Murça, Caldas da Rainha e Alpiarça contarão, a partir do próximo ano lectivo, com o apoio do Plano Nacional de Leitura para a aquisição de livros, devido à assinatura de um protocolo, como tem vindo a acontecer em diversos municípios do país. Os livros serão disponibilizados nas várias bibliotecas escolares, com vista ao estreitamento da relação das crianças com o livro e a leitura, diversificando e facilitando-lhes o acesso.
3 comentários:
Na era da Multimédia, do acesso a conteúdos pela Internet não fará muito sentido este "PNL". Mas há lobbis poderosos que movimentam milhões. Com os "Magalhães" já alguém pensou meter as leituras recomendadas acessíveis pela internet? Certamente quem for um potencial leitor tem acesso à Internet. Ahh pois, não dá dinheiro a ganhar a meia dúzia...
A concretização dese protocolo tem a ver, exclusivamente, com o trabalho e empenho da Drª Lina Duarte, Coordenadora da Biblioteca Escolar, que a Rede de Bibliotecas Escolares distinguiu como Coordenadora a tempo inteiro, o que só algumas escolas tiveram direito. É conhecido o seu trabalho na biblioteca escolar/ centro de recursos educativos e, pelo que conheço dela, quer enquanto professora e agora como coordenadora da BE/CRE do agrupamento, e lembrando a colaboração em actividades culturais da autarquia no meu tempo de vereadora,merece a distinção que esse protocolo lhe atribui. Para ela, os meus sinceros parabéns.
MGC, não está em causa o empenho e a boa vontade das pessoas a nível local.
O PNL como sabe é IMPOSTO do topo da pirâmide para as bases.
As pessoas que estão no terreno, habituadas ao material que sempre utilizaram , tendem a reduzir horizontes, e a apadrinhar o que vem das cúpulas.
Agora, entendo que o Mundo evolui e que o livro tal como o conhecemos tenderá a desaparecer.
Vai ser esse o futuro.
Não fosse assim, ainda deveríamos usar papiros rolantes, porque mudar as folhas é uma grande chatice.
Ninguém consegue demonstrar que ler um livro sobre o museu do Louvre é mais atractivo para um jovem do que fazer uma visita virtual multimédia.
Mas, é isso que nos querem IMPINGIR.
O PNL tem por trás muita gente que apenas se preocupa com o futuro do sector livreiro.
Se os jovens aprendem ou não, é secundário, desde que se comprem livros e alguém facture..
No meu entender é esse o principal objectivo do PNL.
Cumprimentos
Enviar um comentário