.

.

.

.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

DECLARAÇÃO de Mário Santiago

Mário Santiago

Uns dos ensinamentos que guardo com imenso respeito, é que existem dois momentos inevitáveis de saudação
  • Quando chegamos
  • Quando partimos
No passado dia 21 de Junho, presidi uma vez mais, a uma sessão da Assembleia Municipal de Alpiarça. Fi-lo pela última vez neste mandato autárquico, porque entendi que até à realização das próximas eleições, devo a todos os meus companheiros, e em muito especial aos elementos que compõem a mesa da assembleia, um reconhecimento pela forma séria, isenta, leal e competente com que me acompanharam nestes quatro anos. Foi uma honra tê-los ao meu lado a secretariar os nossos trabalhos. Também a todos os outros eleitos, endereço os meus agradecimentos e as eventuais desculpas por alguns momentos ou palavras menos adequadas, embora como saibam, na política, e principalmente no calor da discussão política, é praticamente utópico agradarmos a todos os intervenientes.

Ao pessoal de apoio (Gena, Ricardo e João), não necessito de repetir aqui aquilo que vocês já sabem. Obrigado!

Houve ainda quem me perguntasse o porquê de não presidir à última sessão deste mandato e que se encontra pré-agendada para ainda antes das eleições autárquicas de Setembro. Respondi-lhes que se estou neste momento num novo projecto, e mesmo que seja num movimento independente e eu próprio também sendo um Independente de partidos, não poderia mesmo assim e por uma questão de principio, continuar em paralelo a conduzir os trabalhos da assembleia municipal beneficiando de uma visibilidade incómoda para a força que me elegeu e ao mesmo tempo ter uma acção de fiscalização do executivo. Se num passado recente, até critiquei quem não conseguiu ter essa postura, embora num contexto de ética muito mais conflituosa do que a minha, desrespeitando inclusive decisões do “tal colectivo” de que tanto falam mas que na prática é pouco mais do que uma expressão de propaganda utilizada por alguns, não estaria eu agora a ser correcto comigo mesmo, se não suspendesse o meu mandato até terminar este período eleitoral.

Permitam-me ainda de exprimir a minha opinião relativamente à forma como algumas pessoas, designadamente com responsabilidades políticas no PCP, têm ultimamente e de forma visivelmente desesperada, atabalhoada e patética, tentar colar este grupo de pessoas onde eu agora me incluo a partidos políticos que decidiram apoiar este movimento, já que não conseguem encontrar motivos a que se possam ‘agarrar’ para nos descredibilizar perante a população. Quero assim portanto deixar aqui expressas três observações, fundamentalmente pessoais:

  1. Sou alpiarcense há 43 anos, e as pessoas conhecem-me sem necessitarem de serem agora confundidas por quem nem sequer hoje consegue convencer os próprios militantes de que eles próprios representam um partido de esquerda onde muitos dos nossos pais e avós militaram (ou que ainda militam), e que deveriam acima de tudo estarem preocupados e capacitados para zelarem pelo futuro dos alpiarcenses.
  2. Na CDU, onde eu também fui até agora Independente, existiram ocasiões em que alguém estava mandatado pelo partido para condicionar a minha livre opinião (só a título de exemplo, a famosa história do IMI onde não admitiam a minha defesa intransigente pela taxa mínima, ou então quando quiseram que eu votasse contra uma proposta de homenagear pessoas no 25 de Abril só porque a proposta foi apresentada pelo PS). Quero-vos dizer que até agora nunca vi neste movimento TODOS POR ALPIARÇA qualquer mandatado ou representante de qualquer partido político para condicionar o que quer que seja. Os que cá estão representam apenas um partido, e esse chama-se TODOS POR ALPIARÇA.
  3. E se os nossos adversários políticos estivessem incomodados pelo facto de existirem partidos políticos dispostos a apoiar este movimento independente, como é o caso do MPT ou do PSD (obviamente que não estão incomodados, mas sim especialmente apostados em que esse seja o grande motivo para que os alpiarcenses não votem em nós), então deveriam direcionar esse protesto para os órgãos nacionais ou distritais desses partidos, explicando os vossos argumentos e eventualmente explicando a esses partidos que deveriam ter escolhido apoiar outros candidatos que pudessem manipular tal como tanto gostam de fazer dentro da vossa estrutura. Só quem nos desconhece pessoalmente ou o trabalho autárquico que muitos de nós já mostrámos à população, pode achar que iriamos admitir qualquer intervenção do MPT ou do PSD nas questões fundamentais da política local. Pela minha parte, é garantido, e assumo isto aqui perante todos que mais uma vez não irei vestir nenhuma camisola com siglas partidárias, A minha camisola tem três palavras garrafais: TODOS POR ALPIARÇA e nada mais

Termino como comecei, com agradecimentos:

Um agradecimento especial que ao público que compareceu nas sessões da assembleia municipal, na sua grande maioria alpiarcenses, participando na verdadeira Casa do Povo, e é por eles unicamente que pretendo reiniciar muito brevemente um ciclo de intervenções em defesa da nossa terra.

E o maior agradecimento vai dirigido aos meus verdadeiros amigos porque são aqueles que nunca colocaram em causa a amizade, muito menos por causa da política…

Alpiarça, 25 de Junho de 2013
Mário Santiago

12 comentários:

JA disse...


Avisam-se os comentaristas que todos os comentários recebidos neste jornal que contenham no seu texto palavras ofensivas ou depreciativas não serão publicados, salvo se os autores se identificarem perante este jornal.
Fica ainda reservado ao administrador deste jornal o direito de retirar os parágrafos que tenham por fim ofender ou menosprezar quem quer que seja.
Chegou a altura e o momento de colocar ‘ponto final’ em ‘ditos e acusações’ que não tem qualquer cabimento no contexto das notícias ou dos comentários.
Quem não estiver de acordo com estes princípios só tem a fazer uma coisa: que deixe de nos enviar comentários sobre o anonimato porque não os publicaremos e muito menos daremos qualquer satisfação.
Estamos fartos e cansados de certas coisas e este jornal não serve de ‘capa’ a quem quer que seja.
Jornal Alpiarcense

Anónimo disse...

Homens como o Mário Santiago e como o Xico Cunha é que Alpiarça precisa, pessoas que não tenham medo e digam a verdade e digam o que pensam, acredito que com esta equipa Alpiarça e a sua população só tem a ganhar.

Anónimo disse...

Pelo que ouvi dizer, ele é que nunca respeitou as posições do colectivo e não o contrário. Brevemente o "colectivo do TPA/PSD" vai constatar isso. Façam bom proveito!

Anónimo disse...

Oh oh, não demora muito e está tudo esfrangalhado lá para aqueles lados. Divirtam-se!

Anónimo disse...

Anda alguém a ouvir vozes, será alucinações, o anónimo das 16:57 deve padecer de qualquer coisita, mas isso passa, porque o Mário Santiago foi disputado, pela CDU, PS e TPA e mais uma vez o Cunha ganhou.
Quando o Mário erradamente estava do lado da CDU era o maior agora não presta para nada e isso é conversa de troca tintas.

Anónimo disse...

Agora digam que o Francisco Cunha é burro, os comunistas estavam desejosos que ele fosse buscar o Osório,o Mário Pereira e o Celestino, mas ele foi buscar o Atela e o Santiago, trouxe os melões e deixou as ervas daninhas, vai lá vai.

Anónimo disse...

Mais uma vez pergunto: quem é que anda com medo, quem é? Quem é que fala mal de quem, quem é?
Porquê tanta necessidade de defender o Mário Santiago? Será porque ele é "adorado" pela população? Hein?
Quanto à disputa, a CDU é que não o quis e ele sabe bem disso. Por isso tanto nervosismo e ódio contido quando fala da CDU.
Aliás, este "movimento" baseia-se todo ele em ódios pessoais. Como é que isso pode ser bom para a nossa terra, pergunto eu? Fica a questão.

Anónimo disse...

Só é pena que outros não tenham esta coragem de dar a cara neste blogues e assinando por baixo
Em vez disso mandam escrever dizendo mal de pessoas que são chefes de família, trabalhadores, que têm filhos e têm uma reputação a defender.
Mas como tanto os comunistas como os socialistas andam desesperados com esta nova candidatura de independentes que lhes anda a tirar o sono - e ainda bem que é para ver se abrem a pestana e pensam em fazer alguma coisa por esta terra, usam os mais sujos truques e rasteiras para enxovalhar o nome das pessoas.
Viu-se o que fizeram ao Atela, ao Santiago e ao Moreira. E até à Gabriela Coutinho chamaram de VELHA, VEJAM LÁ BEM

JA disse...

O comentarista que considera remota a possibilidade do seu comentário não ser publicado na verdade é como diz ou seja: o seu comentário não é publicado pela simples razão de que as questões que apresenta já foram publicadas n de vezes neste jornal e até um comunicado do movimento a esclarecer que vai concorrer com a sigla do movimento e não do PSD
Como não estamos dispostos a publicar comentários repetidos o leitor que perca tempo e procura neste jornal as respostas às dúvidas que tem.
Que este pequeno esclarecimento sirva para outros comentaristas porque deixamos de esclarecer o quer que seja já que os ‘esclarecimento’ já se encontram publicados.
Passe bem e mande sempre

Anónimo disse...

Ò 17:37,

Não será mais correcto dizer que a CDU não quis o Mário Santiago e que este também não quis, não quer, e depois da experiência porque passou nunca mais quererá a CDU?
Assim é que o comentário ficaria correcto.
Se calhar é por essa arrogância que se queixam que a CDU é atacada.
Partem sempre do princípio que são os melhores, os maiores, os que têm todas as virtudes, e que os outros estão mal e são todos párias da sociedade.
Costuma-se dizer que quem semeia ventos, colhe tempestades, e a CDU está simplesmente a sofrer dos ventos que foi semeando de há uns meses para cá.
Bom seria todos viverem em clima de bonança, e aguardarem que os eleitores decidam sobre os 3 projectos e, sobre as pessoas que se propõem implementá-los.
Alpiarça é uma terra pequena onde quase todos se conhecem.
Todos as candidaturas têm pontos fortes e outros mais fracos.
Deixem o povo decidir livremente e sem coacção psicológica, que os eleitores saberão escolher os que tiverem de ser escolhidos.


Anónimo disse...

Com tanto protagonismo que este rapaz tem e faz questão de ter eu só tenho a concluir que a sua inclusão nas listas do TPA será um pau de dois bicos.

Já todos perceberam que o Mario Santiago em tempos era um rapaz muito reservado e até envergonhado, de poucas falas roçando até o antipático. Entretanto derivado ao cargo que desempenhou sai da casca e até já emite declarações neste espaço.

Isto prova a pessoa que é: uma pessoa que quer dar nas vistas, ser o centro da atenção.

O Mário Santiago inserido num movimento em que mais uns quantos pretendem dar nas vistas só me faz adivinhar uma verdadeira "Guerra dos Tronos"... Em que todos pretendem gozar do estatuto de "o mais importante". Vai ser bonito!

DVS

Anónimo disse...

Ó 00:47, não lhe dou mais do que 6 meses e começa o circo de vaidades. Vai brigar cada um para o seu lado e o grande foco de discussões vai ser mesmo este senhor. Tem o ego grande demais para resistir a impor a sua vontade em tudo.