Por: Joffre Justin |
Vasco Polido Valente, que me dizem também Monjardino, foi, vagamente, as circunstâncias da contestação estudantil o obrigavam, meu professor de História Económica e Social no então ISE, nome imposto pelo ministro Veiga Simao ao velho ISCEF .
Hoje trata se de uma das personalidades pensantes do pais, liberal caturra, por vezes interessantes muitas vezes somente rezingão tal qual um dos anões da Branca de Neve o era!
( Falo nesta personagem porque teimam em dizer-me que Walt Disney era Macon... E pelas semelhanças claro!).
Vasco Polido Valente académico que continua a dizer-se deveria entretanto ser mais cauteloso quando escreve sobre temas mais complexos, para não se fragilizar perante a restante elite académica portuguesa.
Assim,
Nota 1,
A Maçonaria no seu nascimento não foi um produto do Iluminismo, existindo documentos que provam a sua existência pelos anos 900 depois de Cristo, sendo verdade que esta Maçonaria, conhecida por Operativa, foi evoluindo, no contexto das castas da velha Cavalaria, ate que pelo século XVIII, uma cisão britânica, protestante faz surgir a Maçonaria dita Especulativa e, depois, dentro desta, a Simbólica.
Portugal, pais Templário, e por isso gerador da I Globalizacao, com o poder económico político e social bem entrosado nas Ordens da Cavalaria ( e dos Templários), não viveu cedo, como a Inglaterra o "entrismo" Templário na Maçonaria, e, assim, a Maçonaria Especulativa a portuguesa, surge das influencias francofonas, pro Revolução Francesa e pro Napoleão Bonaparte e das influencias anglofonas, numa Corte fragilizada pelo terramoto, pela forte influencia do Marques de Pombal que conseguia juntar dois, para a época e para alguns, "defeitos" - ser Macon e ser mestiço !
Nota 2,
A Maçonaria portuguesa nasce pois dividida, interinfluenciando uma violenta guerra civil e o iniciar do Fim do Império com a Independência, Maçónica, do Brasil!
Desta divisão nascem e morrem múltiplas Ordens Maçónicas no século XIX e também múltiplas Carbonarias, diga-se !
No Portugal absolutista, inquisitorial, Sao Presos, torturados e assassinados demasiados Maçons para que de possa esquecer tal, como alguns sectores católicos procuram ainda branquear, e na verdade a Maçonaria será a raiz Liberal deste pais, como da Itália, da Franca, como da América Latina!
E eu atrevo me a dizer que a Maçonaria esta na raiz, por desvio radical, na origem da I Internacional e do Sindicalismo profissional, onde o alemão Karl Marx, evidentemente Macon, tal qual Babeuf, preponderou!
Já o escrevi varias vezes com alguma documentação de suporte que os Partidos Comunistas a URSS procuraram anular anti Maçons que Sao.
Na verdade e ao contrário do dito por Vasco Polido Valente também e verdade que os Maçons foram violentamente perseguidos na URSS, na RPChina, e na Alemanha e no Japão nazis !
Nota 3,
Tal como o foram no salazarento Portugal e no tenebroso franquismo espanhol!
Sendo que não poucos dos combates e combatentes antifascistas portugueses foram e Sao Maçons!
E entre eles homenageio aqui Palma Inácio !
Quanto ao apoio a Mario Soares no pos 25 de Abril para a criação do PS, dizem as mas línguas que o padre Melicias poderá dizer algo sobre o papel da Esquerda crista na criação do PS de hoje, a par com o GOL que, todos o sabem apoiou a criação e crescimento do PSD e ate do CDS, enquanto obvias necessidades para o aparecimento de partidos democráticos num pais com 48 anos de vivência totalitária !
Contei já, uma vez mais de uma dezena de jurisdições maçónicas em Portugal entre o século XIX e o 25 de Abril de 1974, pelo que a divisão na Maçonaria se mostra coisa antiga, em Portugal e não so, e não somente pela divisão principal entre os Maçons Crentes em Deus e os Maçons ateus ou Agnósticos, ou pelas britânicas, americanas e francesas influencias !
Bem a GLLP, a GLRP, hoje de novo reunidas, ou a GLNP, ou a GLTP, e muito menos o Direito Humano, ou o GOI, também pouco teem a ver, ou mesmo nada, com a necessidade de influenciar o Poder, mesmo que, por existirem, tal qual a OpusDei, as varias facções da Igreja Católica, e ate a IURD, o façam !
Note se que entre os Maçons Sao muitos os que sempre se assumiram, publicamente, note se que os responsáveis de todas as Grande Lojas Maçónicas Sao bem conhecidos, publicamente, e note-se que esta nova mas já requentada campanha contra o secretismo maçónico cheira bastante a um ridículo jogo de interesses onde se misturam os empresariais e os de seita , a OpusDei, neste caso a ser claramente manipulada!
Sem comentários:
Enviar um comentário