.

.

.

.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Direção do agrupamento José Relvas lançou um peditório entre os alunos e encarregados de educação para angariar os 900 euros necessários para libertar uma mãe de 2 filhos gémeos

Dois irmãos gémeos de 17 anos foram deixados sozinhos em casa e entregues à sua sorte no dia 28 de novembro, data em que a mãe foi levada para um estabelecimento prisional para cumprir uma pena subsidiária de 100 dias de prisão, por não ter pago cerca de 900 euros em custas judiciais de um processo em que foi condenada.
Dando cumprimento a uma decisão do Tribunal Judicial de Almeirim, a GNR foi buscar a mulher à sua residência, em Alpiarça, mas o resto da família não foi informada da diligência e os dois jovens terão tido vergonha de contar que a progenitora tinha sido presa.
Segundo a Rede Regional conseguiu apurar, os gémeos passaram fome durante cinco dias, e apenas um deles continuou a frequentar a escola, pois o irmão ficou entretanto doente com gripe, e sem qualquer medicação.
O caso foi descoberto na terça-feira, 3 de dezembro, quando uma irmã mais velha, que reside em Lisboa, telefonou para a escola EB 2,3/S José Relvas, preocupada por não conseguir entrar em contato com a família há vários dias.
Foi então que um dos irmãos contou o que se estava a passar, e foi o próprio agrupamento que terá informado o pai dos jovens, que está separado da mãe há vários anos.
Sensibilizada pelo caso, e tratando-se de uma família com carências económicas, a direção do agrupamento José Relvas lançou um peditório entre os alunos e encarregados de educação para angariar os 900 euros necessários para libertar a mulher.
O pai das crianças deslocou-se também ao Tribunal de Almeirim na quarta-feira, 4 de dezembro, para tentar pagar a dívida ao Estado
http://www.rederegional.

35 comentários:

Anónimo disse...

Vergonhoso não é ó senhores do TPA - PSD e restantes políticos e independentes nesta problemáticas vocês não se metem, não é ? Deixa-se em casa com pulseiras electrónicas
os PEDÓFILOS e prende-se uma mãe de família por não ter 900 euros para pagar uma divida ao ESTADO. QUE JUSTIÇA É QUE VOCÊS DEFENDEM?

Anónimo disse...

Ó anonimo gritador. O que tem o psd, ps, cdu ou outro partido qualquer a ver com este assunto ? Abra os olhos homem. Nem tudo é politica e nao faça essas figuras tristes

Anónimo disse...

Na ARPICA foram mais de 100 mil euros e ninguem foi preso !

Anónimo disse...

Onde estava a presidente da Junta de Freguesia que não teve 900 euros para pagar a divida desta senhora?
Onde estava Fernanda Cardigo a presidente da Junta de Freguesia que quando deu uma entrevista a este jornal onde disse que iria preocupar-se como os mais necessitados?
Onde estava a assistente social da Câmara para ignorar esta situação?
Onde estava o vereador Francisco Cunha que não levou este assunto à discussão numa reunião de Câmara em vez de andar preocupado com couves e auto-caravanas
A classe politica que temos é uma vergonha!

Anónimo disse...

Ninguém é culpado. Quem é culpado e a senhora que não tinha dinheiro para pagar ascustas do tribunal; quem é culpado são os pobres porque não são ricos; quem é culpadas são as cantinas sociais porque em vez de darem de comer aos ricos estão a matar a fome aos pobres; ninguém é culpado porque os políticos estavam ocupados para darem atenção aos gritos da pobreza; ninguém é culpado porque a assistente social desconhecia esta situação e os vereadores da oposição estavam nos aguias a falar de tudo menos dos problemas de quem não tem dinheiro para sobreviverem e ninguém é culpado porque ninguém é capaz de fazer um levantamento das pessoas que vivem em dificuldades em Alpiarça para as acompanharem diariamente para não acontecer situações destas.
Os culpados são sempre os outros

Anónimo disse...

Parabéns Isabel Coelho pela atitude que teve.
Para além de directora do Agrupamento sabe estar solidária com os que mais precisam.
Um bem haja para você e toda a equipa que a acompanha

Anónimo disse...

O Mario Pereira nao tem culpa nenhuma. O Cunha é que é o culpado PERCEBEU OU QUER QUE EU REPITA ?

Patricia Costa Mateiro disse...

Patricia Costa Mateiro: Vergonhoso não é ó senhores do TPA - PSD e restantes políticos e independentes nesta problemáticas vocês não se metem, não é ? ???
(Facebook)

Anónimo disse...

Não sei quem é culpado . Algum inquérito o irà determinar. Agora uma coisa sei . O Vereador Francisco Cunha tem gritado aos sete ventos que ele é que é o Verador do povo. Aquele que se preocupa de defende os Alpiarcenses. E diz isso porque não tem partido político e logo não esta sujeito a regras. Esta ali para defender o povo ( alias , como fez a vida toda (?!)) . Acresce que na campanha disse duas coisas importantes . A primeira era que era gestor de varias empresas. A segunda é que dava metade do seu ordenado aos pobres se fosse eleito Presidente. Ora, imagino que este senhor tenha muito dinheiro . E um nome com muito dinheiro e que é o defensor do povo só tem uma coisa a fazer.
Paga ele os 900 euros e salva esta família.
Sr Vereador Francisco Cunha, esta na hora de passar das palavras aos actos !

Anónimo disse...

Ficamos a saber pela sequencia de comentarios que o presidente da camara,da junta,servicos sociais, afinal ė o Francisco Cunha.
Tambem passamos a saber que o Cunha foi o deputado que criou a base legal para a prisäo da senhora. O Cunha anda a incomodar, näo ė ?

Patricia Costa Mateir disse...

Patricia Costa Mateiro Deixemo-nos antes contagiar pelos bons exemplos! Fiquei muito trsite quando recebi a comunicação da escola com esta notícia, mas ao mesmo tempo muito feliz por viver numa vila, que não é a minha, mas onde a comunidade escolar se organiza e faz o que fez por esta encarregada de educação!
(Facebook

Lídia Elbling disse...

Lídia Elbling · 37 amigos em comum
Está tudo doido e hoje não resisto! Ma o que é que O Todos por Alpiarça tem a ver com este assunto? É uma história muito triste e que efectivamente falhou nalgum lado! A comunidade escolar foi excepcional mas.............................já agora a autarquia???????????????????????????? Há mesmo alguém que deve andar a snifar qualquer coisa para misturar alhos com bugalhos! Pois é Rui Marques Leitão onde andavam os "bons"? Enfim temos que ter uma dose de paciencia muito grande para a"aturar" tamanhos disparates! Alguem falhou porque esta senhora estava só com os filhos menores mas há familia e deviam ter sido tomadas providencias antes!
(Facebook)

Anónimo disse...

Quem me parece que esteve mal, talvez por desconhecimento da situação familiar dos jovens, foi o tribunal que retirou uma mãe aos filhos menores, para cumprir uma pena, apesar de ela ser a tutora dos jovens e eles irem ficar sozinhos. O tribunal sabia disto? Não me parece! Parece-me que, se sabia, o tribunal não acautelou o bem estar dos jovens. Mas nós (eu, pelo menos!) não conhecemos a história toda. Por exemplo: porque é que a mãe não cumpriu serviço comunitário em vez de pagar a multa, já que não tinha dinheiro para a pagar? E o pai, onde anda o pai? Muitas coisas não sabemos, para andarmos aqui a encontrar culpados.
Para mim o maior culpado é o governo que empobrece as famílias cada vez mais a ponto de estas situações acontecerem. E por causa de 900 euros!!! Já por causa de milhões, como há casos que nós bem conhecemos, não acontece nada a alguns "ilustres" da nossa praça, que até são eleitos para desempenhar funções nobres! Passam o dia no café, têm telemóveis e carros topo de gama e devem milhões aos bancos!!! Porque é que esses não vão presos?

Lídia Elbling · disse...

Depois de ler os comentários no Blogue ainda fico mais incrédula com tamanha estupidez! Para já esta infeliz situação passou-se a 28 de Novembro e tão obcecados estão em meter politica em tudo que nem conseguem perceber que se passaram 5 dias em que ninguem soube nada? Mais uma vez refiro que os serviços oficiais falharam sem margem para duvidas, mas foram os serviços oficiais GNR, Segurança Social, Tribunal!
(Facebook)

Anónimo disse...

Vergonhoso não é ó senhores do TPA - PSD e restantes políticos e independentes nesta problemáticas vocês não se metem, não é ? Deixa-se em casa com pulseiras electrónicas os PEDÓFILOS e prende-se uma mãe de família por não ter 900 euros para pagar uma divida ao ESTADO. QUE JUSTIÇA É QUE VOCÊS DEFENDEM
(Facebook)

Anónimo disse...

NINGUÉM ACUSOU O TODOS POR ALPIARÇA, apenas se lembrou que como os seus aliados politicos não se metem nestas alhadas. Ninguém falou aqui em nomes, os que se QUEIMARAM com o comentário das 9:15 que só disse a verdade, não culpou ninguém de nada, apenas lembrou o que se esqueceram.
QUEIMARAM-SE lá sabem o porquê.

Ana Ferreira disse...

Parabéns Isabel Coelho e a toda equipa, pais e encarregados de educação pela ajuda que deram a esta mãe, que já está junto dos seus filhos, pena é estes meninos terem família e não terem tido ajuda devida da parte delas! Politica aqui neste caso NÃO, por favor é mau demais!!!!

Anónimo disse...

Quem deveria ajudar era o executivo da Câmara Municipal e a Junta de Freguesia.
Foram eleitos para quê?

Anónimo disse...

Pagam avenças a técnicos superiores ligados ao gabinete de apoio Social para quê? Proclamam-se campeões da solidariedade mas quando chega a hora da verdade ficam nas covas, querem é brutos almoços e outras mordomias à custa do zé Povinho!...

António Moreira disse...

António Moreira partilhou a tua foto.
Esta é a IN(JUSTIÇA) em PORTUGAL,temos pessoas na governação ou muiti proximas que deviam estar acorrentadas por ROUBOS de milhões e andam a passear por todo o lado e isto sucede em ALPIARÇA
(Facebook)

Biblioteca Alpiarça disse...

Biblioteca Alpiarça partilhou a tua foto.
Infelizmente é o estado da nação no seu pior ... estes jovens merecem todo o nosso apoio. Conhecemos os jovens e são uns jovens espetaculares e a mãe é uma mãe bastante presente na vida dos filhos, mas infelizmente o estado só vê dinheiro e não o lado humano. É uma mãe sozinha a criar 3 filhos e trabalhadora , por isso não teve 900 euros para pagar aos Estado porque tem de criar os filhos . AJUDE , POIS ELES MERECEM
(Facebook)

Sonia Ferreira disse...

Sonia Ferreira Ferreira pois e la vem a politica outra vez sera que tudo o que se passa nesta terra é tudo culpa da politica ou dos partidos POR AMOR DE DEUS aqui ninguém teve culpa so acho que deviam ter outros procedimentos neste tipo de casos tantos criminosos ai a solta que deveriam estar presos e esta mae com dois filhos menores ser presa desta forma mas que raio de pais é este estou completamente indignada não acho justo.
(Facebook)

Anónimo disse...

Compreende-se que as tropas da CDU andem desanimadas depois de nos últimos tempos terem perdido uma série de batalhas com o TPA.
Também é natural que queiram aproveitar a mínima questão para se afirmarem e para tentarem reverter a situação.
Mas, mais uma vez falharam no modo e no tempo.
Este não era o tempo, nem o assunto próprio para o fazerem...
Nesta questão infeliz, e fazendo fé na notícia só há um culpado: a justiça que prendeu uma mãe com filhos menores sem acautelar essa situação.
Nem os próprios serviços sociais da câmara ou a Junta de freguesia podem ser culpabilizados.
Só podem intervir, se lhes chegar ao conhecimento, ou por participação, o que aparentemente não foi feito.
Diria que a segunda falha é da escola.
A partir do momento que tomou conhecimento da situação.
Não tem de fazer peditórios, nem se substituir às entidades competentes.
Tem de informar oficial, ou oficiosamente os serviços de apoio social da Câmara Municipal de Alpiarça, para que haja uma intervenção imediata.
É para isso que são pagos e dotados de meios técnicos e materiais.
À escola cabe ensinar, aos serviços sociais autárquicos compete resolver as situações deste tipo.

Rui da Costa Sanfona disse...

Se formos à procura dos responsáveis desta politica e destas leis temos que uma vez mais começar pelo Golpe de Estado do 25 de Novembro de 1975 ao derrubarem o regime nascido do 25 de Abril de 1974 e não fazerem como Pilatos fez para com Jesus Cristo.

Anónimo disse...

Agora até ele ajudou, então porque foi a senhora parar há prisão? Deixai-vos de palermices e estupidez que a vida das pessoas é séria de mais para andar a ser falada desta maneira, como é que ajudaram a família se ninguém sabia da situação a não ser os próprios, só depois de a situação se saber é que foram tomadas várias decisões para resolver o assunto rapidamente, e não houve protagonismo nenhum de ninguém, todas as pessoas que ajudaram se mantiveram em silencio, apenas foi pedido há comunidade escolar a solidariedade, para quem pudesse ajudar o fazer, mais nada. Mais uma vez muita gente fala sem sequer conhecer Alpiarça e as pessoas de Alpiarça, que tem sempre muita dificuldade em pedir ajuda em determinadas situações, mas quem conhece bem este povo sabe disso, tudo o resto são balelas que se escrevem aqui sem qualquer verdade ou significado.

Anónimo disse...

De vez em quando sempre aparece alguem com a cabeça a pensar por si e que escreve direito! Estou-me a referir ao comentário das 16h19m!

Anónimo disse...

Deixem-se do politicamente correto. A principal culpada desta situação é a mãe que foi condenada a trabalho comunitário e não cumpriu. Ser pobre não é desculpa para tudo. Agora pagaram-lhe a multa e fica tudo bem. Os filhos é que merecem ser ajudados porque não têm culpa de ter um pai e uma mãe desorientados.

Anónimo disse...

Ó comentarista das 19:00, quem é o senhor para julgar os pais do jovens aqui na praça publica?

André Azevedo disse...

André Azevedo: Olha lá oh parvalhão, se queres postar notícias posta, mas não relaciones com política tudo o que vês. Deixa de ser urso e pública as coisas como elas são! Criticaste os agentes da GNR que não informaram o ministério público para a situação dos miúdos, criticaste o ministério público que não quis averiguar se a senhora tinha filhos que dependessem dela, criticaste o juíz que atribuiu a pena, criticaste quem não informou a senhora que podia pagar a multa por prestações? Não pois não? Então antes de postares a merda que postas aqui e relacionares tudo com o CDU, o TPA, ou o PS ou raio que te parta dá as notícias como deve ser.
(Facebook)

Maria Graciete Brito disse...

Maria Graciete Brito E ainda há os serviços da junta de freguesia que devem informar os munícipes carenciados que podem passar atestados confirmando as situações de carência económica, que podem aliviar ou protelar o pagamento de multas. Mas isso não interessa a esses pseudo-políticos de trazer por casa...

(Facebook)

Anónimo disse...

Pessoal uma ajuda quando é dada sem intenção quem o faz não se promove, fá-lo em silêncio. Mas que gentalha tão baixa quando misturam humanidade com politica; Alguém que o faz aqui parou para pensar que os politicos não são humanos?? E que os que o são verdaeiramente, gostam de permanecer no anonimato? Que terra de gente tão baixa que utilizam tudo de forma a distruir o próximo; Há afinal estmos no NATAL quem mais der nesta data estã perdoado pelos pecados que irá cometer no ano inteiro! VIVA O NATAL dos pobres de espirito, dos hipócritas e mais não chamo...FELIZ NATAL PARA TODOS, mesmo para os santos pecadores.

Anabela Costa disse...

Anabela Costa partilhou a tua foto.
Como é possível num País Desenvolvido, onde as instituições e meios públicos existem, deixarem esta situação acontecer! Mais parece estarmos num País do Terceiro Mundo!
Os meus louvores à comunidade escolar pela iniciativa tomada! Os meus sentidos pêsames ao resto das Instituições Públicas, que preocupadas pelas suas questões/aparências pessoais ignora por completo no dia a dia, as promessas eleitorais de defesa do bem-estar da população.
(Facebook)

Filomena Frazao disse...

Filomena Frazao partilhou a tua foto.
Inacreditavel, a sra não tem familia, mas os filhos teem avó, tia e pai.........
(Facebook)

Anónimo disse...

Quero agradecer a toda a gente que se disponibilizou a ajudar neste caso. Agradeço a todos os encarregados de educação e as pessoas envolventes solidárias que ajudaram a um desfecho feliz deste caso. Pois verificou se que uma comunidade escolar se organizou e ajudou esta encarregada de educação exemplar. A senhora é muito doente.
Infelizmente estamos num país em que o dinheiro vale mais do que qualquer outra coisa.
A advogada da senhora (que foi destacada pelo estado) não tratou da possibilidade do trabalho comunitário. Assim sendo, a senhora (doente cardíaca) teve de pagar a sua divida através da detenção. Não foi medicada e emagreceu imensos kilos. Felizmente tudo se resolveu, a divida foi liquidada e um bem haja a toda a gente que ajudou.
Cumprimentos!

Anónimo disse...

"A advogada da senhora (que foi destacada pelo estado) não tratou da possibilidade do trabalho comunitário."
Ora aqui está uma profissional(a fazer fé que tudo assim foi) que recebeu os devidos honorários do erário público e não zelou pelos interesses da cidadã que era suposto defender.
Nesta circunstância, seria importante analisar os factos e, se fosse caso disso, responsabilizar a senhora advogada pelo mau serviço prestado.
Será que os advogados não deviam ser também submetidos a testes de competência pessoal e profissional, à semelhança do que fazem aos professores?