.

.

.

.

domingo, 25 de agosto de 2013

Agricultura é sector que mais emprego cria

O ministro da Economia, António Pires de Lima, afirmou ontem que a agricultura foi o setor que mais contribuiu para a criação de postos de trabalho do primeiro para o segundo trimestre de 2013.
"O setor agrícola e alimentar recuperou competitividade, com reputação renovada e atrativa para um conjunto de pessoas mais jovens", afirmou o genernante em Penafiel, onde ontem presidiu à abertura da 34ª edição da Feira Agrícola, Agrival.
Segundo o ministro, dos 70.000 empregos gerados pela economia, naquele período, cerca de 45.000 ocorreram no setor agrícola e alimentar.
"Este setor tem dado um importantíssimo contributo, com consistentes passos para o crescimento económico", afirmou.
António Pires de Lima felicitou o setor por ter sido capaz de crescer 6% nas exportações em 2012, tendência que, disse, está a acelerar em 2013, com um crescimento, até ao momento, de 8,3%.
O ministro precisou que a agricultura já representa 10% das exportações portuguesas, e tem ajudado, também, a diminuir as importações do país.
Falando para muitos representantes do setor presentes naquele certame, o governante adiantou também que, nos últimos 12 meses, a agricultura foi responsável por 5% das empresas criadas no país.
"No primeiro semestre deste ano nasceram 1.017 novas sociedades, mais 30% do que no ano passado", destacou, frisando ser "o momento oportuno para agradecer aos que trabalham neste setor".
"Estamos perante um momento de relançamento de um setor que se porta como um 'cluster' integrado", acentuou
«NM».

2 comentários:

MFPLeal disse...

Quem arruinou a agricultura em Portugal? Pagavam para não cultivarem a terra, foram os sucessivos governos que tivemos desde o 25 de Novembro de 1975, arruinaram a agricultura e as pescas. Mas não foram só eles os culpados. Vocês que que sempre votaram nos mesmos tem ainda mais culpas do que eles próprios, assim como a abstencionistas que deixaram -nos andar como eles queriam. Só os dez por cento é que nunca se confirmaram, mesmo quando ENGOLIRAM O SAPO que lhes ficou trancado na garganta.

o velhinho disse...

Está muito boa ó 11:13...Como é que um jovem sabe destas coisas, está certo ainda hoje o tenho trancado na garganta, vai ser até à morte infelizmente. O VELHINHO