Mas não é só em Alpiarça. É um problema que existe um pouco por todo o lado. Não será preciso andar muito, bastará ver também o caso de Almeirim. Mas concentremo-nos no nosso caso. Em determinada altura é dito que " é bom que se criem condições para que gostem de cá estar e não sejam despachados como os outros que por cá passaram". Convém alertar os mais distraídos, que num passado recente saíram três médicos do Centro de Saúde de Alpiarça, despachados por quem?
Passo então a explicar:
A primeira médica a sair, foi a Dra. Ema, que saiu para uma Unidade de Saúde Familiar (USF) em Santarém. Saiu porque este Governo PS entende que esta modalidade de organização de prestação de cuidados de saúde é prioritária em relação a todas as outras, pelo que os médicos poderão sair mesmo que isso signifique deixar um número considerável de utentes sem médico de família.
De seguida tivemos a Dra. Urselina, a qual também saiu para uma USF. Mesmo com pareceres das entidades competentes contra, o Governo deu parecer favorável à sua saída.
A terceira, Dra. Manuela, aposentou-se (teve sorte).
E a candidata Sónia Sanfona o que tem a ver com tudo isto?
Talvez nada. No entanto não posso deixar de me lembrar que esta candidata, é deputada do PS na Assembleia da República (AR) e, tem sido sempre conivente com todas as políticas deste Governo, em matérias de Saúde e não só. E lembro-me também que é candidata à CM Alpiarça. E que o seu partido não lhe permitiu que se candidatasse novamente à AR, facto que lhe provocou algum desagrado, como tristemente o demonstrou publicamente. E que existem favores que se pagam bem caros. Como é que um problema, que se arrasta há tanto tempo, como seja o da falta de médicos, que tem sido amplamente difundido, junto dos representantes do ministério da Saúde, e de um momento para o outro, é resolvido por uma simples candidata a um órgão autárquico?
As vozes mais sábias, dir-me-ão " enquanto alguns fazem vigílias, os outros encontram soluções". A solução não foi mais do que um telefonema a cobrar a obrigação de ser somente candidata à Câmara Municipal de Alpiarça.
Onde é que eu já vi este filme? Ah, já me lembro. Foi em 1998, quando o Joaquim Rosa do Céu ganhou as eleições, com a promessa de trazer mundos e fundos para Alpiarça.
Com que argumento? Exactamente o mesmo, O Governo é também do PS e canalizará tudo o que for preciso para Alpiarça.
E passados 12 anos qual foi o resultado? Está à vista.
Tirem as vossas conclusões.
Leitor do “Jornal Alpiarcense”. Para mais detalhes, consultar: Realmente, Alpiarça é uma terra de outro mundo...
1 comentário:
Este artigo diz o que se passa, como é que as coisas funcionam neste PS da treta.
Enviar um comentário