.

.

.

.

sábado, 7 de dezembro de 2013

Presidentes de câmara da Lezíria do Tejo, todos os que têm filhos em idade de trabalhar têm descendentes a trabalhar na Águas do Ribatejo

Por: M. Ramos
Ao lermos as razões apresentadas pelo cidadão Eduardo Costa, quanto aos novos aumentos da água aprovados pela 
"Águas do Ribatejo" e respectivos municípios que a integram, veio-nos à memória a apologia feita pelo presidente Mário Pereira em que teceu os mais rasgados elogios a esta empresa, deixando mesmo transparecer nas suas palavras que a "Águas do Ribatejo" teria sido por várias razões, uma bênção caída do céu para salvar os municípios ligados a este consórcio, nomeadamente o de Alpiarça.
Não vamos discutir as vantagens ou desvantagens que uma tal união possa trazer para os concelhos integrados na AR. Deixaremos isso para os políticos, técnicos e demais entendidos na matéria.
O que nos preocupa fundamentalmente, é o silêncio desta empresa perante o descontentamento de tantos e tantos consumidores que se manifestam das mais variadas formas, colocando questões, apresentando provas da falta de rigor e transparência de tarifários e facturação, por parte dos serviços da empresa (como aliás, se pode constatar nas inúmeras intervenções trazidas a este jornal) e, não haja uma simples resposta dos seus responsáveis para estas inquietações.
Será que esta empresa pública é inquestionável? Será que os consumidores não merecem uma resposta às suas dúvidas? A falta de resposta serve apenas para adensar o boato e o mistério sobre o assunto!
Respigamos aqui uma notícia publicada no Jornal Alpiarcense, datada de 28.12.2009 com fonte no jornal “O Mirante”: 
“Filhos de presidentes de câmara trabalham na comunidade intermunicipal e na Águas do Ribatejo
Do conjunto de presidentes de câmara da Lezíria do Tejo, todos os que têm filhos em idade de trabalhar têm descendentes a trabalhar na Águas do Ribatejo (AR), empresa intermunicipal detida de capitais exclusivamente municipais, e na Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT). Nesta situação estão três filhos dos presidentes de câmara de Almeirim, Benavente e Chamusca respectivamente.
O presidente do conselho de administração da empresa e simultaneamente presidente da Câmara de Almeirim, Sousa Gomes (PS), diz que os filhos de autarcas a trabalhar na AR é uma gota de água no conjunto dos funcionários da empresa.
A filha do presidente da Câmara de Almeirim já trabalha há algum tempo na Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, que liderou o processo de constituição da empresa Águas do Ribatejo. O filho do presidente do município da Chamusca, Sérgio Carrinho (CDU), também trabalhava na comunidade mas foi transferido para a empresa. O filho do presidente da Câmara de Benavente, António José Ganhão (CDU), que é também vice-presidente do conselho de administração da empresa responsável pela gestão das águas e saneamento públicos em seis municípios, entrou após esta ter entrado em funcionamento.”
E quatro anos depois…qual será o ponto de situação relativamente aos tachos?

Cabe ao leitor retirar daqui as ilações que entender.
Noticia relacionada:
 "AUMENTOS PERCENTUAIS BRUTAIS NA ÁGUA PARA 2014": 

10 comentários:

Eduardo Costa disse...

Parabéns ao JA e ao autor de denúncia pela coragem do artigo e da sua publicação.
Viva a liberdade de imprensa!
Viva a liberdade constitucional de expressão e de opinião por matérias de inequívoco interesse público, supra-partidário!
BEM HAJAM

Anónimo disse...

Esta notícia é de grande importância para todos nós consumidores.
Como dizia Luís Cília, autor do hino do PCP, há uns bons anos:

"É preciso avisar toda a gente
Dar notícia, informar, prevenir
...

É preciso avisar toda a gente
segredar a palavra e a senha
Engrossando a verdade corrente
duma força que nada a detenha."

Anónimo disse...

Tenho agora a certeza do que vou dizer, estes que vieram falar aqui no aumento da água, fazem parte dos partidos do governo para saberem de avanço a proposta que o governo ia fazer, aqui está a noticia, FALARAM VERDADE NÃO HAJA DUVIDA, mas acusaram inocentes.

Custo Factura da água vai aumentar para de 1,3 milhões de portugueses
No próximo ano, 1,3 milhões de portugueses vão pagar mais pelo consumo de água, noticia ( GOVERNAMENTAL) no Diário de Notícias. Um número que pode aumentar para os 8 milhões dependendo do valor de referência da tarifa a aplicar.
ECONOMIA Factura da água vai aumentar para de 1,3 milhões de portugueses DR
08:23 - 08 de Dezembro de 2013 | Por Notícias ao Minuto
Share on print Share on email More Sharing Services
No próximo ano o sector da água vai passar por grandes mudanças devido aos novos estatutos do regulador e à reorganização do grupo Águas de Portugal. Estas mudanças vão pesar, de acordo com o Diário de Notícias, na factura mensal de 1,3 milhões de portugueses.
Afinal é mais uma dos aliados do grupo TPA.
Mas quando chegar a factura de Janeiro falaremos.
António Marto Antunes

Anónimo disse...

Temos que alimentar com os nossos sacrifícios estes filhos de uma classe política dos partidos convencionais - TODOS IGUAIS!

Anónimo disse...

O senhor António se calhar não pertence ao grupo dos carenciados da Tarifa Social e ainda bem. Esses também estão a protestar, ou ainda não deu por isso? E já agora sabe porquê?
Acha que estes também são de direita?
Ponha na sua cabeça que as injustiças tanto vêm da direita como da esquerda ou do centro.
As injustiças estão onde o Homem estiver. Onde a ganância, a luta pelo poder e o compadrio falarem mais alto e ponto final.

Anónimo disse...

O comentarista das 10:47 devia ponderar mais o que escreve e ter um pouco mais de respeito por todos os leitores e comentadores deste jornal.
O que é que um artigo de opinião sobre o justo chinfrim que se tem feito à volta da água tem a ver com a política do governo ou de outro qualquer partido?
O que é que a chamada de atenção dos vários intervenientes para o que se está a passar com a "marosca" das Tarifas da empresa Águas do Ribetejo tem a ver com o TPA ou qualquer outra força partidária?
Acho que o que se está passar é uma questão de consciência de cidadania e nada mais.
Haja um pouco mais de respeito e bom senso.

Anónimo disse...

A verdade incomoda-o? Pois é vamos então ao fundo da questão do próximo, digo bem PRÓXIMO possivel aumento do tarifário da água, onde a maioria das Câmaras votaram para esse aumento, e porque razão culpam os comunistas de Alpiarça, digo bem DE ALPIARÇA como os culpados de uma coisa que ainda não existe. É TER RESPEITO E BOM SENSO pela cidadan

António Marto Antunes disse...

O comentário das 10:47 diz respeito às ÁGUAS DE PORTUGAL e foi tirado de um jornal diário da Internet O ULTIMO MINUTO e não fala nas águas do Ribatejo está a disposição de todos para ser lido. Já o comentário das 21:51 é um comentário MUITO RESPEITADOR da cidadania e do respeito do próximo.
António Marto Antunes

Anónimo disse...

É verdade sim senhor das 18:09, mas o senhor sabe ler o Português não sabe? Onde é que nesse comentário assinado pelo Senhor António fala de direita ou de esquerda. Isto nem merece resposta se não fosse a intenção " VELHACA" como o seu comentário foi dirigido

Anónimo disse...

Haverá por aqui intenção mais "velhaca" e de reles provocação que os seus comentários?
Nem vou perder mais tempo consigo que tenho mais que fazer.