.

.

.

.

terça-feira, 12 de março de 2013

Câmara convida produtores para exportarem melão

A Câmara Municipal de Alpiarça convida todos os produtores do Concelho interessados na eventual exportação de melão, meloa e melancia a participar numa reunião com os representantes de uma empresa inglesa de distribuição, a operar em Espanha, e que pretende vir a operar também a partir da nossa região.

Nesta reunião serão analisados, entre outros, os seguintes aspectos:
. variedades de melão, meloa e melancia a exportar;
. calibres; quantidades; embalamento; transportes; preços e pagamentos.
A reunião realiza-se no Auditório da Biblioteca Municipal de Alpiarça, no próximo dia 14 de Março (quinta-feira), pelas 14 horas.

14 comentários:

Anónimo disse...

Quem assume o pagamento aos agricultores? é o executivo?

Anónimo disse...

Felizmente que se começam a semear melões e melancias em Alpiarça . Em 2010, 2011 e 2012 , como todos sabem, a Camara Municipal foi impedida de fazer esta iniciativa . Já tinha os contactos do GRANDE CAPITAL para investir em Alpiarça ....mas nao havia quem quisesse dedicar--se a esta arte e os campos estavam abandonados . Por obra e Graca do espirito Santo , este ano existem finalmente agricultores em Apiarça e o Presidente Mário Pereira pode finalmente estar a lado do povo.

Ser ano de eleições é apenas uma coincidência que esse malandros dos Socialistas vão inventar !

Até porque , ao contrario do que se diz, nunca existiram Agricultores em Alpiarça e muito menos melão e melancia . Nestes últimos anos o executivo CDU concentrou--se , e bem, na criação da associação de produtores de ananás dos Acores e banana da Madeira .
Este executivo tem vistas largas ! Que sentido fazia ter uma feira do vinho , com projecção nacional e participação de empresas importadoras em Alpiarça, se por estas terras não se produz uma gota de tinto , nem tão pouco as nossas gentes sabem o que é a Jorna ou um aranhol?

Um forte aplauso para esta grande iniciativa do executivo da CDU que não se limita a escavacar a Casa Museu dos Patudos.

Força Camaradas

Anónimo disse...

Cuidado com estas empresas
- Formem uma organização de produtores ou associação para terem alguem no terreno e que fale a mesma lingua que os distribuidores

- peçam uma garantia bancária a favor da associação por um montante que permita salvaguardar os nossos interesses sem colocar em risco finaceiro a parceria com o distribuidor

- Utilizem os serviços juridicos da camara para os acessorar, é o mínimo que podem fazer

- Normalmente a exportação para os mercados do norte da europa é bastante exigente em termos normativos, nomeadamente ao nível da qualidade do produto, calibre e sacarose o que implica um controlo rigoroso no processo produtivo ( adubos, curas etc)

- Aproveitem e explorem outros mercados menos exigentes em termos legais (Angola por exemplo)

- Utilizem os serviços da Camara para garantir formação adequada e condições estruturantes a esta iniciativa.

- Utilizem a influencia/posição do Carlos Jorge para garantir apoio por parte da Caixa de Credito Agricola

É apenas um concelho amigo

Anónimo disse...

Que triste figura faz este executivo . Está em pânico e quer apresentar tudo á pressa e serem ter a mínima noção da realidade do sector . Alias, este executivo tem uma noção muito pequena de quase tudo.....menos de como controlar e destruir a vida de alguns funcionários da propria Camara .

Fazer á pressa e mal , faz-me lembrar aqueles alunos que andam na balda o ano inteiro e que depois , no fim do ano, á rasquinha, a copiar e com cabulas , tentam passar com nota mínima no exame final.

Este presidente até è professor , devia dar o exemplo .

Mas sr Professor Mário Pereira, é tarde demais para tentar , em 6 meses , mostrar que tem nota para passar depois de 3 anos de balda e más companhias . O Sr, melhor que ninguém , devia saber isso.

Anónimo disse...

Por intermédio da Càmara CDU, os agricultores, nunca venderam um tomate, um bago de milho, um litro de vinho, uma melancia ou um melão e agora a 6 meses das eleições armam-se em salvadores da pátria, que figura rídicula faz este executivo.

Anónimo disse...

Pelo que percebi, alguem quer exportar melão da nossa região. Acham que isto é mau? Não percebo estes comentários. Os melões ainda nem sequer estão semeados. Por isso acho que a tal empresa está a fazer as coisas com cabeça, tronco e membros. E se contactaram a Câmara o que queriam que a Câmara fizesse? que dissesse que os produtores de Alpiarça não estavam interessados? Francamente. Isto parece positivo. E se resultar tanto melhor para os nossos produtores.

Anónimo disse...

Se for por intermédio do Celestino Brasileiro que segundo dizem à boca cheia que deixou acabar com a Federação dos Produtores de Melão, está tudo dito.

De qualquer forma não é a Câmara que vai definir as regras do jogo ou do negócio.

Depende dos meloeiros e da empresa exportadora.

Mas pelo preço a que deve ser vendido o quilo do melão, está mesmo a ver-se que é mais um tiro de polvora seca.

Anónimo disse...

Lá estão outra vez a criticar coisas positivas que a câmara faz.

Anónimo disse...

A camara não faz, ou por outra, não fez, vieram ter com ela . . .

Porquê? Porque não existe nenhuma associação que represente os agricultores de Alpiarça

Cuidado com os destribuidores, grossistas e afins, há muito que os prazos de pagamento andam nos 180 dias

Estas coisas têm de ser bem ponderadas, pois não estamos a falar de grandes meloeiros, mas sim de pequenos produtores com 3 , 4 ou 5 hectares de duas culturas apenas (melão e melancia)

Não estou contra que se note, acho até que já vem atrasado, pois sempre disse que o festival do melão não era a Solução para os problemas dos meloeiros em Alpairça

boa sorte

Anónimo disse...

é preciso descaramento para a Cãmara chamar a si o comercio do melão em Alpiarça. Vê-se mesmo o tipo de meloeiros fracassados que nunca perceberam nada de agricultura ou projetos empresariais e que agora querem atirar areia para os olhos.
Eu vou lá para ver e quero que o Executivo me ensine a vender melão. Estou super-curiosa

Anónimo disse...

Não conheço Alpiarça e assim ainda menos vontade tenho de conhecer.

Anónimo disse...

ainda bem que não conheces. E olha que nestes 4 anos de governação comunista, a terra está pior que nunca

Anónimo disse...

Assim é que se vê como gostam da terra que os viu nascer, estes novos políticos cá do burgo. Só querem é usar-se dela, mais nada.

Anónimo disse...

O que eu não gosto é ler neste jornal online a dizerem mal uns dos outros com mentiras. Dizer as verdades sim é a critica construtiva,