.

.

.

.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Candidatem ao QREN uma nova ETAR para a ZI de Alpiarça

Por: Zen
Acho que o fotografo deve fazer um filme com estas fotos e enviar para Os Verdes, e para a câmara de Alpiarça, para Renoldy e para a Monliz, porque todos sabem(os) de onde vem a poluição é da ZI de Alpiarça que utiliza a conduta de esgotos pluviais para despejar directamente na vala toda a espécie de imundícies que juntam quer na fabrica do leite, quer na fabrica de congelados de legumes.

Todos sabem (incluindo a CM) mas fecham os olhos, que há necessidade de fazer uma ETAR que sirva a ZI e não foi pelos belos olhos do Joaquim Luís que a Renoldy e Monliz vieram para Alpiarça.
Provavelmente o que muitos desconhecem é que este tipo de industrias são extremamente poluentes. A industria do leite usa ácido muriático (nome comercial do ácido clorídrico) para desentupimento de canalizações e a industria de vegetais congelados usa a pré-cozedura das quais resulta um "caldo" que não tratado numa ETAR a sério entra rapidamente em fermentação e putrefacção, daí que se escolha o inverno para lançar os depósitos da mini-ETAR diretamente na Vala Real de Alpiarça. O azar é que não chove e o caudal da vala é insuficiente para "lavar" os resíduos da nossa ZI.
O que ainda não vislumbrei é o que acontecerá se um belo dia a Associação de Regantes de Almeirim conseguir levar por diante o projecto de ligar a vala ao Tejo e tornar a vala num grande canal de irrigação dos campos de Almeirim e de Alpiarça. Talvez só nessa altura se resolvam em definitivo os problemas das descargas na Ribeira de Ulme.
Noticia relacionada:

A poluição na Vala Real

Sem comentários: