Taxa de cumprimento é de 98,95% num universo de 8500 análises
A percentagem de incumprimento dos critérios de qualidade da água para consumo humano na ÁGUAS DO RIBATEJO rondou 1,05 %, num universo de 8500 análises, no ano de 2010. Uma melhoria significativa em relação ao ano anterior (1,52 %). O objectivo para 2011 é colocar os índices de incumprimento abaixo de 1%, traduzindo parâmetros de excelência em relação à água que distribuímos para abastecer 110 mil consumidores dos Municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche e Salvaterra de Magos.
A ÁGUAS DO RIBATEJO dispõe de um laboratório de processo, instalado na sua sede em Salvaterra de Magos, onde analisa diariamente a qualidade da Água.
Todavia, o controlo minucioso da qualidade da água que distribuímos é assegurado por um laboratório externo acreditado pelo Instituto Português de Acreditação para levar a cabo um Programa de Controlo da Qualidade da Água, aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) para avaliar e demonstrar a conformidade dos requisitos de qualidade estabelecidos por lei (DL 306/2007) para a água utilizada para consumo humano na torneira do consumidor.
O laboratório contratado pela ÁGUAS DO RIBATEJO realizou uma média 35 análises diárias durante o ano de 2010, tendo verificado um índice de cumprimento de 98,95 %.
Informamos que, de acordo com a legislação, os resultados das análises da qualidade da água são disponibilizadas à Autoridade de Saúde, não se tendo registado nenhuma situação que pudesse colocar em risco a saúde pública.
A ÁGUAS DO RIBATEJO disponibiliza os relatórios trimestrais com os resultados do controlo da qualidade da água a todas as entidades e aos seus consumidores no sítio www.aguasdoribatejo.com, no item QUALIDADE. A apresentação é feita em cada um dos seis municípios que integram a empresa intermunicipal.
Com o objectivo de reforçar a qualidade do abastecimento de água estão em curso investimentos de dezenas de milhares de euros que se traduzem na construção de novos reservatórios, estações elevatórias, pontos de entrega, furos e dezenas de quilómetros de condutas adutoras. Em simultâneo foi feita a limpeza e higienização em cerca de 70 reservatórios com intervenções que garantem uma melhoria significativa no seu funcionamento.
A ÁGUAS DO RIBATEJO está a instalar também o sistema de telegestão que permite controlar à distância o funcionamento dos sistemas e detectar na hora anomalias. Esta inovação permite reduzir as perdas de água, reduzir os custos com energia, com pessoal e com deslocações. A telegestão minimiza os tempos de suspensão no abastecimento e optimiza o funcionamento dos equipamentos.
A empresa pretende ainda reduzir em 30 por cento os pontos de captação, eliminando os de menor qualidade. Uma redução que vai permitir baixar os custos de manutenção sem prejuízo para a qualidade do abastecimento.
Nas campanhas de sensibilização que a ÁGUAS DO RIBATEJO tem feito em parceria com a DECO e com a QUERCUS, junto das escola e das Universidades Seniores, temos apelado para que as crianças e adultos bebam água da torneira sem receios porque para além de ser uma água de elevada qualidade, é mais económica.
Nas várias iniciativas promovidas pela ÁGUAS DO RIBATEJO e pelos municípios integrantes, as garrafas de água deram lugar aos jarros e aos copos, incluindo nas cerimónias oficiais com representantes do Governo.
Desta forma, pretendemos transmitir a confiança que temos na qualidade da água que distribuímos, uma confiança assente no rigoroso controlo que fazemos diariamente e atestada por entidades credíveis e independentes.
Sem comentários:
Enviar um comentário