Paulo Duarte Sardinheiro |
É com grande respeito pela sua comunidade e sentido de responsabilidade que este grupo avança passo a passo e ultrapassa todas as etapas que lhe são apresentadas. Uma equipa perfeitamente consciente da sua capacidade e absolutamente motivada para implementar o melhor projeto de desenvolvimento económico e social que este concelho alguma vez viu. A etapa de hoje é fruto do trabalho de todos, mas não posso deixar de destacar o empenho e o rigor com que Francisco J. Saturnino Cunha tem pautado este projeto político. Estamos todos de parabéns, e já só faltam dois meses!
6 comentários:
Avisam-se os comentaristas que todos os comentários recebidos neste jornal que contenham no seu texto palavras ofensivas ou depreciativas não serão publicados, salvo se os autores se identificarem perante este jornal.
Fica ainda reservado ao administrador deste jornal o direito de retirar os parágrafos que tenham por fim ofender ou menosprezar quem quer que seja ou ainda não publicar os respectivos comentários se assim o entender por razões editoriais
Quem não estiver de acordo com estes princípios que não nos envie comentários sobre anonimato porque não os publicaremos e muito menos daremos qualquer satisfação.
Já se fizeram muitos comentários depreciativos sobre os nomes presentes nas listas da CDU. Eu não vou fazer isso em relação a esta lista. Vou antes colocar umas questões.
1. O mandatário também integra as listas?
2. Porque é que estão por ordem alfabética e não estão organizados por órgãos a que concorrem? Era importante saber quem concorre a quê.
3. Porque é que não estão os nomes todos? Em Alpiarça é suposto haver 66 candidatos e eu só conto 64, tirando o mandatário. Bem, até contaria só 62 se retirasse todos os 3 mandatários. Todos farão parte das listas? Não havia mais ninguém? De qualquer maneira, ainda falta uma pessoa porquê?
Se alguém me puder responder, agradeço. Acho que não é preciso assinar para poder ser esclarecido. Obrigado.
Partilho a s mesmas dúvidas do comentarista das 20:15, mas tenho impressão que não vamos obter resposta para elas. Até porque todos sabemos que para as listas terem nomes no número máximo de 66 candidatos como fez a CDU (do PS ainda não se conhece a constituição das listas mas acredito que tenha candidatos também em igual número) lá teriam que aparecer filhos e irmãos e cunhadas dos que já lá estão. E candidatos com filiação já lá há muitos... Para além de que já se tinha dito que isso não aconteceria, e portanto seria mais um tiro no pé. Congratulo- me por terem estado minimamente atentos a esse aspecto, embora ainda haja, no meu entender, demasiada filiação nesta lista. Mas pronto, somos uma terra pequena e tal ...
Há outro aspecto que me chamou a atenção nos últimos dias. Trata-se de um certo pendor simbólico e profético que encontro em alguns acontecimentos recentes e que me têm dado que pensar. E como eu não acredito em bruxas, mas que as há, há, tenho uma certa tendência para olhar em redor e ver certas profecias, ligações, um certo misticismo em tudo. Chamem-me doido!
O primeiro acontecimento recente foi uma imagem que me ficou gravada na memória de meia dúzia, se tanto, de camisolas iguais sozinhas no meio de muita gente. Exército diminuto este para aspirar a vencer uma batalha (que dizer de uma "guerra"?), em sentido figurado, evidentemente. Não consigo sequer traduzir em palavras o sentimento que esta imagem me inspirou, e é mesmo melhor que não o faça. E não estou aqui a qualificar a atitude, nem nada. Direi só, eufemisticamente, que admiro a coragem, se é que se pode chamar isso, de alguém remar sozinho contra aquela maré. Mas ao nível do significado simbólico e profético, não será necessário dizer mais nada, não é? Enfim, palavras para quê?
Sempre disse, nas conversas com os meus amigos, que a ordem no pódio, nestas eleições, depois de contados os votos seria
1. CDU (com grande margem)
2. PS
3. TPA/PSD/MPT
Alguns, sem apoiarem essa candidatura mas mais com receio (em nome da terra de que tanto gostam) de que tivessem razão, diziam que podia acontecer de o Xico vir mexer um bocado com o status quo instalado. Nunca acreditei nessa possibilidade e mantenho a minha opinião. E isso leva-me ao outro acontecimento que observei com olhos diferentes do comum dos mortais, ou talvez não.
A entrega das candidaturas no tribunal foi este outro acontecimento carregado de simbolismo. Logo na segunda feira de manhã a CDU entrega os processos (o que neste meu devaneio confere sem sombra de dúvidas uma maioria absolutissima). Vários dias depois, quinta feira (ou seja, vários votos atrás, na minha metáfora profética, segue-se o PS e logo a seguir o PSD). Ou seja, estes dois últimos protagonistas curiosamente disputam próximo da meta o segundo e terceiro lugares, partilhando o mesmo dia de entrega das listas, vários dias depois da CDU, o que profeticamente significará assim também a divisão dos votos entre os dois.
Tudo isto foi a visão que eu tive do que se passará em Setembro. Chamem-me doido. Só não me chamem Nostradamus de Alpiarça porque, felizmente para nós, não prevejo nenhuma catástrofe para a nossa terra amada como seria legítimo me chamarem se eu fizesse uma previsão sobre os resultados diferentes da que fiz. Sou um profeta doido, mas amigo. E agora vou tomar o comprimido.
Só uma última nota: Temos que brincar com isto tudo, que há quem esteja a levar isto tudo muito a sério. Depois de Setembro, quem está a trabalhar continuará a fazê-lo, os devaneios ou crises de meia idade desaparecem e convivemos todos pacificamente outra vez. E muito importante, respeitamos o resultado das eleições e tiramos as ilações necessárias. Alguns, se calhar será melhor arrumar mesmo as botas e deixarem trabalhar quem já mostrou que o sabe fazer, em nome de Alpiarça e dos alpiarcenses.
Sejam felizes. Há coisas mais importantes na vida do que algumas tão pequeninas que movem certas pessoas.
Gostei muito do profeta! O que o Profeta se esqueceu de referir foi que o PS foi o primeiro a apresentar programa eleitoral , depois o PSD e a CDU ainda nem conseguiu perceber o que quer para Alpiarça.
Depois o profeta esqueceu que o PS o primeiro a ir para a rua falar com os Alpiarcenses. O PSD foi a seguir e só depois a CDU.
O PS e a CDU continuam e o TPA PSD não abre as portas da sede há mas de 4 semanas.
Gosto dos profetas quando as profecias não lhes correm de feição.
Bem... ficamos a saber que afinal não é preciso gastar dinheiro em eleições, nem incomodar os eleitores.
Desde que a CDU entregou a sua candidatura, com nº de processo de entrada publicado e divulgado aos sete ventos que isso garante a vitória.
Os eleitores nem precisam de conhecer o programa CDU, nem esta precisa de se dar a esse trabalho porque afinal isto já está decidido.
O Nostracamus de Alpiarça pelos vistos não chega aos calcanhares do Bandarra II (sapateiro do Casal Cambica).
As profecias deste Bandarra parecem ser mais consistentes. Vamos ver no fim de Setembro. E eu mesmo sem ser profeta posso assegurar que o aparecimento do TPA foi uma valente dor de cabeça para a CDU e PS. A CDU então, não dorme sossegada e até colocou as suas forças de elite a bombardear o JA com bitaites desordenados e folhetins de carácter descritivo que mais parecem as peças aqui descritas pelo historiador José João Pais, referentes a outros tempos.
Razão tem um colaborador deste jornal quando escreve que a história se repete, quando muitos autores dizem que não senhor.
J. Antunes
su
Enviar um comentário