.

.

.

.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Oito pessoas morreram este ano na ligação Porto Alto-Alcochete

O despiste de uma carrinha contra uma árvore causou dois mortos e dois feridos graves na manhã de segunda-feira, 10 de Agosto, na EN 118 que liga Porto Alto a Alcochete. O acidente ocorreu entre o Campo de Tiro e a ponte das Enguias, junto à Herdade de Camarate, em Samora Correia. O local é referenciado como ponto negro na região. Neste troço de 20 quilómetros entre Porto Alto e Alcochete já morreram, pelo menos, oito pessoas este ano e o número de vítimas mortais é superior a duas dezenas nos últimos dez anos.
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Samora Correia, Miguel Duarte Cardia, que é também coordenador da Protecção Civil Municipal de Benavente não se cansa de alertar as autoridades para a necessidade de estudar as causas dos acidentes e introduzir mais medidas preventivas que reduzam o número de acidentes graves.
Na operação de socorro de segunda-feira estiveram os Bombeiros Voluntários de Samora Correia e de Alcochete e uma equipa da viatura médica do INEM que ainda tentou reanimar as vítimas, mas sem sucesso. Maria Azevedo, de 59 anos, e Juvenal Lameira, de 60 residiam no concelho de Santa Maria da Feira e iam visitar familiares em Palmela. O condutor da carrinha-uma Mitsubishi de transporte de passageiros e mercadorias-e outro ocupante ficaram feridos com gravidade e, à hora do fecho desta edição, estavam internados nos hospitais de São José em Lisboa e Vila Franca de Xira.
Na lista das vítimas mortais desta estrada, que tem uma recta de mais de 13 quilómetros sem bermas que permitam o desvio das viaturas em caso de uma ultrapassagem mal calculada, está uma mulher de 32 anos que morreu em Fevereiro quando colidiu com um camião junto à ponte das enguias, no limite das freguesias de Samora Correia e Alcochete.
No mesmo local onde, no dia 24 de Junho, um autocarro da Câmara Municipal de Benavente que transportava cerca de 30 crianças colidiu com um camião. Deste acidente resultaram ferimentos ligeiros em oito crianças e no motorista.
Pior sorte teve um homem de 43 anos, morador em Alpiarça, que morreu e outro que ficou ferido com gravidade na manhã de 15 de Janeiro, na sequência do despiste de um camião junto do entroncamento do Campo de Tiro de Alcochete, em Samora Correia. A morte aconteceu a escassos metros onde faleceu o actor Francisco Adam, ‘Dino’ dos Morangos com Açúcar, após um despiste em Abril de 2006. Um amigo ficou ferido com gravidade e morreu dias depois.
Outro acidente entre duas viaturas ligeiras e um pesado causou três vítimas mortais em Março deste ano. O acidente terá tido origem numa ultrapassagem de um dos ligeiros ao pesado, o que originou um embate frontal com outra viatura ligeira. Em Julho, um condutor de um ligeiro morreu após uma colisão com um autocarro, próximo do local do acidente de segunda-feira.
Segundo as autoridades, “este é um local onde ocorrem muitos acidentes graves devido ao desrespeito pelas normas de segurança”. Uma das causas mais comuns é o excesso de velocidade e as ultrapassagens mal calculadas. A EN 118 tem ligação ao IC32 (Alcochete-Barreiro) que tem duas faixas de rodagem e alguns condutores quando saem do IC 32 não se apercebem de que entraram numa via diferente com uma faixa em cada sentido e não abrandam a velocidade.
A necessidade de construir uma rotunda no entroncamento da EN 118 com a EN 119, ou de implementar outra solução para diminuir os riscos de acidente, também é apontada pelos condutores. Na zona do entroncamento já morreram oito pessoas desde 2001, altura em que foram feitas as obras para melhorar a segurança
»O Mirante»

Sem comentários: