.

.

.

.

domingo, 23 de junho de 2013

UM EXAGERO PENSAR QUE VOTAR NO ‘TODOS POR ALPIARÇA’ É VOTAR PSD

Temos vindo a acompanhar com toda a atenção esta movimentação política no concelho de Alpiarça, desta vez um pouco mais agitada e nervosa devido ao surgimento de um novo movimento no palco político local que apostou numa campanha forte e persuasiva.
Curiosamente, ou talvez não, os seus adversários pretendem a todo custo fazer passar a ideia de que, votando no movimento "Todos por Alpiarça" estamos a votar no PSD/CDS, partidos que estão no governo central e que são culpados por tudo de ruim que nos tem acontecido. Parece-nos um exagero! E dizemos exagero, porque isso seria branquear os restantes responsáveis. A culpa da atual situação económica e social por que passamos, para além da recessão externa localizada e que é mais ou menos do conhecimento público, foi de todos os políticos incompetentes que governaram Portugal nestes últimos trinta e cinco anos! O que prova que foram todos uns inúteis e que têm olhado apenas para os seus interesses (umbigos) e para os interesses da sua clientela, como se fossem apenas eles, o centro do mundo e, nada mais existisse para além deles. Assim chegámos a esta situação pindérica que todos conhecemos e que, não vale a pena aqui repetir.
Quanto à política local não é difícil compreender a sua engrenagem. Basta pensar um pouco, de modo racional e desapaixonado. E não tenhamos medo dos papões, pois papões são todos os partidos ao fim e ao cabo! Cada papão terá o seu estilo mas, no fim de contas, não diferem muito uns dos outros. E a prova disso, é que o representante do PSD senhor João de Brito que terminará em breve as suas funções, sempre foi livre de tomar as suas decisões próprias na assembleia municipal sem orientações ou pressões do PSD distrital ou nacional. Muitas vezes votando ao lado da CDU. Outras abstendo-se. Outras vezes ainda votando com o PS. Então digam lá por que carga de água o movimento "Todos por Alpiarça" não poderá tomar as suas decisões pensando no melhor para Alpiarça, de igual modo?
Estas balelas políticas atiradas para confundir os eleitores até fazem doer os olhos. Estamos à vontade para falar sobre o assunto porquanto não nos movem quaisquer interesses políticos ou mesmo cerâmicos no que diz respeito a "tachos". Tendo todo o respeito naturalmente, pela arte do barro de Rosa Ramalho e das gentes de Beringel.
Lembramos que muitos alpiarcenses, há quase dezasseis anos, votaram no PS deixando a CDU pendurada por três mandatos, com o feeling de que sendo o governo central do PS, seria mais fácil desbloquear verbas que iriam beneficiar o concelho de Alpiarça. Se calhar a coisa até funcionou inicialmente e durante alguns tempos, ou então foram só promessas.
Mas isto é apenas um à parte, apesar de muita gente ser ainda adepta desta premissa.
O que devemos reter é que o voto é importante. É a única "arma" legal que temos para fazer respeitar a nossa vontade e, em democracia ganha aquele que tiver mais votos. Que cada um escolha os candidatos que melhor sirvam os interesses de Alpiarça que, podem não coincidir com os interesses de todos mas, são as regras do jogo democrático.
Por: F. Soares
Noticia relacionada:
 "Drª Graciete Brito com um simples desmentido demar...":

13 comentários:

Anónimo disse...

Ora aqui está um comentário com conteúdo.
Acrescento apenas que os responsáveis pela situação em que estamos são todos os que nos têm governado, e os que têm feito oposição de uma forma totalmente irresponsável e demagógica.
Veja-se o que se passou em Alpiarça.
A CDU em todos os concelhos onde é oposição defende uma taxa de IMI mínima.
Em Alpiarça,onde é governo, tentou aprovar a máxima.
O que é que isto significa?
Que tal como os governos centrais impõem medidas impopulares de austeridade para tentar equilibrar as contas, a CDU a nível local, tentou fazer o mesmo.
Até é compreensível.
O PS local, que agora se apresenta como uns "anjinhos" que desceram agora dos céus, fez o mesmo que fez o governo PS. Endividou irreponsávelmente o município e agora candidata-se na esperança de que os eleitores tenham esquecido o que se passou.
Não pode é a CDU ter dois pesos e duas medidas. O povo de Alpiarça é tão pobre (ou mais) do que o de Vila Franca, do Barreiro, ou de Barrancos.
Não pode defender IMI mínimo onde é oposição e máximo onde é poder.
Não sei se o Todos por Alpiarça é a solução para Alpiarça. Nunca comi caviar e gostaria de experimentar. Sem o ter provado, não sei se gosto ou não.
É por isso que tenho intrenção de experimentar algo que não "provei". Já provei PS, e provei CDU. Ambos são comestíveis, mas não são pitéu que aprecie.Depois de ter provado os três "sabores" poderei formar uma ideia para o futuro.




Anónimo disse...

Espero que não venham também a colar-me ao partido A ou B por emitir esta opinião pessoal, mas devo dizer com toda a honestidade e frontalidade que este é um grande post que merece ser guardado e emoldurado para a posteridade. Sem facciosismos, sem atropelos à dignidade de quem queer que seja, simples e a retratar a realidade alpiarcense.
No meio de tanta coisa escrita, felizmente aparece este e outros posts escritos com nivel, rigor e correcção. Parabéns a todos eles.
Leitor atento

Anónimo disse...

Ao lermos o comentário das 14.05 e por uma questão de justiça, realçamos aqui o facto de em todo o processo de discussão na assembleia municipal do polémico IMI,o PSD representado pelo deputado João Brito ter sempre defendido os 0,3%, ao contrário daqueles que só retrocederam quando viram que já não havia mais espaço de manobra para defender os 0,4-0,5%.
Uma coisa que pouca gente compreenderá é como é que o município vai receber referente a 2012 pouco mais do que recebeu de IMI no ano anterior, segundo informação do presidente da câmara na assembleia municipal, sendo certo que houve aumentos desta taxa para 2012, em alguns casos, na ordem dos 500/600%!
Seria óptimo que todos nós contribuintes tivessemos acesso a toda a verdade.
As contas são fáceis de fazer.

Joaquim José Bernardo... Brasil disse...

Vou-lhes dar uma razão, mas há mais, que depois direi se quiserem continuar com este debate,mas, debater sim, com verdades...Todos os candidatos desta lista, já se candidataram e alguns foram eleitos por outras forças politicas e estão dentro do que você pensa sobre os outros, menos por você, não vai experimentar nada de novo, mas sim continuar a politica do PSD aliada aos seus aliados de sempre e desta vez aliados também à Troyka, se vamos falar verdade estou à vossa disposição para falar-mos a verdade sobre Alpiarça. ( È demagogia barata escrever um comentário e depois vir aqui gavá-lo)

Anónimo disse...

o presidente de camara nem soube responde a pergunta que o fernando ramalho e mario santiago lhe fizeram sobre o valor do IMI previsto para este ano. Uma vergonha de Presidente este que nao percebe nada de finanças municipais.

Anónimo disse...

Há agora voltas-se para as finanças? e a resposta ao jovem Joaquim José Bernardo?

Anónimo disse...

Mas o jovem Bernardo merece resposta? A lenga-lenga é sempre a mesma.
As "opiniões" do jovem Bernardo limitam-se a isto: "... continuar a politica do PSD aliada aos seus aliados de sempre e desta vez aliados também à Troyka".
Às vezes ainda junta "os saudosistas do passado"
Perante isto, que respostas se podem dar ao jovem Bernardo que ainda não tenham sido dadas?

Anónimo disse...

Causa-me alguma confusão mental o facto de um jovem que diz chamar-se Bernardo e estar no Brasil; que conhece "a verdade de Alpiarça e está disposto a falar dela"; promete dar uma razão entre outras e acaba por não dizer nada de novo, para além daquele disco riscado que é sobejamente conhecido por todos os leitores do JA, tenha ainda fôlego para ir insistindo na mesma tecla. Ou melhor, em tecla nenhuma porque nada diz.
Ó amigo, mude de afinação porque com essa da "Troyka" já lá não vai. E nunca diga o que não sabe, e muito menos, julgue quem não conhece.
pela minha parte, assunto encerrado.

Joaquim José Bernardo... Brasil disse...

O Joaquim José Bernardo diz:
Hoje existe a Internet e é pelo que vocês escrevem sempre o mesmo disco contra a CDU e o poder local me permite responder com as verdades que conheço..." São vocês" que dizem e desdizem que estão aliados ao PSD e ao clube dos caçadores onde um tal Atela é o presidente, ou coisa parecida, " São vocês" que dizem que agora são todos independentes. Eu falo em " SAUDOSISTAS DO PASSADO" porque já o meu avô me dizia que os vossos antecessores tinham essa cantiga com respeito ao ESTADO NOVO e á "Vocês que dizem" que querem implantar em Alpiarça um Estado Novo, uma politica nova que vém a ser a mesma coisa. Pelo menos é o que eu compreendo dos vossos escritos até me dou ao trabalho de os digitalizar para vos felicitar nn noite do 29 de Setembro pela vossa vitória anunciada.

Anónimo disse...

Isto no votar ou é ou não é.
Não se vota um bocadinho no PSD e outro bocadinho noutra força. Nem sequer o boletim tem uma escala para o eleitor dizer que vota 100 % ou 20 %.

Ou se vota no Partido ou na Coligação Partidária ou na lista independente.

Se o Xico Cunha (perdão não gosta agora de ser tratado por Xico)quer o dinheiro do PSD, quer o apoio do PSD e aceita que a sua lista seja a lista da coligação PSD/MPT, é um lista de uma coligação partidária ( não há volta a dar).

Podia não ser assim. Podia ser uma lista independente como tantas que existem no país. Ter vergonha de ser o que se é é falta de carácter. Foi assim que fui ensinado.

Anónimo disse...

A sua grande confusão, ou desconhecimento , caro comentarista das das 12:32 é que muita gente se está borrifando para as siglas partidárias. Mormente nas eleições autárquicas. O que conta para estes eleitores são os rostos que compõem o elenco que vai governar a autarquia. Isso é que é importante! Já há dias alguém citava o caso da Chamusca em que Sérgio Carrinho ( que também já cometeu erros ao longo do seu mandato. Quem é que não erra?) está desde 1979, se não me engano, à frente dos destinos do munícipio com o apoio de apoiantes do CDS,PS e CDU. Então como é que explica este fenómeno? Sérgio Carrinho que sempre concorreu pela CDU, terá tido certamente X% dos seus apoiantes vindos do CDS. Y% do PSD.Z% de independentes, outros partidos e CDU.
Isto quer dizer que muitos eleitores votam nas pessoas e não nos partidos, conforme quer a toda força fazer crer.
Isto dói a muita gente que preferiria que não fosse assim mas, factos são factos e, quanto a isso não há volta a dar.
Para tirarmos dúvidas, as eleições estão aí, e teremos oportunidade de analisar os resultados e tirar as necessárias conclusões.

Anónimo disse...

Senhor Comentarista das 14.02:

Tem toda a razão em parte do que diz. O Sr. Carrinho da Chamusca vai buscar o seu eleitorado talvez a maioria a eleitores normalmente do PS ou do PSD.
O que nunca se viu foi o Sr. Carrinho a dizer que não era da CDU, ou que a sua lista não era a da CDU. O que nunca se viu foi o Sr. Carrinho a esconder o símbolo ou sigla da CDU. O que nunca se viu foi o Sr. Carrinho a em público dizer que não era da lista da CDU e depois a ir lá buscar o dinheiro para a campanha, etc. etc.

Em suma o que nunca se viu foi falta de carácter no Sr. Carrinho. O que nunca se viu foi o Sr. Carrinho deliberadamente a tentar enganar os seus eleitores. Faz toda a diferença e é por isso que o Sr. Xico de Alpiarça não chega nem de perto nem de longe aos calacanhares do Sr. Carrinho da Chamusca e por isso nunca recolherá o apoio dos Alpiarcenses, é que estes como os Chamusquenses não são parvos.

Anónimo disse...

Quando a própria lógica castiga...

"Então digam lá por que carga de água o movimento "Todos por Alpiarça" não poderá tomar as suas decisões pensando no melhor para Alpiarça, de igual modo?" - é que, de acordo, com as ideias aqui plantadas pelos apoiantes do Sr. F. Cunha, os eleitos pelos partidos não tomam livremente as suas decisões e aí estaria a grande virtude dos "independentes"... Ora se, como referiram publicamente as estruturas distritais do PSD, este partido apoia a lista do Sr. F. Cunha, aplicando a sua própria lógica, ele deixará de tomar livremente as decisões...

No entanto, eu até acho que a lista do "Todos" (tal como os eleitos pelos partidos) pode tomar as suas decisões livremente só que, face ao que conhecemos do cabeça de lista e de outros elementos, essas decisões, nomeadamente nas questões de fundo, não serão diferentes da política do PSD e não serão favoráveis à maioria da população !