.

.

.

.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

ESTÁTUA DE HOMENAGEM 'AO POVO DE ALPIARÇA'

'AO POVO DE ALPIARÇA'

Já vai para quase 20 anos que ‘batalho’ para ver a estátua de ‘Homenagem ao Povo Alpiarcense.
‘Rios de tinta’ fiz correr nas dezenas de jornais para os quais colaborei como no JA escrevi centenas e centenas de linhas sobre este tema.
Sinto-me recompensado pelo que escrevi e pelas críticas a que fui sujeito e pelas centenas de comentários que permiti serem publicados neste blogue que criticavam ou ‘exigiam’ a colocação desta estátua.
Como alpiarcense de gema que sou hoje sinto-me orgulhoso da nova ex-libris de Alpiarça que me orgulha em toda a profundeza da minha alma.
Quando desceram a bandeira municipal que cobria a estátua e pela primeira vez que a vi fiquei comovido mas com uma profunda alegria interior de saber que também contribui para que  na principal e nova  praça da minha terra esteja erguida a estátua que homenageia todos os alpiarcenses e os meus antepassados.
Muito poderia escrever sobre esta ‘batalha’ que travei ou transcrever parte daquilo que escrevi mas não o faço por uma questão de princípio.



Nesta luta de quase duas dezenas de anos, na blogosfera, esteve também directa e indirectamente ligado o meu grande amigo Ricardo Vaz que teve um papel ponderante.
Nós dois nunca demos descanso a quem de direito para que colocassem a estátua em local a determinar.

Muitos locais foram propostos mas foi a ‘Praça do Município, o local escolhido.
Quando Mário Pereira prometeu publicamente que iria colocar a estátua de ‘Homenagem ao Povo Alpiarcense’ acreditei na sua promessa e parei a minha ‘luta’.
A promessa cumpriu-se!
 A Mário Pereira e a todo o executivo da CDU o meu reconhecimento pelo que fizeram e pelo que deram à minha terra.

António Centeio


NR: Amanhã será publicada a reportagem da cerimónia

7 comentários:

Anónimo disse...

Excelente praça nao haja qualquer duvida .

Entretanto Passos Coelho anuncia que ira haver muito possivelmente um segundo resgate a Portugal.

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/financas_publicas/orcamento_do_estado/detalhe/passos_coelho_admite_segundo_resgate_a_portugal.html

Será que andamos a brincar aos governos e a investir os poucos recursos que temos em obras e fachada em detrimento de investimentos na criação de emprego ?

Pois é, demagogia dizem uns, mau olhado dizem outros , mas já estou como o Mário Peixinho , quando nao houver pão para comer vamos as praceias "comer pedras" de calcada

Fica a reflexão

Anónimo disse...

A nova praça está muito bonita, estão de parabéns.

Só faltou mesmo uma coisa!!!!!!!!!!!!

Não houve musica???

Então a Banda Filarmónica qué uma sociedade que representa a liberdade e a luta do povo não esteve presente????

A Banda Filármónica devia ter estado presente

Podemos saber porque não esteve ?

Não há um grupo de musicos que pudessem tocar e fazer uma animação ?????

Ai Banda ,Banda.

Anónimo disse...

Foi um momento lindo. Não mudava nada. Parabéns a todos, inclusive ao sr. Centeio já que esta foi também uma luta dele. No fundo acho que todos nós alpiarcenses estamos de parabéns.
Viva alpiarça e o povo alpiarcense! Viva a CDU!

Anónimo disse...

Não houve musica? vê-se que o comentarista das 22:56, não considera o folclore como musica, que tristeza, que má língua, que al....*ão, só a banda é que é musica?

*drab

Anónimo disse...

ó caro anónimo das 22:09, então não pode? é só perguntar... no sítio certo.
E não me parece que este seja o sítio certo para obter resposta. A menos que as suas intenções sejam outras.

Anónimo disse...

Embora longe recebi o convite para estar presente. Impossível. Se fosse um ano a traz, poderia atrasar a viagem que fiz a Portugal e estaria presente. Depois de ser tão maltratada,assim como o foi o sentido da evocação, e o seu criador, Eis que saiu finalmente do palheiro, onde consta perdeu a ferramenta. Mas agora está no lugar que merece. Não venham com criticas desconstrutivas. O povo de alpiarça esta representado e no lugar que merece e pelo personagem mais representativo do povo . Bem haja quem contribui para esse grande feito. Vou esperar por uma oportunidade para ir a Portugal para ver essa bela praça que ja vi em maquete, ou que seja colocada nos maps da google, para daqui a 9000 km poder apreciar essa maravilha oferecida ao povo de Alpiarça, que tenho no meu coração

Gabriel Tapadas Marques

Anónimo disse...

Quem quiser saber da Banda apareça na Banda, nos ensaios que, tanto quanto sei continuam as terças e sextas pelas 21:30h. Nas assembleias convocadas, desde que na condiçao de socio e com contas em dia. Pois bem, existem muitas formas de saber e fazer algo mais pela Banda. Dia 7, quem quiser disponha e venha a inauguração da feira, ou ainda no ultimo dia ao concerto final.