.

.

.

.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Breve Apontamento Sobre o Fenómeno Migratório Recente.

O que estamos a assistir em Alpiarça e um pouco por todo o lado, é um fenómeno que pouca gente ( incluindo a classe política) parece querer ver.
Iremos apenas falar dos migrantes que mais parecem preocupar as populações, talvez até pela sua difícil integração no meio cultural, económico e social local.
Trata-se de uma nova diáspora, das muitas ao longo da história por todo o mundo, de ciganos. Desta vez a partir da Roménia bem como de toda a península dos Balcãs, que (re)iniciou nos anos 90 e tem vindo a varrer toda a Europa Ocidental, embora “empurrados” pelos governos dos países por onde passam e têm tentado fixar-se, conforme tem sido largamente difundido, pelos meios de comunicação.
Aparecem neste fluxo migratório misturados com outros povos que igualmente procuram o seu Eldorado. Só que as culturas de cada povo, são naturalmente distintas. E a cultura cigana pela sua originalidade e “modus vivendi “ da sua gente, é bem conhecida em todo mundo. Chocando até com outras culturas, ao ponto de criar graves confrontos e verdadeiros quebra-cabeças a governos de todo o mundo. Foi assim desde sempre, passando por monarquias e repúblicas.
Portugal, país de sol e gente hospitaleira, situado na parte mais ocidental da Europa e com a barreira física do Oceano Atlântico, tem sido fim de linha e local paradisíaco para a fixação deste povo com cultura própria e sangue nómada a correr-lhes nas veias.
Será que Portugal tem condições conjunturais, económicas e outras, neste momento para acolher mais este povo que está a chegar em quantidades verdadeiramente assustadoras?
Será que existe alguém a controlar este fluxo migratório? É que mesmo havendo o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) pelo lado de Espanha ninguém controla ninguém.
É a pergunta que se coloca e que os políticos evitam responder.
Eles, lá sabem porquê.PS: Não venham os tais moralistas do costume, como é seu timbre, acusar-nos também de “xenofobia” e outros mimos. Era o que faltava.
Por: F.Soares

2 comentários:

Anónimo disse...

Considero que este escrito do sr. Soares vem trazer alguma luz à polémica que se instalou ultimamente em Alpiarça quanto à migração e justa preocupação da população local. Polémica que parece estar a confundir muita gente, inclusivamente alguns políticos e pseudo-políticos da nossa praça.
Algumas pessoas têm acusado autores e comentadores, de serem isto e aquilo, afinal sem qualquer razão aparente. Basta conhecer um pouco da história e os anseios de sempre dos povos de todo o mundo.
E não venham colocar "letreiros" sem sentido, em pessoas que apenas manifestaram a sua opinião.
Isso é intelectualmente desonesto.

Xico Frade

Anónimo disse...

Senhor Soares percebemos o seu texto e o que escreveu entre linhas.
A justiça foi despoletada, apesar de tudo.

Os nossos agradecimentos.