O Presidente da empresa municipal ÁGUAS DO RIBATEJO EM, SA, Sousa Gomes inaugurou este sábado as obras do Sistema de Abastecimento de Água concluídas recentemente no concelho de Alpiarça e que custaram cerca de 5 Milhões de Euros.
A cerimónia de inauguração decorreu na nova Estação de Tratamento de Água e Estação Elevatória da Albufeira dos Patudos, junto às piscinas, perante dezenas de autarcas e populares do concelho e entidades convidadas.
O autarca de Almeirim, líder da ÁGUIAS DO RIBATEJO desde a sua fundação, realçou o investimento expressivo para melhorar a qualidade da água e garantir o abastecimento alternativo às populações em caso de falhas no sistema. “Alpiarça está hoje ao melhor nível europeu em abastecimento de água e tratamento de esgotos, com uma cobertura de qualidade a quase 100 por cento da população. Isto só foi possível porque a ÁGUAS DO RIBATEJO não é uma empresa deste ou daquele concelho, preocupa-se de igual forma com todos os concelhos, independentemente da sua dimensão e do peso que tem na estrutura acionista”, referiu.
O Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, realçou a importância destas obras para a melhoria da qualidade de vida da população. Mário Pereira emocionou-se quando saudou dois fundadores da empresa ÁGUAS DO RIBATEJO, Sousa Gomes e Sérgio Carrinho, presidentes dos Municípios de Almeirim e Chamusca, e agradeceu o empenho na criação e acompanhamento da empresa. “Com estas obras garantimos a eliminação do arsénio e do Manganês que tanto nos preocuparam e ficamos com um sistema de qualidade preparado para o futuro”, disse Mário Pereira reforçando que só com este modelo foi possível fazer tanto em tão pouco tempo.
O pacote de obras inauguradas incluiu:
· Reservatórios de Alpiarça e de Casalinho.
· Sistemas elevatórios (condutas elevatórias e grupos elevatórios):
· Ligação do novo Reservatório de Alpiarça para o Reservatório de Alpiarça - apoiado (existente);
· Ligação do Reservatório de Alpiarça para o Reservatórios de Casalinho e de Frade de Baixo.
· Reservatório de regularização da ETA e Estação Elevatória
· Posto de transformação de energia
Com este sistema integrado com uma origem de água comum, estão reunidas condições para assegurar o abastecimento com uma qualidade de excelência a praticamente toda a população do concelho com alternativas que asseguram o abastecimento durante 48 horas. Os reservatórios estão equipados com telegestão, que permite o controlo à distância dos reservatórios, e com geradores que alimentam os sistemas em caso de falha de energia.
Em simultâneo com as obras na rede de abastecimento decorre uma empreitada de saneamento em Alpiarça, Casalinho, Gouxaria e Frade de Cima no valor de 350.000 euros para encaminhar as águas residuais para a ETAR de Alpiarça que custou mais de 3 Milhões de Euros e serve também o concelho de Almeirim.
A ÁGUAS DO RIBATEJO já investiu cerca de 8 Milhões de Euros no concelho de Alpiarça (abastecimento e saneamento), onde servimos um universo de 8000 consumidores/utilizadores.
Estes investimentos foram financiados pela União Europeia, mas só foram possíveis devido a um enorme esforço financeiro da empresa suportado com as receitas das faturas dos 76000 clientes da ÁGUAS DO RIBATEJO nos sete municípios.
De realçar a forte solidariedade existente entre os autarcas dos sete municípios que aprovaram o plano de investimentos já concretizado no valor de 70 Milhões de Euros.
3 comentários:
Ainda bem que o Presidente se emociona ao saudar uma iniciativa que os seus camaradas tentaram a todo o custo travar. A empresa Águas do Ribatejo nunca foi bem aceite pelos comunistas na oposição. E agora como seria? E o investimento, quem o faria? A falta de visão de futuro foi sempre a pedra de toque dos camardas, que só olham para o próprio umbigo.
Afinal sempre foi no mandato da CDU que se resolveu o problema da falta de qualidade da água no concelho. Fico feliz por isso. Quando há razões para dizer bem, temos que dizer bem. Aliás, tenho sido surpreendido positivamente por este executivo. Se continuarem a trabalhar assim, não me restam dúvidas...
Estão a aldrabar quem? quem resolveu o problema da água não fui a Câmara Municipal mas sim a Empresa Águas do Ribatejo, a equipa da CDU não teria nunca capacidade e competência para resolver este assunto, como toda a gente sabe.
Enviar um comentário