.

.

.

.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

COMO SE TRATA DO NOSSO PATRIMÓNIO

No Ribatejo e Alentejo, a pintura das casas com cal ainda é um ritual que as mulheres mais idosas cumprem todos os anos, numa tentativa de "branquear" as paredes e colorir os dias passados nas Aldeias ("monte")e Vilas. 
 
 Impermeabilidade, repelente de insectos e isolante térmico são algumas das características da cal, que se revela ainda um género de pintura muito económico, utilizado com frequência nos núcleos urbanos do Sul da Europa e nos montes Alentejanos e vilas Ribatejanas.
 
Muitos Municípios promovem as campanhas da caiação, nós por cá (apesar de alguns defensores do referido ritual no passado recente) nunca se passou de promessas eleitorais ao longo de todos estes anos passados desde o 25 de Abril de 1974.
A fotografia do antigo Matadouro Municipal, hoje Canil Municipal, como também o consultório (em condições precárias) do Sr. Veterinário Municipal, e o 1º Depósito que abastecia a rede de  agua canalizada de Alpiarça. 
 As fotografias retratam o exemplo da Câmara Municipal.
 
Por: R.B

13 comentários:

Anónimo disse...

Não se preocupe que pelo que tenho visto, acredito que este executivo vai fazer ainda isso que gostaria de ver feito. Se não for neste mandato, é no próximo. Não pode é ser tudo de uma vez! Já reparou bem na dinâmica que a CDU está a impor em Alpiarça? É que até custa a acompanhar!

Anónimo disse...

Os matadores em Portugal foram fechadoss por ordem dos governos de portugal, nem todos os antigos matadores são propriede das camaras o de Alpiarça não sei.

Anónimo disse...

O matadouro é pertença da Junta de Freguesia de Alpiarça

Anónimo disse...

"Já reparou bem na dinâmica que a CDU está a impor em Alpiarça? É que até custa a acompanhar!". Só tenho mesmo uma resposta para isto: ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah

Anónimo disse...

Com utilização pelo municipio

Anónimo disse...

Em relação à risota do 10:56, eu também me rio. Ahahahahahahahah
Só que eu rio-me com razão. Rio-me da dor de cotovelo que para aí vai! Escreva o que eu lhe digo: A CDU é dinâmica, está à vista de todos (basta consultar este blog, se for leitor assíduo verá isso) e vai vencer outra vez!!! Agora ria-se mais um bocadinho, que isso são nervos.

Anónimo disse...

"A CDU é dinâmica, está à vista de todos (basta consultar este blog, se for leitor assíduo verá isso) e vai vencer outra vez". Volto só a ter só mesmo uma respostas para isso:ahahahahahahahahahahahaha

Anónimo disse...

Acredito que se a CDU fez tanto em 3 anos e num quadro difícil, o próximo mandato tambem não decepcionará os alpiarcenses. Por isso vou votar novamente CDU.

Anónimo disse...

Ó 14:12, obrigado por continuar a repetir as minhas afirmações! É que assim somos dois! Mas fica a dever um bocado à inteligência, não sei se está a ver!...

Anónimo disse...

Caro anónimo das 14:20, o que está a tentar demonstrar e fazer crer é algo que nem eu que sou ignorante já acredito.
A Cdu não tem qualquer capacidade para desenvolver Alpiarça nem outra terra qualquer.
O senhor se tiver oportunidade de ler o programa da sua CDU para os últimos 4 anos, irá com toda a certeza ficar espantado com a excelente capacidade que eles tiveram de fazer absolutamente nada do que lá estava.Por isso tenho de me despedir com mais um :ahahahahahahahahahah

Anónimo disse...

Mais vale despedir-se mesmo, 15:31! Pessoas derrotadas e derrotistas não fazem falta nenhuma à discussão.

Anónimo disse...

A casa ribatejana por excelência é singela, de andar chão, caiada de branco, com as cantarias das janelas e portas debruadas a ocre. É também comum encontrar esse debrum a vermelho-tijolo ou azul escuro. Comum também é que os telhados sejam geminados.
Como tal, eis exemplos do que se pode encontrar numa qualquer rua de uma aldeia ribatejana.
A Câmara Municipal, dá o exemplo.

Anónimo disse...

Pôe lhe cuspo na cara... que nivel tão baixo de debate e dizem-se você jovens , já viram a triste figura que estão fazer.Este debate era sobre o património acabam por andarem a rir uns dos outros. Ai Chico. Chico, tão mal acompanhado estás, nas regateiras em frente aos àguias lavando a roupa suja deles mesmo