.

.

.

.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

PAULO SARDINHEIRO: opina sobre o que o ‘TPA’ quer aplicar em Alpiarça

Por Paulo Sardinheiro
 O que o José Carvalho (ler: Dialogo entre dois leitores que questionam a análise swot que o ‘TPA’ quer aplicar em Alpiarça)  pretende eventualmente será apreciar business plan que coloca em prática muitas das medidas inscritas no PE do Movimento TPA. 
Esse será certamente um outro capítulo que merecerá o interesse da população e dos demais profissionais que olham com desconfiança para os modelos de governance do poder local como é o seu caso. 
Mas voltando à Análise SWOT realizada ao concelho, ela constitui-se nada mais nada menos como uma reflexão estratégica sobre o concelho tal como ele é. 
Consideramos importante construir uma base comum de entendimento sobre o que temos de bom e o que devemos aproveitar, mas de forma estruturada e não aleatória como há tendência em fazê-lo. 
Se algumas das coisas presentes na mesma são relativamente óbvias outras nem tanto e de uma discussão rica e participada fez-se o consenso apresentado.
Penso que o turismo é um tema que lhe é sensível, por conseguinte saberá apreciar a importância de um trabalho concertado com um plano estratégico para o seu desenvolvimento. 
Se não sabemos para onde estamos e para onde vamos que tipo de decisões tomamos no presente. 
Temos casos gritantes a acontecer em Alpiarça, e pessoalmente dou culpa à ausência de reflexão estratégica sobre o concelho e o seu desenvolvimento.
Relativamente à Matrix BCG e teoria dos 5P's deve concordar comigo que não serão as metodologias mais adequadas à análise macro-encómica de um concelho. 
Espero ter ajudado a clarificar o propósito desta Análise SWOT

3 comentários:

Anónimo disse...

E o aquecimento global Paulo, onde fica o aquecimento global nomeio de tantas reflexões? Sinceramente, retirando a retórica empresarial, espremendo a analise que fizeram, permita-me a opinião que parece que fizeram uma analise em que nos pontos negativos colocam clichés que ficam bem numa analise em alpiarca como em santa comba dão, e nos positivos ou a melhorar, realidades clichés ou que se limitam a satisfazer necessidades de alguns elementos constantes das listas - é que ja se esta mesmo a ver em nome de quem estaria a empresa a ministrar as línguas, sem perceber como essa medida poderá ajudar na resolução do envelhecimento populacional ou falta de formação superior

Anónimo disse...

O do aquecimento global vai ter que ir dar aulas em outubro porque chumbou no teste de 4 anos que acaba em setembro.

Anónimo disse...

Caro Amigo, a questão do aquecimento global é impossivel de enquadrar nesta análise, não só porque não a considero uma ameça a médio ou a longo prazo mas também porque não é relevante para Alpiarça na medida em que o concelho não contribui para esta ameaça com nenhuma industrial populente, pelo menos de forma significativa.

Se fossemos considerar o Aquecimento Global como ameaça então teriamos de considerar todas a doenças que poderão em 50 ou 100 anos eliminar a população do concelho.

Quanto à ameça do fecho de uma fábrica no concelho essa é pertinente o suficiente para ser considerada, porque pode afectar dezenas de alpiarcenses de um momento para o outro.

O Sr. saberá tão bem como eu que a globalização das economias permite uma grande mobilização aos agentes económicos, e nada nos garante que a médio prazo os decisores desconsiderem o concelho como esttratégico e desloquem uma filial para um país onde as condições fiscais sejam mais favoraveis, onde hajam incentivos ao investiemnto, onde os custos de mão de obra sejam suficientemente mais baixos para compensar a deslocalização ou falta de especialização do sector


Permita-me um esclarecimento adicional sobre a analise SWOT. Cada um dos quadrantes é independente, ou seja um não funciona como a antise do outro.

A aprendizagem de idiomas favorece não só o desenvolvimento das competencias dos jovens, mas também o desenvolvimento economico local , quer pelos serviços prestados por eles (jovens e não só) mas também pela sua imacipação económica provocada pela maior capacitação profissional.

Quanto ao envelhecimento da população constar como ameaça o caso é pertinente o suficiente para nos fazer refletir sobre as politicas de atratividade residencial. Politicas estas que passam não só pela fixação de novas familias, mas também pelo desenvolvimento de um projecto educativo diferenciador que eleve Alpiarça nos rankings nacionais, e até pelo desporto e cultura.

Se melhores condições forem dadas às familias para criarem aqui os seus filhos ou terem mais do que um filho porque tal é economicamente viável, menor será o rácio do envelhecimento populacional.

Não nos podemos esquecer também que é na juventude que recai a renovação e a inovação dos tempos, daí a importancia do concelho desenvolver politicas nesse sentido.

Espero ter sido últil neste esclarecimento.

Cumprimentos
PaulO Sardinheiro