Aconselharam-me a ir pessoalmente à Junta de Freguesia saber se esta entidade deu ou não “cabazes de natal aos carenciados”.
Mas porque razão deveria me deslocar à junta para saber aquilo que é privado, quando a própria junta não divulga o que é público?
Aconselharam-me a escrever para lá a fim de saber aquilo que pretendia saber. Mas como fazê-lo se os eleitos já tomaram posse há quase três meses e ainda não se dignaram actualizar o site oficiial como colocar um endereço electrónico à disposição de pessoas como eu que se preocupam em saber determinadas coisas?
Eu, até sou uma pessoa que não gosto de andar neste tipo de “casas” porque carga de água, ser “obrigado” a deslocar-me às mesmas para saber aquilo que posso ler ou ver de outras formas.
Como poderei me deslocar à Câmara ou Junta de Freguesia para saber «isto ou aquilo» quando nos blogues alpiarcenses são lançadas dúvidas da população, algumas com gravidade, e ninguém (Câmara ou Junta) as explica, como tudo fosse mentira e estivesse bem?
Se para estes novos meios de comunicação, tem estas atitudes como os ignora quanto mais para mim, modesto cidadão?
Ainda me mandavam era rezar para outra paróquia.
Leio noticias e alertas na informação local e ainda não vi (salvo uma excepção) qualquer desmentido ou esclarecimento. Como tal, o que dizem e é publicado, deve ser verdade, porque na minha terra ensinaram-me quem cala consente.
Que o diga o comentarista “Almeirante” que tanto quer saber das coisas como eu e ninguém lhe liga.
Afinal começo a ter duvida e a deixar de acreditar em certas pessoas e organismos que levam meses para actualizar os seus meios de informação e que ignoram ou criticam quem não compreende os seus métodos de trabalho?
Como já alguém por aqui disse: «mudaram as pessoas mas tudo continua na mesma».
Duvidas começo a não ter dos nossos serviços públicos, que para sabermos qualquer coisa temos que nos deslocar à sede dos locais, quando poderíamos saber tudo por via da Internet.
Será assim tão difícil acompanhar as novas tecnologias, informando a população de tudo o que fazem e decidem sem nos obrigar a ter que andar ao frio e à chuva para sabermos qualquer coisa?
Tanto criticaram Rosa do Céu e Vanda Nunes de não publicarem as actas no sistema virtual para agora estes autarcas fazerem a mesma coisa, porque nem no site da Câmara nem da Junta de Freguesia as mesmas estão publicadas e muito menos actualizadas.
Se queremos saber algumas coisas, só o poderemos fazer, lendo alguns jornais da região ou alguns blogues locais para sabermos o que é deliberado, quando na verdade, a preocupação primordial destes organismos deveria ser o publicar aquilo que os outros (jornal e blogues) sabem primeiro.
Actualizem-se e modernizem-se com os tempos modernos senhores autarcas, porque bem precisam.
Bem criam “gabinetes de apoio e gabinete de comunicações” para depois não funcionarem da melhor maneira
Haverá assim tanta falta de entendidos na área de informática ou a Câmara e Junta de Freguesia tem falta de especialistas na matéria.
Por: V. Vicente
NR: "Jornal Alpiarcense" está plenamente de acordo com este colaborador. Adiantamos ainda que: quer o executivo da Câmara quer da Junta de Freguesia esquecem-se de que temos centenas de leitores no estrangeiro que aguardam noticias diárias da sua terra. "Notas de Informação" por parte da autarquia é coisa rara que recebemos e por parte da Junta de Freguesia então nem se fala pela simples razão de que nos ignoram. A existência dos gabinetes que o colaborador menciona mais não são do que nomes pomposos porque na prática funcionam mal e nem sequer nos respondem para que possamos esclarecer nas devidas condições os nossos leitores.
Ao contrário de outros orgãos autárquicos da região que nos enchem todos os dias a nossa caixa de correio com a mais diversa informação, o mesmo não podemos dizer da Câmara e Junta de Freguesia.
De qualquer maneira vamos tentando fazer o melhor para que a informação actualizada não falte aos nossos leitores, especialmente para aqueles que nos visitam diáriamente no estrangeiro.
O Administrador
2 comentários:
A presidente da Junta de Freguesia não é formada em Comunicação Social?
De facto a Presidente da Junta é formada em Comunicação Social, mas está lá como Presidente e não como técnica de comunicação.
Ainda que os blogues sejam efectivamente visitados por muitos, não deixam de ser particulares, não são comunicação social, as pessoas que neles escrevem servem-se deste meio como ajuste de contas, muitas vezes pessoais, comprazem-se no mexerico e na intriga, no maldizer crónico, que não trazem ideias, raramente se identificam (o que se entende pelas razões acima invocadas...).
Existem neste país fora centenas de blogues de nomes conhecidos na praça pública com efectiva qualidade de discussão e nenhum deles reclama do governo (?!) ou das Câmaras Municipais (?!) uma informação de decisões oficiais, aliás estas Instituições têm os seus próprios sites informativos.
No caso da Junta, está efectivamente atrasado, mas seguramente irá ser actualizado.
Confunde-me a falta de senso de quem não compreende que o que se publica nos blogues são opiniões pessoais de quem os visita, não são meios de comunicação social. Sejamos humildes e não queiramos ser maiores do que o nosso tamanho.
Voltando à "questão" (o dos cabazes) que tanto intriga o comentarista, mais uma vez representa a mesquinhez no seu pior. Se realmente estivesse interessado em estar informado e questionar honestamente o Executivo (e não só a Presidente) teria comparecido à Assembleia de Freguesia (decorreu no dia 28 de Dezembro) onde o público tem o seu espaço de intervenção pública e onde se pode pronunciar sobre qualquer assunto. Mas aí tinha que dar a cara o que não dá jeito, não é verdade?
A má-fé não tem solução.
Enviar um comentário