.

.

.

.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Alpiarça adere à Hora do Planeta

O município de Alpiarça decidiu aderir à Hora do Planeta que este ano se realiza a 26 de Março. Entre as 20h30 e as 21h30 a autarquia vai desligar as luzes do edifício dos paços do concelho e outros edifícios. Além disso, o executivo municipal compromete-se em tentar convencer os seus munícipes e entidades do concelho a aderirem a esta causa.
Segundo o presidente da Câmara de Alpiarça, Mário Pereira (CDU), esta é uma operação simbólica de chamada de atenção para o excessivo consumo energético no planeta. Em 2010, 24 cidades e duas vilas portuguesas participaram na iniciativa. Tomar, Almeirim e Coruche foram as localidades da região que participaram no ano passado.

1 comentário:

Anónimo disse...

Viva a hipocrisia...
Em vez de um acto simbolico porque não faze-lo todos os dias. E em Alpiarça alguns exemplos:
- alguem consegue explicar porque estão as luzes do corredor câmara acessas durante o dia? (pelo menos a semana passada estavam)
- porque se ilumina a fachada da câmara, na rua principal?
- um projector enorme ligado, durante o dia, apontado para a entrada da câmara? (pelo menos a semana passada estava)
- porque não desligar as luzes da barragem, depois de determinada hora?
- também porque não mudar as iluminarias públicas para outro sistema se iluminação mais ecológico, ou será que a troca de lâmpadas apenas serviu para o faz de conta?
- depois de determinada hora, ao invés de haver todas as iluminarias de uma rua acesa, porque não de modo alternado: uma ligada, a segunte desligada, a seguinte ligada, e por ai adiante? E aplicar o mesmo aos outros espaços públicos.
- para que serve rotundas e retundinhas, praças e pracinhas com repuxos e outros efeitos luminosos?
- e também porque não, criar-se uma taxa, ou se esta existir aumenta-la, para dissuadir o comércio da utilizaçao de reclamos luminosos?
- para que serve as luzes, da iluminaria pública, na EN 118 entre a Gouxaria e Vale Peixe?
E por ai adiante.
Calro que iram agora aparecer os "velhos do restelo" com a mesma ladainha: - queremos iluminuação pública para aumentar a segurança - tretas, segurança tem-se com forças policiais, próximas da populações e que respondem em tempo quando solicitadas e não aparecerem quando o pó já assentou.
Pronto, pequenos reparos que se executados valeram muito mais que qualquer campanha hipocrita que se diz querer salvar o planeta.