ONU DESAFIA JOVENS A CRIAR UM FUTURO SUSTENTÁVEL ATRAVÉS DA MÚSICA
2012 vai pôr jovens de todo o mundo a criar músicas a pensar num futuro sustentável e criativo. Duas bandas portuguesas podem ser escolhidas para ir ao Rio de Janeiro marcar presença na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.
Chama-se Rio+20 Global Youth Music Contest e é um concurso de música à escala global que visa encorajar os jovens até aos 30 anos a pensar o Futuro da Terra a partir da música. Até 18 de março, os participantes vão criar os temas a concurso e convidar toda a sociedade a pensar o futuro. A iniciativa surge enquadrada no programa das Conferências das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável Rio +20, que se realiza de 20 a 22 de junho de 2012, no Brasil, no ano em que se celebra o 20.º aniversário da Conferência do Rio de 1992.
Foi para “juntar as mensagens musicais de todo o mundo, explorando soluções para o desenvolvimento sustentável” que nasceu o concurso, cujo arranque em Portugal está marcado para dia 11 de janeiro. Os participantes, quer a título individual, quer em grupo, são convidados a criar músicas relacionadas com questões problemáticas que estarão em foco na Conferência Rio+20, como o Emprego, a Energia, as Cidades, a Alimentação, a Água, os Oceanos e Desastres, e ainda, em alternativa ou cumulativamente, a relacioná-las com os dois temas quentes da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente a “economia verde” no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e o Quadro Institucional para o Desenvolvimento Sustentável.
O concurso está aberto a duas faixas etárias: até aos 14 anos e dos 15 aos 30. Serão identificados vencedores nacionais, regionais e globais. Os vencedores portugueses atuarão no congresso EcoSaldo, organizado pela Quercus em Abril. Os vencedores regionais (correspondendo cada Região a um Continente) atuarão na Rio+20 Global Youth Music Contest Gala Night As bandas, cantores ou grupos vencedores a nível mundial atuarão no Rio de Janeiro, em Junho deste ano, aquando da Conferência Rio+20.
O concurso é organizado internacionalmente pela IAAI – International Association for the Advancement or Innovative Approaches to Global Challenges – e beneficia, em Portugal, do Alto Patrocínio do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, bem como do apoio da Agência Portuguesa do Ambiente e do CNADS. A Tempus, que organiza o concurso a nível nacional, tem como parceiros a Quercus, a rede Eco-Escolas, a CulturePrint e a Colaboração.
Mais informações sobre esta iniciativa estão disponíveis para consulta em http://tempusportugal.com/ ou na página do Facebook “Rio+20 Portugal”.
Sem comentários:
Enviar um comentário