.

.

.

.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Junta de Freguesia exige o pagamento normal de um atestado de residência a quem tem dificuldades económicas

Por: L.A.
Há coisas que não convém divulgar pela 'Águas do Ribatejo' directamente aos interessados por razões minimamente estranhas. O importante é dar a entender que é uma empresa atenta aos problemas dos consumidores desfavorecidos economicamente; instruir os responsáveis pelas câmaras no sentido de apregoar que as famílias carenciadas não pagam água até aos 5m3 que...até aos 15m3 só pagam 50% e outras balelas mal contadas. Também nunca ninguém explicou como é que uma família carenciada de 3 pessoas que consome 15m3 de água beneficia do miserável desconto da “Tarifa Social” e, outra família igualmente carenciada que gasta 16m3 porque são 4 pessoas a consumir, não tem qualquer direito ao mesmo.
Colocar este e outros pontos nos iiis é que não interessa nada.
Há muitos carenciados que mal sabem ler e escrever que desconhecem a existência desta GRANDE benesse. Falávamos ontem com um alpiarcense que está desempregado e tem mulher e dois filhos a sustentar, a propósito das Tarifas Sociais da AR, que me disse, ter ido aos serviços para tratar da papelada e ficou completamente desmotivado e com alguma vergonha dos descontos de que ia beneficiar, fora a papelada que lhe exigiam (cópia do IRS, atestado de residência e mais voltas, tudo a pagar à sua conta) para provar que era carenciado. Acabou por desistir.
É CURIOSO como a Junta de Freguesia exige o pagamento normal de um atestado de residência a um freguês que tem dificuldades económicas e por isso está a pedir a Tarifa Social da água. Mas enfim, como se costuma dizer…de curiosidade morreu o gato!...
São coisas demasiado complexas para o entendimento do cidadão normal.
Noticia relacionada:
"O "desconto" é tão caricato que levou até o presid...": 
L.A 

2 comentários:

Anónimo disse...

Para mim é muito fácil responder a essas perguntas.
1º Se o casal tem 2 filhos que tivesse usado "camisinha" e feito só um! Agora não teria o problema de consumir mais 1 metro cúbico de água em relação ao casal que teve cuidadinho e fez só um filho.
2º Se queria o desconto da Tarifa Familiar, tivesse feito mais um filho (5 pessoas no agregado familiar) e já seria abrangido pela "grande ajuda" às famílias numerosas.
E se tivesse 4 filhos ainda mais beneficiava e...e cinco muito mais!... É sempre a somar vantagens!... Sempre a poupar com a “Águas do Ribatejo”!
No poupar é que está o ganho!

Anónimo disse...

É verdade. Fazer filhos é o que está a dar! A empresa pública intermunicipal Águas do Ribatejo num gesto ímpar de cariz humanitário, alargou o 1º escalão de 0-8m3 para famílias com 5 pessoas; De 0-11m3 para famílias de 6 pessoas; De 0-14m3 para famílias de 7 pessoas e por aí adiante.
O grande problema é que estas famílias normalmente entram no 2º e 3º escalões e é aí que começam a ficar com a "cabeça em água" como diz o outro! É que o precioso líquido é pago de acordo com o tarifário normal do ano em curso. A benesse é apenas no alargamento do 1º escalão.

Nota: Como sabemos, o tarifário normal do 1º escalão vai de 0-5 m3).