.

.

.

.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Este povo de costumes brandos, às vezes, nem de “porrada” é farto!... Será que algum dia vai atinar?

Por: M. Ramos

Não concordo que a culpa deva ser atribuída inteiramente aos comunistas. A culpa é de todos os políticos que não souberam lidar com o pós-revolução de 1974 e, deixaram desde então de ter pulso na situação económica e social do país. A saída de fortunas do país, devido ao pânico instalado, complicou ainda mais as coisas. Aconteceu o mesmo com a descolonização. Os militares fizeram a revolução de Abril e depois os políticos vindos dos “asilos” não tiveram pulso para conduzir todo o processo em curso de modo firme e coerente com a diplomacia que era exigida. Cada um fez o que quis e entendeu. Foi uma completa rebaldaria revolucionária de uns quantos iluminados que se consideravam os "educadores do povo"!
O que nos está a acontecer são ainda resquícios desses tempos. É claro que os comunistas terão também a sua quota-parte de responsabilidade nessa fase inicial do "descalabro". As ocupações de terras e as cooperativas são exemplos vivos disso. Esse "dossier" estudado a anos de distância não deixa qualquer dúvida: em muitos casos a chamada “reforma agrária” foi apenas um roubo desproporcional e compulsivo de terras, em proveito de algumas famílias que, enriqueceram por essa via, enquanto os verdadeiros donos dessas terras, apelidados de “latifundiários” passavam dificuldades e, como diz o povo, as "passas do Algarve" por cá e por outros lugares remotos para onde tiveram de zarpar à pressa.
No fim de contas, atendendo ao facto de vivermos num país livre e democrático há mais de 40 anos, talvez uma maioria de nós tenha responsabilidades por tudo aquilo que aconteceu e continua a acontecer.
Este povo de costumes brandos, às vezes, nem de “porrada” é farto!... Será que algum dia vai atinar?


Sem comentários: