.

.

.

.

sábado, 2 de janeiro de 2010

A Águas do Ribatejo investiu 20 milhões de euros no ano de 2009 e em 2010 vai investir 45 milhões de euros.

Na construção e manutenção dos sistemas de abastecimento de água e de tratamento das águas residuais. No novo ano de 2010, iremos investir 45 milhões de euros.

A AR é uma empresa em que os únicos accionistas são os seis municípios que integram a sociedade que não tem fins lucrativos. AAR apresenta um tarifário social para famílias com dificuldades económicas e um tarifário familiar para agregados com mais de quatro elementos e pratica o tarifário mais baixo da região e um dos mais baixos do país.

Por outro lado, vamos intensificar o combate à fraude (ligações sem contador ou com contadores bloqueados) e ao desperdício, seguindo o princípio de que se todos pagarem a água, que realmente consomem, o preço pago por cada um será mais justo.

As receitas provenientes da facturação do consumo de água e das taxas de saneamento destinam-se a co-financiar as obras previstas para os seis municípios accionistas, no valor de 80 milhões de euros e cuja execução irá decorrer até 2012..

No plano de investimentos para 2010 destaca-se as obras no subsistema de abastecimento de água em Benavente, Coutada Velha e Samora Correia no valor de seis milhões de euros e no subsistema de abastecimento de água de Alpiarça, Frade de Cima e Fazendas de Almeirim no valor de 2,8 milhões de euros. Estas intervenções

começam no primeiro trimestre de 2010 e têm um prazo de conclusão de sete meses.

No início do novo ano avançam as obras da Etar de Várzea Fresca em Foros de Salvaterra de Magos (850 mil euros) e da rede de saneamento de Foros de Coruche (dois milhões de euros). Ainda no concelho de Coruche, concluídas as obras da Etar e do emissário (mais de dois milhões de euros), seguem-se as estações da Zona Industrial de Monte da Barca, Couço e Branca e a ampliação das respectivas redes de saneamento.


No Granho, Salvaterra de Magos, já está a funcioonar o novo reservatório elevado (250 mil euros) e está a avançar a ETAR, seguindo-se a construção da rede de saneamento numa obra orçada em mais de um milhão de euros.

Em Almeirim e Alpiarça estão em análise as propostas para o lançamento da obra das redes de saneamento que avançam no primeiro trimestre de 2010. Na Chamusca vamos adjudicar a construção das redes de saneamento e das estações de tratamento de águas residuais de Salvador/Parreira e Chouto/Gaviãozinho.

Recordamos que este ano entraram em funcionamento as estações de tratamento de águas residuais de Esteveira em Samora Correia, Foros de Salvaterra e Glória do Ribatejo. Concluímos também a conduta adutora e reservatório do Eco parque do Relvão (Chamusca) e as redes de saneamento de Paços Negros e Foros de Benfica (Almeirim).

Na área do atendimento melhorámos os nossos serviços na sede e nas unidades de atendimento local num esforço que continuaremos em 2010 com a abertura de instalações próprias em Salvaterra de Magos e da nova loja em Benavente previstas para o primeiro trimestre. Iremos também criar uma loja virtual no sítio da AR em http://www.aguasdoribatejo.com/que está em fase de conclusão.

As obras previstas para 2010 nos seis municípios representam investimentos superiores a 45 milhões de euros e vão permitir criar dezenas de novos postos de trabalho e dar um contributo significativo para o desenvolvimento das economias locais e para a melhoria da qualidade do ambiente.

Com a ajuda de todos. Estamos a construir o futuro

Sem comentários: