.

.

.

.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Presidente do CRUP quer que licenciados pré-Bolonha sejam mestres


Portugal corre o risco de se tornar no país do Mundo com mais mestres e doutores por metro quadrado. Tudo por causa da crise que assola as universidades. O Presidente do CRUP declarou, à margem da última reunião do conselho de reitores, em Angra do Heroísmo, que vai dar orientações às Universidades para criarem processos de creditação das licenciaturas pré-Bolonha a fim de que esses licenciados possam adquirir o grau de mestre mediante a realização de mais algumas disciplinas e de um relatório. O presidente dos reitores só não disse o mais importante: mediante o pagamento de uma propina que pode rondar entre os 1500 e os 5000 euros.
Como os portugueses adoram títulos, graus, diplomas e certificados, vamos assistir a uma corrida dos professores pré-bolonheses às universidades e politécnicos à procura de mais um título, um grau e um diploma ainda que para tal tenham que desembolsar entre 1500 e 5000 euros por um papel que não lhes trará ganho algum.
Quem fica a ganhar são as universidades e politécnicos. Quem perde é o País e em particular os verdadeiros mestres que fizeram mestrados com 2 semestres de componente curricular mais uma tese, em cima de uma licenciatura de cinco anos.
Pergunta pertinente: o que fazer com os mestres pré-Bolonha? Vão ficar Doutore
Se isto não é uma pouca vergonha de país, digam-me, por favor, o que é uma pouca vergonha?
Por:  Ramiro Marques

Sem comentários: