.

.

.

.

sábado, 2 de janeiro de 2010

DIREITO DE RESPOSTA

Sou o autor de: "Os senhores autarcas devem-se actualizar com os tempos modernos, porque bem precisam."

Reporto-me ao último comentário publicado e vindo de um leitor/a sobre o meu texto porque me fez rir, já que grande parte dos opinadores que vem para os blogues criticar este e aquele, acabam por ser uns hipócritas.

Criticam tudo e todos que escrevem sobre o anonimato mas acabam por fazer como aqueles que tantos criticam: escrevem também sobre anonimato e logo perdem todo o direito de falar dos outros quando deviam olhar para eles próprios.

Mas vamos aos factos:

Diz o/a comentarista que escreveu sobre anonimato que «de facto a Presidente da Junta é formada em Comunicação Social». Nunca coloquei em causa tal licenciatura.

Afirma também que: «os blogues sejam efectivamente visitados por muitos, não deixam de ser particulares, não são comunicação social». Nesta questão o/a comentarista não considerar os blogues como meio de comunicação apenas me resta dizer-lhe que o senhor/a percebe tanto de comunicação social como eu percebo de lagares de azeite ou então deve ter tirado algum curso de jornalismo por correspondência.

Quanto ao dizer que os comentaristas «servem-se deste meio como ajuste de contas, muitas vezes pessoais, comprazem-se no mexerico e na intriga, no maldizer crónico, que não trazem ideias, raramente se identificam (o que se entende pelas razões acima invocadas...» não deixa de ter um certa razão e em parte estou de acordo consigo.

No entanto, saliento-lhe que como tudo na vida, há coisas boas e coisas más: há jornais impressos que não prestam para nada e outros que são uma referência. Cabe ao leitor saber destrinçar o bom do mau como eu sei ler num comentário o bom que ele possa ter ou a veracidade dos temas, quanto aos outros, simplesmente não os leio.

Agora o caro/a comentarista meter tudo no mesmo saco…é hipocrisia como hipócrita sou eu quando digo aos meus patrícios que sou militante do CDS quando todos os dias leio o “Avante” e até vou todas as noites tomar a “Bica” ao Bar do PCP.

Quando diz que: «existem neste país fora centenas de blogues de nomes conhecidos na praça pública com efectiva qualidade de discussão» reafirma aquilo que disse atrás. Afinal o/a comentarista reconhece que «por este país fora blogues de nomes conhecidos com efectiva qualidades de discussão». Afinal sempre há blogues que merecem alguma credibilidade e são referência.

O senhor/a comentarista afirmar de que o site da Junta «está efectivamente atrasado, mas seguramente irá ser actualizado» o senhor/a não tem credibilidade alguma porquanto escreveu sobre o anonimato, logo: não tem poderes e muto menos procuração para responder pelo executivo da Junta. Como tal, boa altura para estar calado e deixar de responder e defender quem foi eleito pela população.

Partindo do principio que o senhor/a tenha informações secretas do executivo, a ser verdade, é da competência dos eleitos publicar um esclarecimento sobre aquilo que o senhor/a afirma.

Quanto à última questão dos cabazes «que tanto intriga o comentarista, mais uma vez representa a mesquinhez no seu pior» o senhor/a está totalmente enganado, porque mais uma vez responde por quem não lhe deu autorização nenhuma para tal.

Os meios de comunicação social têm por papel fundamental: dar e divulgar noticia. Se algum visado/o entender que não está correcta, tem todo o direito de esclarecer que a “noticia” não corresponde à verdade (como eu estou fazendo).

E sobre o “mesquinho” querer questionar o executivo pessoalmente e não o fazer, é uma questão que está fora do meu alcance, como lhe acrescento que: como modesto cidadão não tenho que me dirigir à Junta de Freguesia ou outro qualquer órgão autárquico para saber o quer que seja pela simples razão de que a Junta de Freguesia e Câmara Municipal são órgãos institucionais, competindo-lhes assim informar a população nos meios de comunicação social.

Se entendem considerar os blogues como o antigo e clandestino “Avante” então deixamos de viver numa democracia para passarmos a viver numa sociedade absoluta em que temos que andar a entrar e a sair da porta da Junta de Freguesia para sabermos se o que «foi publicado no “Blogue X ou Y” é mesmo verdade visto que as excelências não se dignam a esclarecer as duvidas publicadas e para sabermos as verdade temos que deslocar à sede social do dito órgão, que quer queiramos quer não, temos que ver os «lindos olhos» de quem lá está ou manda quando na verdade eu até nem gostos deles/as.

Quem lhe disse que: «se estivesse interessado em estar informado e questionar honestamente o Executivo (e não só a Presidente) teria comparecido à Assembleia de Freguesia» desengane-se porque eu não tenho que ir frequentemente ver os ditos cujos mas sim ser informados por eles, nem que seja por simples edital.

Quanto à sua última frase em que afirma: «mas aí tinha que dar a cara o que não dá jeito, não é verdade?» o senhor/a comentarista está redondamente enganado porque quem não é capaz de dar a cara são aqueles que o senhor/a tanto defende.

Eles/as é que não são capazes de esclarecer ou desmentir aquilo que foi publicado.

Pergunto-lhe: qual o problema de a Junta de Freguesia publicar um esclarecimento neste blogue ou noutro qualquer?

Serão os Blogues assim tão repugnantes?

Mas olhe quando foi da “Campanha Eleitoral” os que agora querem obrigar as pessoas a ir lá saber o que precisam de saber, souberam usar os blogues para os usar a proveito deles e, de que maneira.

Alguns (daqueles que agora tanto agora acusam os blogues e lhes recusam dar noticias) até consideraram os blogues do burgo como um «óptimo meio de comunicação» que os beneficiou imenso.

Tem duvidas?

Termino, usando as suas palavras finais: «A má-fé não tem solução».

Por: V.Vicente

4 comentários:

Anónimo disse...

Este articulista, escreveu, escreveu, fez-me perder cinco minutos do meu precioso tempo. Pois fui lendo na espectativa de encontar algo de interessante. Mas não. Só lavar de roupa suja. Podia ter dito tudo num quarto das linhas escritas.
Chamo a isto, peessoas que não tem mais nada para fazer. Entretem a escrever balelas, sem qualquer interesse, e algumas frases bem causticas.
Dou-lhe um conselho: aproveite esta quadra de festas e boas intenções, para ficar bem com a sua consciência.
Feliz 2010

Anónimo disse...

Como a sua resposta não tem pés nem cabeça bem me apetecia não responder, mas como é sábado e amanhã não vou trabalhar não resisto à tentação.
Se não me identifico, não é porque tenho problemas em assumir posições, mas porque me recuso a alimentar o mexerico politiqueiro como o senhor gosta. E infelizmente os poucos que já se identificaram, receberam um chorrilho de insultos pessoais que são incomodativos quer para as suas famílias quer no contexto profissional. E por respeito por mim própria não me sujeito a este tipo de comportamento.
Gosto de ler e participar em blogues, uns mais interessantes do que outros, mas continuo a afirmar, em toda a minha ignorância sobre comunicação social, que são sobretudo meios de discussão particular sobre assuntos diversos. Quanto ao vocabulário – “Serão os Blogues assim tão repugnantes?” – não é minha linguagem, mas a sua.
Não sei se percebo ou não de comunicação social, mas sempre soube estar informada e para isso não preciso de nenhum curso de coisíssima nenhuma, basta a curiosidade e a vontade de descobrir.
Eu não respondo por ninguém, dou a minha opinião e tenho direito a ela sem, para isso, insultar ninguém. Nunca pautei o meu comportamento por ódios, nem sectarismo visceral, muito menos insultar pessoas só porque pensam de maneira diferente da minha. Fui educada na diferença e na tolerância e assim eduquei os meus filhos. Ter coragem e convicções não dá o direito de vilipendiar seja quem for, muito menos por discordar de mim.
Sempre fui e vou a Assembleias de Freguesia e Municipais, onde estão representados todos os partidos que elegeram membros, com executivos diferentes, não para “visitar” seja quem for (segundo o seu vocabulário de entendido em comunicação “os ditos cujos”; “os «lindos olhos» de quem lá está ou manda quando na verdade eu até nem gostos deles/as”), mas para ouvir as diferentes posições assumidas e intervir se me apetecer. É por isso que elas são públicas, isto é dirigidas à população. O exercício da cidadania, em meu entender, não se esgota nem no voto, nem em “mandar bocas” em blogues ou cafés.
Já agora, ainda que “não goste dos lindos olhos de quem lá está”, não esqueça de que foram eleitos democraticamente pelo povo de Alpiarça e contra factos não há argumentos. Tem quatro anos para avaliar se “gosta” ou não, por ora parece-me cedo para o fazer sem preconceitos.
Quanto ao seu problema com o PCP, a leitura do Avante e o bar do PCP não sei qual é e não me parece que represente uma notícia importante para os alpiarcenses.
Bem haja!

Anónimo disse...

Estes comenataristas são um espectáculo. Enviam comentários, escrevem balelas, rodeiam a questão, usam frases causticas e como defensores do regime que são, nenhum é capaz de apresentar argumentos válidos para desmntir o articulista quanto à falta de informação institucional.
Estes defensores do regime acusam tanto os comentadores anónimos para utilizarem o mesmo sistema, o anonimato
EStá concluido: são todos cá umas praças.....
SE eu mandasse, acabava era com os comentários anónimos

Anónimo disse...

Eles são defensores do regime agora enquanto o tacho ferve... deixe lá, meu caro o gás acabar...vai ver o que são tachos com buracos.
Eles falam, falam, falam mas não dizem nada... estes comentaristas é claro... é preciso separar o trigo do joio...
Ainda se fizessem alguma coisa para mudar! (eles) mas nem isso!