.

.

.

.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

CHEGARAM DOIS MÉDICOS, SEJAM BEM VINDOS!

Chegaram esta manhã dois médicos cubanos (um homem e uma mulher) ao Centro de Saúde de Alpiarça.
São bem vindos!
Importa contudo deixar claro o seguinte:
Como resultado das políticas de destruição do Serviço Nacional de Saúde levadas a cabo por sucessivos governos, mas em que o actual governo foi ainda mais longe do que todos os outros, não se formam médicos, faltam médicos, os que se vão reformando não são substituídos e, ainda, muitos deles são desviados para as Unidades de Saúde Familiar.
No caso de Alpiarça, para além de terem encerrado Extensões de Saúde, afastando ainda mais os utentes do seu direito à saúde, saíram cinco médicos e há perto de 4000 cidadãos sem médico. Agora vêm dois médicos cubanos.
SÃO BEM VINDOS! Se tivessem vindo mais ainda seria melhor!
Agora uma coisa tem que ficar clara:
Estes médicos foram contratados por um período de um ano, renovável, por via da negociação entre os governos de Portugal e de Cuba.
Não deixa de ser curioso que venham agora, em véspera das eleições… Ainda assim, É BOM QUE TENHAM VINDO!
O que não pode aceitar-se é que deste facto se tirem aproveitamentos eleitoralistas por parte de quem quer que seja.
Se vêm médicos para o nosso concelho, isso fica a dever-se em primeiro lugar ao reconhecimento por parte do governo de que era necessário responder com medidas de carácter excepcional à grave situação por ele criada.
Fica a dever-se ás inúmeras iniciativas de diversas entidades, em que a Comissão de Utentes teve um papel de relevo, que trouxeram para a opinião pública este grave problema.
Espera-se que não venha novamente para a porta do Centro de Saúde uma candidata anunciar que acaba de trazer os médicos de Cuba e que foi graças à sua intervenção junto de Fidel Castro, que os médicos vieram!
Para aqueles que tentam formatar a realidade em função dos seus objectivos políticos e que, sistematicamente colocam na boca da CDU e do PCP aquilo que estes nunca defenderam ou afirmaram, lembra-se que:
- O recurso á contratação, a título excepcional, de médicos estrangeiros é uma proposta há muito defendida pelo PCP e incluída no seu compromisso eleitoral.
- Octávio Augusto, dirigente do PCP, em Abril de 2009, defendeu para o Ribatejo medidas excepcionais, tendo em conta que no distrito serão já mais de cem mil os utentes sem médico, onde, entre outras propostas apontou a contratação de médicos estrangeiros (ver declarações reproduzidas em vários jornais, designadamente ao Jornal Primeira Linha de 30 de Abril de 2009).
Se todos usassem o mesmo método, não seria de estranhar que alguém do PCP viesse agora afirmar que os médicos vieram para Alpiarça, graças ás excelentes relações entre o PCP e o Partido Comunista Cubano…e que o PCP defendia a contratação de médicos estrangeiros porque já sabia que vinham médicos de Cuba…

2 comentários:

Anónimo disse...

Será que a Dr.ª Sónia Sanfona só se lembra de alpiarça no final de quatro anos como deputada? Ou será puro interesse eleitoral? Quem ficou a tapar o buraco da saída do Presidente da Câmara não foi a Dr.ª Vanda Nunes? Não seria esta a melhor opção para os próximos quatro anos? Pois tenho votado sempre no Ps, nesta eleição irei votar no CDU.

Anónimo disse...

Gostaria que esta noticia fosse confirmada, pois hoje telefonei para o centro de saude pelas 17 horas e ainda não sabiam dos médicos, ou isto tudo é uma grande brincadeira?