.

.

.

.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

A senhora fingiu cuspir, com vários "PUFF, PUFF, PUFF..." mostrando um profundo desagrado.

Caro comentador (ler:  "As personagens da época do PREC, Stalin e Companhi...": ),  ainda bem que há alguém que dê o testemunho pela boca de um ucraniano. Para alguns, quando se mostram os verdadeiros crimes praticados pelo PCUS (Partido Comunista da União Soviética), dizem dentro do seu fundamentalismo e da falta de abertura à verdade que são invenções e propaganda dos fascistas.
Também eu tenho uma experiência do género. Há uns anos, recebi um casal em minha casa sendo ela ucraniana. Depois do almoço fomos dar uma volta a pé pelas ruas da vila. Ao passar junto da Bernardo Lima, disse-lhe, pensando ser do seu agrado, que ali era o PCP. Sem estar à espera da sua reacção , a senhora fingiu cuspir, com vários "PUFF, PUFF, PUFF..." mostrando um profundo desagrado.
A amiga ucraniana, pela sua idade não viveu nesse tempo, mas os seus avós e eventualmente os seus pais sofreram na pele as "virtudes do comunismo" e encontrei certas semelhanças com as mesmas reacções que os judeus têm perante os símbolos do nazismo.
Só acho estranho que homens que lutaram contra uma ditadura achem bem que seja sugerida outra em nome do socialismo.
Felizmente que cada vez têm sido mais minoritários e um golpe de estado é um cenário afastado. 

Sem comentários: