.

.

.

.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Fraude na batata faz disparar preços

Está a ser investigada uma denúncia sobre a fuga ao fisco no sector agrícola, que inclui uma lista de empresários que, alegadamente, compram batatas aos agricultores e depois abastecem o mercado sem facturação, noticia hoje o Jornal de Notícias (JN).
 As autoridades estão a investigar uma lista de empresários que abastecem os principais mercados de batata. A rede está a fugir ao fisco, o que, em combinação com a escassez do alimento está a fazer disparar o preço do quilo da batata. De acordo com o JN, um membro de uma associação de produtores, preocupado com o que se está a passar na “campanha das batatas”, que começou há um mês, denunciou o problema ao Ministério Público e à Polícia Judiciária. “A fuga ao Fisco neste sector é quase generalizada”, afirmou ao jornal.
A GNR assegura que a denúncia está a ser objecto de análise e averiguação para possível acção” e o JN adianta que também a PJ está atenta.
Na base da denúncia estão 13 empresários que compram batatas e outros produtos a agricultores e depois vendem-nos nos mercados abastecedores, a comerciantes, pequenos supermercados e restaurantes, sem que essas transacções sejam facturadas, ou sendo-o apenas em parte.
O JN explica que, como há menos batatas este ano, as transacções sem facturação têm mais impacto e não estão a deixar que os produtores consigam responder às encomendas estrangeiras e dos grandes supermercados nacionais. 
«NM/JN»

Sem comentários: