.

.

.

.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Segurança social sem dinheiro para casos de carência grave

 O Instituto de Segurança Social não tem dinheiro para dar a pessoas que estejam numa situação de grave carência. A promessa é que a falha seja resolvida ainda esta semana, mas a verba pode chegar a quem precisa só no final de fevereiro.

Segundo o Jornal Público, presume-se que sejam milhares os afetados pela falta de verba da Segurança Social para casos de emergência. Podem recorrer a este apoio as pessoas com um rendimento per capita inferior ao valor da pensão social (189,52 euros).

Para ter acesso é necessário que um técnico do serviço social recolha informação, trace o diagnóstico e, por fim, faça o pedido. Os apoios podem ser para gastos pontuais (como um par de óculos ou uma prótese dentária) ou continuados (como alimentos, medicamentos, passes ou rendas).

Em dezembro não foi possível inscrever pedidos no sistema informático porque não havia dinheiro. O reforço da verba da ação social deveria chegar no início deste ano, só que quase ninguém recebeu os subsídios eventuais de janeiro.

A assessora do conselho diretivo do Instituto de Segurança Social assegurou que as situações mais urgentes estão a ser atendidas. O problema é que os pedidos levam semanas a ser processados.

Sem comentários: