.

.

.

.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Tudo por causa das Carpideiras

Um Artigo de Opinião bastante interessante e esclarecedor este das "carpideiras".
Confesso que fui ao dicionário para entender o título e o sentido do texto.
carpideira(carpir + -deira)s. f.1. Mulher a quem se paga para prantear nos enterros.2. Mulher que tem por hábito lastimar-se.3. choradeira.
Nasci num canteiro de arroz. Os meus pais eram camponeses. Passei portanto, toda a minha infância no campo vendo-os trabalhar de sol - a - sol.
Como a maioria dos trabalhadores assalariados dos campos ribatejanos da altura (após o 25 de Abril de 74) os meus pais apoiavam o Partido Comunista.
Nasci, cresci e vivi nessa convicção política.Atingi a maioridade e o meu voto foi sempre de apoio ao Partido Comunista.
Ainda hoje voto no Partido Comunista.
Tudo isto para dizer o quê?
Para dizer que independentemente da minha convicção política, devo respeitar a verdade sobre todas as coisas.
Devo respeitar as opiniões contrárias.
Devo entender que cada um terá a sua razão.
Devo perceber que a VERDADE é uma coisa muito complexa e que ninguém tem a sua exclusividade.
Devo respeitar para ser respeitado. E respeitar é fazer um esforço para entender os outros. Deixar que os outros se exprimam livremente desde que a minha honra e dignidade não sejam atingidas.
Como é que eu posso ficar ofendido com uma questão que me é colocada educadamente e com toda a correcção? É evidente que é meu dever responder com a mesma cordialidade e fair play.
Só assim se compreende a vivência em liberdade e democracia.
Por isso, entendo que não é com subserviências bacocas; não é fazer calar os outros com argumentação frouxa; não é a inventar ofensas onde elas não existem; não é evitar o diálogo, a explicação e o confronto de ideias que resolvemos os nossos verdadeiros problemas.
Como dizia há dias o Padre Diamantino, pároco da freguesia de Alpiarça: " O que nos faz falta é o sentido da complementaridade". Querendo dizer que, ninguém sabe tudo. O juntar dos vários saberes e opiniões é que nos torna fortes e sábios.

Saudações cordiais para todos.

Leitor atento

Para mais detalhes, consultar: LAMÚRIAS DE CARPIDEIRA

1 comentário:

Anónimo disse...

Poluição : CMA adopta a Estratégia da Avestruz

Interessante aceder ao site da Autarquia e verificar que na secção do Ambiente, está lá escrito:

«A Vala de Alpiarça foi alvo de uma intervenção de fundo que permitiu despoluir este curso de água e cujo esforço diário de
todos os cidadãos irá certamente permitir que não tenha sido em vão»

link: http://www.cm-alpiarca.pt/alpiarca/concelho/ambiente


Mas esta malta não abre os olhos ? É preciso que alguem agarre neles e os lance de cima da ponte de Alpiarça para dentro da lorda ? Ou será que pensam que somos cegos ?

IRRA QUE É DEMAIS, JÁ NAO HÁ PACHORRA PARA ATURA-LOS !!!