.

.

.

.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Posição Pública da Comissão Concelhia do PCP



Enviado por João Osório, recebemos, com fins de publicação,  uma “posição pública” enviada pela Comissão Politica do PCP, que abaixo publicamos na íntegra.





Incumbe-me a Comissão Concelhia do PCP de junto enviar a V Ex.ª, a posição publica, sobre o Blog Jornal Alpiarcense.
Com os melhores cumprimentos
pela Comissão Concelhia
João Osório


JORNAL ALPIARCENSE. UMA CLARIFICAÇÃO QUE SE IMPÕE

Posição da Comissão Concelhia de Alpiarça do PCP

O Jornal Alpiarcense é um blogue que se define como um órgão de informação geral, vocacionado para o sumário da informação local, independente e pluralista, cuja linha de publicação está aberta a todos os pensamentos e ideologias politicas e sociais.

O seu responsável afirma ainda que a credibilidade e transparência de todos os artigos e respectiva colaboração publicada não permitem a publicação de comentários ofensivos.

Acontece que desde 2009, altura em que a CDU venceu as eleições autárquicas no concelho, esse blogue que se faz passar por um órgão de comunicação social, tem alimentado todo o tipo de calúnias e inverdades, ao mesmo tempo que fabrica sistemática e deliberadamente textos a que chama de notícias.

Alguns exemplos:

- Promoveu, incentivou e deu cobertura a uma pretensa manifestação contra a Câmara

Municipal, marcada para o dia 5 de Outubro. Deu-se ao trabalho de ouvir figuras do PS e do PSD sobre a dita manifestação. Curiosamente não quis ouvir ninguém da CDU e não deu a notícia sobre a manifestação que, afinal não teve nem uma única pessoa!

- Engrossou o coro dos apelos à participação indignada dos Alpiarcenses na Assembleia

Municipal para fazerem ouvir a sua voz face á homenagem que foi promovida pelo Município a Lima Fernandes. Ninguém apareceu. O Jornal nada disse!

- Através deste blogue já foram lançados sete (7) potenciais candidatos à CM, dos quais cinco (5) são da CDU, para virem a concorrer contra a CDU!

- Amplificou a calúnia lançada pelo PS, de que os próprios vereadores do PS se demarcaram, de que as viaturas da CM andavam sem seguro.

- Amplificou calúnias e comentários a propósito da alegada utilização de viaturas da autarquia para iniciativas partidárias, o que é completamente falso!

- O quadro de pessoal da CM diminuiu. As despesas do Gabinete de Apoio diminuíram. O Jornal continua a publicar o contrário.

- O Centro Escolar foi inaugurado, no Jornal pode ler-se que o Presidente da CM não

inaugurou nenhuma obra, nem vai inaugurar!

Durante este já longo período, o seu autor e a generalidade dos seus alegados colaboradores têm recorrido aos ataques pessoais, à difamação e á calúnia, quer do PCP e dos seus órgãos no concelho, quer da CDU, dos seus eleitos e activistas.

Os limites do debate e da confrontação políticas, saudáveis em democracia, foram há muito ultrapassados.

Ao contrário do que afirma, o referido blogue não é plural, porque de há muito, censura opiniões e comentários que lhe não são favoráveis e não cumpre as mais elementares regras de respeito entre as pessoas, independentemente da sua opção política. A prová-lo estão as centenas de comentários feitos nesse blogue, a coberto do anonimato, onde a não permissão de comentários ofensivos não passa de conversa fiada.

O referido blogue arvora-se ainda em entidade que se julga no direito de se imiscuir nos assuntos internos do PCP e da CDU, que só a esta força política dizem respeito.

Coloca-se sistematicamente em bicos de pés, como se de um órgão de informação se tratasse, coisa que efectivamente não é.

Assim, a Comissão Concelhia de Alpiarça do PCP decidiu tornar público o seguinte:

- Formalizar a decisão de não alimentar as polémicas semeadas por esse blogue, ignorando-o.

- Manter o princípio de não comentar, esclarecer ou responder a pretensas notícias ou

comentários que se escondem no anonimato.

- Tomar as decisões consideradas adequadas no sentido da salvaguarda do bom-nome quer da PCP e da CDU, quer dos seus eleitos e activistas.

A Comissão Concelhia de Alpiarça do PCP esclarece ainda que, para além das iniciativas do PCP e da CDU, das tomadas de posição e declarações públicas dos seus órgãos, não se revê nas posições de alegados membros desta força política, que em determinados momentos surgem na blogosfera.

Alpiarça, Janeiro de 2012"


NR:  Publicamos esta “Posição da Comissão Concelhia de Alpiarça”, não que a isso sejamos obrigados, porque como diz o PCP e muito bem, que passamos a citar: “ O Jornal Alpiarcense é um blogue que se define como um órgão de informação geral, vocacionado para o sumário da informação local, independente e pluralista, cuja linha de publicação está aberta a todos os pensamentos e ideologias politicas e sociais” e o “seu responsável afirma ainda que a credibilidade e transparência de todos os artigos e respectiva colaboração publicada não permitem a publicação de comentários ofensivos” e porque o Jornal Alpiarcense está “ABERTO A TODOS OS PENSAMENTOS E IDEOLOGIAS POLITICAS E SOCIAIS” por respeito aos nossos leitores publicamos então a “Posição do PCP”.
Quanto às acusações e demais acrescentos é-nos indiferente o que é dito porquanto não alinhamos em politiquices partidárias e muito menos alimentamos polémicas de quem pensa que o Jornal Alpiarcense tem que estar ao serviço do PCP.
Quanto ao esclarecimento da “Comissão Concelhia de Alpiarça do PCP” de não se rever em certas noticias que surgem “em determinados momentos na blogosfera” é problema do PCP como é problema nosso não nos revermos, nem acreditarmos nas noticias divulgadas pela blogue do Partido Comunista e muito menos nos blogues anónimos.
É esta a diferença entre o Jornal Alpiarcense e o Blogue da CDU/PCP e outros seus apêndices para no anonimato atacarem tudo e todos não permitindo sequer a publicação de comentários quando neste jornal existe toda a liberdade de expressão coisa que o PCP tem dificuldade em aceitar.
Resta-nos sugerir que a “Comissão Concelhia de Alpiarça do PCP”, que se sente tão incomodada com as criticas que aqui são publicadas, deixe de ler o “Jornal Alpiarcense” (que até agradecemos) como nós não lemos os blogues comunistas porque gostamos de ser isentos e democratas.
Como nota fina, resta-nos informar de que Jornal Alpiarcense terá sempre as suas páginas disponíveis para a CDU/PCP porque continuamos a defender a liberdade de expressão para além de estar aberto a todos os pensamentos e ideologias politicas.
Se não quiserem é um problema da denominada comissão.
Considere-se encerrado o tema.
O Administrador
António Centeio


10 comentários:

Anónimo disse...

estes comunistas andam mesmo desesperados. Façam alguma coisa que se veja em vez de alimentarem polemicas. Que tótózinhos

Vítor Ramalho: disse...

Vítor Ramalho: Deste tipo de gente só podemos esperar mentiras.
(Da nossa página do Facebook)

Anónimo disse...

Os velhos do Restelo, Osórios e outros e a linha ortodoxa do PCP continuam a ter muita dificuldade em conviver com os tempos modernos e com a opinião contrária. Por isto é que Alpiarça se encontra num marasmo e por mais que apregoem não conseguem fazer nada, excepto pintar muros e fazer muretes

Anónimo disse...

Tristeza esta pobreza de espirito, e de democracia de um homem, que na sua pequenez, mesquinhice e falta de consideração, ignora aquilo pelo qual os seus semelhantes (pelo que parece ele assemelha-se pouco a eles) lutaram, abdicando a sua liberdade, sendo castigados e marcados para um vida toda em nome de algo que, este homem de nome João Osorio, tristemente envergonha, a DEMOCRACIA.
Convenha-mos que a democracia é Sinonimo de liberdade de expressão, de debate, de atitudes, contudo não podemos usar esta liberdade de uma forma exagerada, ou sequer ousar usa-la como ferramenta de trabalho, a nivel politico, pessoal e profissional, contudo um jornal na sua definição perfeita será uma instituição isenta, autonoma, transparente, mas contudo se para que a mesma tenha o devido impacto, ou apenas para que tenha o impacto suficiente para ser visto, correm-se por vezes caminhos que distam da já citada definição de jornal...

Aos olhos do Srº referenciado anteriormente, e pela conexão que intentou ao discurso, o PCP ignora todas as formas de comunicação social dos nossos dias, certamente com excepção obvia para o seu jornal, que por razões obvias é o do seu maior agrado.

Isto de se dar a cara por algo, tem que se lhe diga... Sr.Centeio, os meus parabens pela sua iniciativa.


Cumprimentos

Anónimo disse...

só tenho é pena daqueles que acreditaram no projecto da CDU e agora se sentem enganados por este homenzito que de democrata pouco tem. Basta ouvir o que dizem dele nos corredores da Câmara e está tudo dito!
P.P.

Anónimo disse...

O PCP não só não se revê no Jornal Alpiarcense como não se revê em praticamente nada.
Eu diria até que o PCP se encontra num estado de negação total.
- Não se revê nas noticias do Jornal Alpiarcense, quando deveria olhar para elas e tirar as ilações e directrizes para a sua governação, porque neste blogue não são só as opiniões do Administrador que são publicadas mas também da população.
- Não se revê nas opiniões do seu eleitorado, tendo prometido um programa eleitoral em que ao final de 2 anos de mandato, não cumpriu quase nada.
- Não se revê nas posições dos seus próprios eleitos, como é o caso do Santiago (Presidente da Assembleia Municipal) que é simplesmente o orgão mais importante da autarquia que como independentente se manifestou contra posições de dois militantes do PCP que tiveram atitudes mais dignas de um partido totalitário do que um partido de esquerda democrática. Também não se revê na posição de uma sua militante, simplesmente a Presidente de Junta de Freguesia de Alpiarça, que por ter dito o que disse a um jornal regional, foi marginalizada dentro das estruturas do PCP local, e anda a ser perseguida por pessoas muito próximas e de familia do Osório dentro da própria Junta.
- Não se revê em Alpiarça, que cada vez mais é uma vila sem atractivos e sem vida. Acabaram com a Feira do vinho, acabaram com o Parque de Campismo, acabaram com as iniciativas culturais, só não acabam com a Barragem porque não há lá uma rolha para a esvaziar.
- Não se revê no seu próprio Presidente da Câmara, já que consta que o Osório faz questão de afirmar que é ele que manda , pelo que se presume, bem ou mal, que o outro nada mais é do que um testa de ferro do PCP
- Não se revê na opinião da maioria dos militantes que estão contra as posições assumidas por um grupo muito restrito da concelhia que não reunem apoios nem dentro das estruturas do PC nem fora dele.
E assim vai a politica local, entregue às pessoas erradas que têm afundado o partido cada vez mais, mas que não abdicam dos seus tachos, porque sabem que se não for ali, em mais lado nenhum têm as regalias e ordenado que obtêm, e o partido também não lhe interessa abdicar dessas pessoas porque deles recebe o dízimo tão importante para manter a Igreja a funcionar.

Anónimo disse...

Isto deve ser uma nova forma de fascismo. Um fascismo de esquerda imposto por um grupinho de pessoas dentro de um partido que não faz a minima ideia do que se passa por cá em Alpiarça e que se soubesse já tinha corrido com esta gente.
Tanto querem controlar, que depois quem controla é o controleiro, mas controla para ele e para os amiguinhos dele

Anónimo disse...

Não tenho pena de ninguem pois que lá o poz, que fique com ele, não ha que lamentar quem sofreu mas sim por que lhe deu a mão e ele tomou o pé, esses sim já sabiam o que a casa gastava mas como era filho do osorio (fisca) da Cãmara temos de apoiar o rapaz ele faz mesmo falta nem que seja para fazer mer....

Anónimo disse...

Quando a seguir ao 25 de Abril apelidavam os militantes do PCP de social-fascistas parecia um adjectivo duro e despropositado.
No entanto a prática do exercício do poder prova-o até à exaustão.
Sempre tão prontos a criticar tudo e todos enquanto posição, negam esse direito de crítica enquanto poder.
É evidente que o PCP, denominado CDU quando dá jeito, é um partido que continua a defender a SUA ditadura em relação aos que não lhe dão os améns.
Partem do célebre princípio "cavaquista" que nunca se enganam e raramente têm dúvidas...
No caso particular de Alpiarça a prática do PCP ainda se agrava em relação a outros municípios.
É que se em alguns locais existem comunistas com alguma abertura ao séc. XXI, os da "terra" vivem nos primórdios do séc XX, mais particularmente nos tempos do aliado de Hitler, Josef Staline.
Conseguiram fazer um pacto com alguém que exterminou os comunistas alemães (curioso, não é?)
Como não podem mandar assassinar os seus opositores, seguem a linha do assassinato político e a tentativa de silenciamento de todas as vozes discordantes.
Se não fossem BURROS, debatiam algumas opiniões e pelo contraditório demonstravam a razão dos seus pontos de vista, ou posições tomadas.
Mas como não possuem esses predicados, a forma de fazerem valer as suas posições é pela eliminação de críticas.
Dois anos passam depressa e se passados 12 anos os eleitores vos deram o benefício da dúvida, daqui para a frente dificilmente os votantes vos darão terceira oportunidade.
Espero que com a nova eleitoral apareça gente válida e com ideias novas e que coloque toda esta politicagem "velha"(CDU-PS-PSD) no armário.
Quanto ao anonimato, em ditaduras (e é isso que pretendem implantar em Alpiarça) é legítimo e uma forma de luta.
Ou renegam V.Exas. a vossa história de militância clandestina?

Ovelha Negra disse...

Ao ler o Comunicado da tal "Comissão Concelhia do PCP", comissão que nem sei se existe nem sei se o PCP em nome desta Comissão Concelhia permitia tal Comunicado, fiquei completamente desolada. Imagino numa comissão Concelhia do PCP gente como Raul Figueiredo, Noémia Figueredo, Mario Fernando, Celestino Brazileiro, Vasco Aguiar, Paula Matias, João Osório, Américo Abalada, Raquel Abalada e outros, gente com provas dadas no PCP, gente que no seu conjunto me parecem incapazes de tomar uma decisão da não publicação deste tipo de comunicados, gente com no seu conjunto, com princípios. Este tipo de atitudes parece mais de uma só pessoa, de alguém que em nome do PCP o quer ver o Partido na rua da amargura, com que objectivo? Para satisfazer os seus interesses pessoais? Ou porque tendo sido escolhido para responsável concelhio se sente no direito de em nome de um Partido a nível local usar o seu bom nome (do Partido) para limpar o seu ego pessoal? Esta pessoa não tem inteligencia suficiente para perceber que para além de se perceber que este tipo de atitudes NUNCA podem vir de uma Comissão Concelhia e que o PARTIDO não pode nem deve ser usado desta forma VERGONHOSA? Gostava de ver a defesa do MEU PARTIDO,mas por principios e idiais de sociedade.