.

.

.

.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Atribuídos os selos de qualidade exemplar da água para consumo humano


Os selos de Qualidade exemplar da água para consumo humano foram atribuídos pela primeira vez a 61 entidades gestoras de serviços de abastecimento público de água.

Os selos de "Qualidade exemplar da água para consumo humano" pretendem evidenciar as entidades prestadoras de serviços de abastecimento público de água que, no último ano de avaliação regulatória, tenham assegurado uma qualidade exemplar da água para consumo humano.
De facto, o panorama nacional da qualidade da água destinada ao consumo humano tem revelado nos últimos anos que em Portugal a água da torneira é de confiança. No entanto, impunha-se a distinção daquelas entidades que, dentro de um universo que garante 98% de água segura, se distinguem pela excelência.
Às entidades gestoras a quem foi atribuído um selo será entregue um certificado e o direito de usar essa imagem, através da sua utilização na sua imagem institucional, nomeadamente no sítio da Internet, comunicações e publicidade, entre outras aplicações, associando-lhe assim uma marca única identificativa da qualidade do serviço prestado aos utilizadores.
Depois de cuidada ponderação, o júri decidiu atribuir do selo de “Qualidade exemplar da água para consumo humano” às seguintes entidades, por ordem alfabética, selecionadas de entre as 403 entidades que prestam o serviço de abastecimento público de água:
AGERE
AGS - Paços de Ferreira
Águas da Azambuja
Águas da Figueira
Águas da Região de Aveiro
Águas de Alenquer
Águas de Barcelos
Águas de Cascais
Águas de Coimbra
Águas de Gondomar
Águas de Mafra
Águas de Ourém
Águas de Paredes
Águas de S. João
Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro
Águas de Valongo
Águas do Algarve
Águas do Centro
Águas do Centro Alentejo
Águas do Douro e Paiva
Águas do Lena
Águas do Marco
Águas do Mondego
Águas do Noroeste
Águas do Oeste
Águas do Sado
Águas do Vouga
Águas do Zêzere e Côa
Águas e Parque Biológico de Gaia
Cartágua
CM de Albufeira
CM de Almeida
CM de Barreiro
CM de Bombarral
CM de Lagoa
CM de Moita
CM de Óbidos
CM de Penacova
CM de Póvoa de Varzim
CM de São Brás de Alportel
CM de Silves
EAmb - Esposende Ambiente, EEM
EPAL
ICOVI
Indaqua Fafe
Indaqua Matosinhos
Indaqua Santo Tirso/Trofa
Indaqua Vila do Conde
INFRALOBO
INFRAMOURA
INOVA
Luságua Alcanena - Gestão de Águas
SM de Castelo Branco
SM de Nazaré
SMAS de Almada
SMAS de Montijo
SMAS de Sintra
SMAS de Tomar
SMAS de Viseu
SMSB de Viana do Castelo
Tavira Verde
Esta iniciativa resulta de uma parceria entre a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e o Jornal Água&Ambiente, com a colaboração da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).
«http://www.ersar.pt»

Noticia relacionada:
'ÁGUAS DO RIBATEJO' não fará nenhuma alteração no 'Tarifário de Águas' para 2014

8 comentários:

Anónimo disse...

Afinal segundo a lista das 61 melhores entidades gestoras de serviços de abastecimento público de água não lá está as Águas do Ribatejo, com o seu serviço de "excelência", apesar dos brutais aumentos aprovados para nós pagarmos!.

Anónimo disse...

Deve ser galardoada proximamente com a medalha de cortiça.
Espero que não leve por Alpiarça o selo de "Qualidade Arsénica". Valha-nos ao menos isso.

Anónimo disse...

Andamos mais de 4 ou 5 anos a consumir água com valores de arsénio muito acima do que é permitido por lei. Nem aí a Câmara Municipal, esteve do lado dos munícipes através de um simples aviso à população.
Penso que seria bem atribuída a Medalha de "Qualidade Arsénica" a quem não informou a população e aprovou os aumentos para 2014 !...

Anónimo disse...

Esta historia da agua é uma vergonha. Este Mario Pereira devia ser julgado

Eduardo Costa disse...

Curioso como as "Águas do Ribatejo" não esteja nesta lista das 61 melhores entidades distribuidores de água a nível nacional...
Ora aí esta mais uma boa razão para nos brindar com brutais aumentos percentuais já na factura de Janeiro e sempre a subir até 2017!

Anónimo disse...

Senhor Eduardo Costa, o senhor continua a insistir nos aumentos consideráveis na factura da água, quando o senhor presidente da camara diz taxativamente que nao é tanto assim. Há efectivamente o aumento que ele próprio assinou em nome da camara municipal de Alpiarça de 4,6% e até 2017 não haverá mais aumentos.(Mário Pereira dixit).
Se o presidente disse está dito e temos de acreditar, nao é?
Aliás, todos nós já reparámos que aquilo que diz o presidente é uma ESCRITURA!

Anónimo disse...

Será que a tal água à borla e os 50% da tarifa social, para os consumidores mais carenciados, referidos pelo presidente no seu esclarecimento em resposta à polémica recente dos aumentos da água, também são para incluir na Escritura?

Anónimo disse...

A "ESCRITURA" do presidente, por vezes, não passa de umas coisas mal alinhavadas, conforme se tem provado.
Continua a ser pouco zeloso nos trabalhos de casa e depois debita uma série de asneiras e incongruências políticas que confundem os munícipes alpiarcenses e que são inteligentemente aproveitadas pela oposição.
O caso da água e do IMI são os exemplos recentes mais flagrantes.
Esperemos que melhor a sua performance enquanto responsável máximo do município de Alpiarça.