, toda a programação foi dedicada à mulher avieira, iniciando-se o conjunto de actividades com a sessão de boas vindas por parte da Sra. Presidente da Câmara Municipal, Ana Cristina Ribeiro, que enalteceu o papel das mulheres na vida diária e salientou o sofrido percurso de vida da mulher avieira.
 Seguiram-se momentos de dramatização, de poesia e de apresentações sob a mulher avieira, tendo a programação do dia terminado na Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos, com a inauguração da Exposição "Mulher Avieira" (patente ao público até final do mês no Centro de Interpretação do Cais da Vala, Salvaterra de Magos) e a Conferência "Mulher Avieira" realizada também na Biblioteca, ambas as iniciativas organizadas pela Câmara Municipal.
Na mesa que conduziu esta conferência estiveram a Sra. Presidente da Câmara Municipal, Ana Cristina Ribeiro, e os representantes do projecto de candidatura da cultura avieira a património nacional, João Serrano e Lurdes Véstia.

1 comentário:

Anónimo disse...

Será? Que o projecto que era para o Patacão vai para o Escorpim? Acho muito bem aí de certeza não há cheia nenhuma que corte o caminho para as visitas.Depois veremos quem paga a quem.Atenção isto é só uma pergunta.